terça-feira, 8 de dezembro de 2009

SAEJ avalia mais de 23 mil alunos da Rede Municipal de Educação

Por Anna Monteiro/Seduc

Com o objetivo de fazer um diagnóstico da rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação (SEDUC) deu início nesta terça-feira ao Sistema de Avaliação Educacional de Juazeiro (SAEJ), com a aplicação de provas de português e matemática em todas as turmas, do 1º ao 9º ano. Mais de 23 mil alunos estão participando do processo, e nos próximos dois dias a avaliação externa será aplicada em escolas da zona rural do município. Para auxiliar na tarefa, foram contratados 290 aplicadores e 76 coordenadores, que foram treinados e capacitados, e estão sob a tutela da Gerência de Avaliação, Estudo e Dados Escolares.

Os resultados sairão em forma de boletins por unidade escolar com o desempenho dos estudantes em cada Descritor de Habilidade. “Queremos com essa avaliação ter dados precisos, claros, para que a gente possa construir novas políticas educacionais. Todos serão beneficiados, inclusive o professor, que receberá instrumentos para que possa fazer intervenções mais consistentes, diante das fragilidades detectadas. Sem falar no aluno, que é nosso foco, pois tudo que está sendo feito é para melhorar a educação e os níveis de aprendizado de Juazeiro”, explicou o titular da pasta, Plínio Amorim.

Gestores escolares, docentes e coordenadores pedagógicos demonstraram otimismo diante do SAEJ. “É positivo em um sentido bastante amplo. Para o crescimento profissional das pessoas que trabalham com educação, para os pais que poderão acompanhar o desenvolvimento real dos seus filhos, e para o próprio alunado que ganhará uma educação de qualidade superior. Considero esse o maior avanço do setor nos últimos dez anos”, concluiu a coordenadora da Escola Anália Barbosa, Sandra Maria Brandão. A professora Sidirneide Simões acrescentou, “o docente terá uma base do que está sendo assimilado pela sua turma, saindo das cegas e passando a trabalhar com dados concretos”.

Os alunos não se intimidaram diante da prova, e compareceram em grande número ao primeiro dia de aplicação. Richard Lincont Moreira, da 5ª série, aprovou a iniciativa já de olho no futuro, “isso é bom porque já vai nos preparando para o vestibular, por exemplo. Quando chegar a hora não vamos mais ter medo de passar por uma avaliação, pois já vamos estar familiarizados”. Jadson Felipe Ribeiro, por sua vez, afirmou não ter tido dificuldades com as questões, “estava tudo dentro do que a gente estudou ao longo do ano. Era só prestar atenção e se concentrar”.

Os aplicadores e coordenadores ressaltaram o apoio das escolas e a receptividade do corpo discente. “Esse entendimento do objetivo geral do SAEJ é muito importante, pois a contribuição de cada um é fundamental”, destacou a aplicadora Michelle Batista. “Tudo transcorreu com tranquilidade e cooperação. Não encontramos nenhum tipo de resistência e o resultado está sendo satisfatório”, ratificou a coordenadora Ana Cláudia de Carvalho. O SAEJ prossegue nesta quarta e quinta-feira, no interior, e os resultados gerais serão apresentados no início do ano letivo.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

Nenhum comentário: