quarta-feira, 28 de abril de 2010

Governo Isaac Carvalho faz história e Juazeiro realiza primeira eleição direta para gestores escolaes

Por Anna Monteiro/Seduc

Santinhos, cartazes, banners, debates e reuniões marcaram o período de campanha para eleição de Diretores e Vice-diretores da Rede Municipal de Educação, que acontece na próxima sexta-feira (30). No último d
ia efetivo de campanha, visto que o prazo acaba nesta quarta-feira (28), às 8h, os candidatos trabalharam para sensibilizar os alunos e a comunidade escolar sobre a importância do voto como exercício de democracia e garantia de direitos. Com o tema “Agora é no voto”, a Secretaria de Educação de Juazeiro institui pela primeira vez na história do município uma eleição direta para escolha dos gestores, que abrange todas as unidades da rede de forma igualitária.

A candidata Deijalva de Oliveira Rocha, que tem como vice Valtemir Ribeiro, e concorre ao cargo no Colégio Municipal Paulo VI, disse que a campanha foi tranqüila, “apesar de constituir chapa única temos que conscientizar o aluno para exercer seu direito ao voto, pois ele também pode dizer não. Temos que atingir o percentual de 50% mais um dos votos válidos”. Deijalva ainda acrescentou que esse é um momento muito importante e um marco para o mu
nicípio, “é a primeira vez que a comunidade pode escolher seus gestores escolares, que pode decidir os rumos da educação para os seus filhos”.

Na escola Promenor a situação não é muito diferente. A gestora Ileane Damasceno Iamoto, que compõe chapa com Maria da Purificação Marques, ressaltou que o esforço maior foi sobre conscientização, “as pessoas precisam entender a importância dessa iniciativa. É uma mudança de paradigmas. Acabou o tempo de indicações políticas, agora são os alunos, os pais, e a comunidade que escolhe o gestor que quer para sua escola. Esperamos que todos compareçam e que possamos dar mais um bonito exemplo de democracia neste dia 30 de abril”.

Segundo o secretário de Educação, Plínio Amorim, a eleição direta cumpre uma determinação do prefeito Isaac Carvalho. “Ele nos chamou, disse que queria modificar o processo de escolha dos gestores, de uma forma que o tornasse livre das amarras negativas da política, e nós prontamente nos dispomos a realizar a primeira eleição direta do município, pois entendemos que de fato esse é o melhor caminho. Com certeza com diálogo, ética, compromisso e a participação de todos construiremos um futuro muito mais promissor para a educação de Juazeiro”.

Nesta sexta-feira (30) poderão votar alunos com idade igual ou superior a 1
2 anos; pai, mãe, ou responsável legal por estudante regularmente matriculado; professores e servidores públicos municipais estáveis e/ou efetivos, ambos em exercício de suas atividades. Os candidatos já passaram por um exame para aferição de conhecimentos, pelo Curso de Formação em Gestão e agora se preparam para o grande dia.

O processo será acompanhado pelas Comissões Escolares Eleitorais, constituídas por 1 representante do Conselho Escolar; 1 pai, mãe ou representante legal dos estudantes; 1 professor; 1 servidor administrativo; e 1 aluno com idade igual ou superior a 18 anos. As Comissões Escolares trabalharão em conjunto com a Comissão Central e terão papel de supervisão no processo. A posse dos eleitos acontecerá dia 01 de junho.

Nenhum comentário: