terça-feira, 27 de abril de 2010

Seminário discute democracia para o fortalecimento da Educação

Por Anna Monteiro/Seduc

Estudantes secundaristas de Juazeiro, representantes da Secretaria de Educação (SEDUC), da DIREC-15, UBES e gestores escolares participaram na manhã desta terça-feira (27) do Seminário “Os Grêmios Estudantis como Estratégia de Democratização da Escola e Construção da Consciência Cidadã”. O slogan “Jovem Atitude”, utilizado pela organização, traduziu bem o rumo das discussões e trouxe para o centro do palco a importância da criação e revitalização do Grêmio Estudantil para a construção de uma gestão democrática, que assegure a liberdade de pensamento, e o desenvolvimento da consciência crítica.


No início do encontro, que aconteceu no auditório da SEDUC, foi exibido um documentário que retratou a trajetória da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e da União Nacional dos Estudantes (UNE), ressaltando momentos históricos onde a participação das organizações estudantis foi de fundamental importância. Manifestações culturais também fizeram parte da programação. O grupo de Maculelê do ProJovem Adolescente do bairro Itaberaba e a interpretação de poemas baianos fizeram os participantes refletirem, e constatarem que através das artes e da cultura um povo pode expressar-se e imprimir seu legado.

Nas explanações do Seminário, o estudante Júlio Santana falou sobre a metodologia do projeto que prevê a criação e revitalização dos Grêmios Estudantis, e destacou o colegiado como aliado no fortalecimento da gestão democrática nas escolas. Segundo o mesmo, as agremiações devem representar os interesses dos docentes e propor espaços de discussões, reflexões, que promovam diversas possibilidades de ações. O projeto também almeja a distribuição de material informativo, formações, implementação de um plano de metas, e a legalização dos grêmios através de formação de Comissão Eleitoral e aprovação de Estatuto.

Do outro lado do cenário, mas não menos importantes, estão as secretarias responsáveis pela educação pública no município de Juazeiro. Para o diretor da DIREC-15, Flamber Araújo, incentivar a formação dos grêmios é um ato de democracia e respeito ao estudante. “É muito satisfatório ver que o Brasil está livre do ranço da ditadura. Saber que valeu à pena lutar, ir às ruas. Quero que vocês sejam multiplicadores desses conhecimentos e que abram muitos grêmios”, deixou como recado.

Fazendo uma alusão ao sentido de democracia proposto pelo Seminário, Flamber, destacou a iniciativa do governo municipal de realizar as eleições diretas para o cargo de Diretor e Vice-diretor. “Esse ato reflete coragem, mudança de paradigmas e merece nosso total reconhecimento. Inclusive as escolas estaduais que foram municipalizadas passarão pelo mesmo processo. Hoje conseguimos romper algumas dificuldades do passado e podemos dizer que nessa gestão a DIREC -15 e a SEDUC são parceiras, pois entendem que a educação é pública e não municipal ou estadual”, ratificou o diretor.

Feliz com o momento e vislumbrando boas perspectivas para um futuro próximo o prefeito Isaac Carvalho reafirmou que ninguém pode brilhar sozinho. “Todas as mudanças que podemos observar são fruto de um trabalho de equipe. Fiz parte de movimentos associativistas, onde temos que pensar sempre no coletivo e isso me ensinou a ter respeito pelo próximo e a entender que apenas com democracia se vai ao longe. A formação dos grêmios é importante para a comunidade escolar e a eleição direta para gestores que acontecerá nesta sexta-feira fortalece os movimentos da sociedade civil organizada, que se liberta das amarras negativas da política e luta por direitos iguais”, declarou o gestor municipal.

O titular da SEDUC Plínio Amorim, comentou estar feliz por compartilhar anseios de um grupo distinto na sua singularidade, mas que tem como objetivo comum a melhoria da qualidade da educação. “A democracia é o caminho pelo qual temos a certeza que iremos errar menos. O limite é o respeito, a ética e o diálogo. Esse é um momento ímpar, pois vemos estudantes se organizando para implantar grêmios com total apoio das secretarias e do governo, e estamos realizando as eleições para gestores escolares. Só temos que parabenizar o município e atribuir à sociedade todas essas conquistas”, complementou o secretário.

Finalizando, as palestras da Vice-presidente da UBES, Aline Lima de Souza, e do Secretário Extraordinário para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA de 2014 e consultor da SEDUC, Ney Campleo, discorreram sobre o tema do Seminário, esclarecendo dúvidas e norteando etapas. “É a pluralidade respeitando as diferenças, concedendo autonomia e apostando no poder e direito do voto. É assim que se fortalece, assim que se melhora a Educação do nosso país”, afirmou Ney Campelo.

Veja mais imagens abaixo:


Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

Nenhum comentário: