quinta-feira, 6 de maio de 2010

As Mudanças na Educação de Juazeiro

Por Anna Monteiro/Seduc

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) possui uma política educacional pautada na aprendizagem do aluno, valorização e capacitação do professor, e gestão democrática. Para alcançar tais objetivos, diversas ações foram planejadas, programas pedagógicos elaborados e discussões públicas foram realizadas, a exemplo do debate sobre a formatação do Plano Municipal de Educação (PME), que re
gimentará a educação municipal nos próximos dez anos. Além disso, as políticas desafiadoras – salariais, imóveis, materiais, pedagógicas, e de gerenciamento – traçam o norte desta iniciativa inovadora.

Com foco no aluno foram criados projetos pedagógicos como “É Hora de Ler” que distribuiu 25 mil livros paradidáticos e 6 bibliotecas móveis, incentivando o despertar para leitura na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Dentro desta perspectiva foram criados também o “É Hora de Alfabetizar”, com aulas no contraturno para incentivar a leitura e escrita; “Tempo de Aprender”, com intervenções pedagógicas e visitas formativas às escolas; “Musicalização na Educação Infant
il”, promovendo o prazer de ouvir música, desencadeando habilidades; “Rádio Escola”, utilizando o rádio como ferramenta para entretenimento, elaboração de projetos de cidadania e melhoria da
Escola de pais - o papel da família na educação dos alunos
comunicação.

“EJA – É Tempo de Voltar”, diminuiu a evasão na Educação de Jovens e Adultos; “Escola de Pais”, trouxe a comunidade para dentro da escola e resgatou o papel da família; “Music&Arte”, organizou corais valorizando a musicalidade na formação integral do aluno. Tais programas educacionais foram aferidos pelo Gerenciamento dos Indicadores de Sucesso (GERIS) – instrumento eficaz para as intervenções, em tempo real, na rede municipal, que acompanha informações de alta correlação com o desempenho do aluno; e pelo “Sistema de Avaliação Educacional de Juazeiro – SAEJ”, que tem como objetivo verificar o nível de aprendizagem de todos os alunos do Ensino Fundamental em Matemática e Língua Portuguesa, com relação aos descritores básicos dessas áreas de conhecimento.

Quanto ao docente foi concedido em pouco mais de um ano 23% de reajuste salarial; e realizada a maior política de concessão de Licença-Prêmio da história do município (prestada de forma democrática e justa). Como forma de incentivo a Secretaria de Educação custeia mais de 60 licenciaturas para professores na Plataforma Freire; 25 especializações para Atendimento Educacional Especializado; e 11 para Tecnologias Educacionais pelo PROINFO. Além de realizar a maior e mais abrangente política de formação continuada de Juazeiro.

A equipe da SEDUC compôs a Primeira Proposta Curricular da Rede, criando a Coleção do Professor Alfabetizador e o Programa Alfabetização Já; certificou os coordenadores e alfabetizadores; estabeleceu parcerias com o Instituto Qualidade no Ensino (IQE) – que atua como consultor e formador, com o Instituto Airton Senna – que implementou o Programa de Correção de Fluxo, com a Universidade Aberta do Brasil, e Núcleo de Tecnologia Municipal.

Fazendo cumprir a Lei da Gestão Democrática, a SEDUC realizou a primeira Eleição Direta para escolha de Diretores e Vice-diretores escolares, fortaleceu os Conselhos Escolares, e iniciou uma ação para reativação e fortalecimento dos Grêmios Estudantis. Implantou o Fundo para a Autonomia Financeira da Escola (FAFE), dando mais liberdade e facilitando a vida diária das unidades de ensino.

Com trabalho e esforço de toda uma gestão municipal conseguiu três ônibus escolares através do Ministério da Educação e o maior número de creches destinadas à Bahia pelo Governo Federal. “Há mais de 20 anos Juazeiro não vê a construção de um Centro de Educação Infantil e agora conseguimos cinco. Esse é um número excelente”, disse o titular da pasta, Plínio Amorim.

No âmbito das melhorias da estrutura física estão sendo realizadas amplas reformas escolares, das quais quatro unidades já foram entregues à população. Ao todo serão construídas 31 salas de aula, ampliadas cantinas, construídos laboratórios, feitos revestimento e piso em cerâmica, além de outras melhorias. Foram distribuídas 5.600 carteiras escolares, 30 geladeiras, 10 máquinas de lavar, 20 fogões, entre outros equipamentos e construídas 09 Salas de Recursos para atendimento da Educação Inclusiva, com a previsão de mais 14 para o segundo semestre desse ano.

31 salas ampliadas, mais de 5 mil carteiras e salas de recursos para a educação inclusiva.
“Todos esses avanços nós devemos ao esforço conjunto de uma equipe e a sensibilização do nosso prefeito Isaac Carvalho, que tem a Educação como uma das suas prioridades. Nada disso é mágica. Tudo é fruto de muito trabalho, dedicação e comprometimento. Esse é apenas o início do caminho. Nosso foco é a aprendizagem do aluno e todos os outros fatores convergem para esses objetivos. E para esse sucesso temos que garantir no mínimo o cumprimento dos 200 dias letivos, a freqüência dos professores, alfabetização na idade correta, redução do abandono escolar, gestão escolar eficiente, e correção de fluxo”, complementou o secretário Plínio Amorim.

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