segunda-feira, 15 de março de 2010

Projetos de incentivo à leitura são apresentados em Juazeiro

Por Anna Monteiro e Raphael Leal/ASSCOM

Balas, pirulitos, bolas de sabão, personagens e cenários de histórias infantis decoraram na manhã desta segunda-feira (15), o palco para apresentação dos três programas que compõem a Política de Alfabetização da Rede Municipal de Ensino 2010 (Aproximando, É Hora de Ler e AlfabetizAção). O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) e os convidados puderam experimentar parte da metodologia que será aplicada em sala de aula, que implica no despertar para a leitura através das mais variadas expressões artísticas e incentivos. Na ocasião também foram entregues 15 mil livros paradidáticos, e a primeira proposta curricular do município.

O grande foco dessa ação é desenvolver nos alunos o hábito de ler, expressar-se oralmente e produzir textos, de maneira prazerosa. O primeiro projeto lançado pela SEDUC em 2009, “É Hora de Ler”, realiza um efetivo apoio didático na sala de aula, através da distribuição de livros de literatura infantil, específicos para cada ano/série – com os livros entregues nesta segunda etapa, somam-se 25 mil. Dentro da proposta do “AlfabetizAção”, os docentes receberam a Coleção Professor Alfabetizador, contendo elementos básicos de orientação.

Já o “Aproximando”, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (SECETLA), em parceria com a SEDUC e com a Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS), é parte da política de fomento a cultura, tendo como elementos principais a utilização das artes como ferramenta de educação. Tem como objetivo incentivar o hábito da leitura através das linguagens artísticas como dança, teatro, música e pintura para os alunos do Ensino Fundamental de 10 escolas da rede e de 7 núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Dez arte-educadores trabalharão no projeto, contribuindo com a formação de novos leitores.

O titular da pasta da Educação, Plínio Amorim, falou sobre a política e a correlação entre os três programas lançados nesta segunda-feira. “Elaboramos uma proposta curricular de acordo com a nossa política de educação, e então criamos projetos para que possamos alcançar nossas metas. Esse é um fato novo, e dentro da nossa lucidez começamos a enxergar que estamos iniciando uma bonita história. Os programas lançados hoje servirão de base para uma educação de qualidade e principalmente para que cada aluno seja alfabetizado dentro da idade correta. Acreditamos que a leitura é o caminho, pois depois que uma criança aprende a ler, ela pode começar a traçar novos rumos”.

Além de Amorim, também esteve presente o prefeito Isaac Carvalho, a secretária de Desenvolvimento e Igualdade Social, Maria José e Pedro Alcântara Filho, secretário de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer, além do público formado por gestores e educadores. Para Pedro Alcântara Filho, o “Aproximando” demonstra o diálogo estabelecido pelas secretarias municipais, além da importância do projeto. “Temos que parabenizar a equipe que construiu o projeto, pela viabilidade e importância social que o projeto promove, incentivando o hábito da leitura através das ferramentas artísticas. Esperamos obter um grande sucesso nesse projeto, até mesmo pela parceria na execução das ações, com o apoio das outras secretarias”, enfatizou.

Segundo Maria José o trabalho também terá forte influência para as crianças do PETI. “O contato com a leitura pode levar os jovens a descobrir outras oportunidades e construir uma melhor formação”, concluiu. Quem também prestigiou o evento foi o poeta e escritor juazeirense Luis Galvão, compositor dos Novos Baianos. Ele ressaltou a importância de incentivar a leitura com o alinhamento das políticas de educação, cultura e social. “As pessoas e os espíritos se alimentam de educação e cultura. A leitura é um componente. Parabéns a prefeitura por esse projeto”, declarou.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

Nenhum comentário: