terça-feira, 22 de junho de 2010

Entrega de Certificados do Brasil Alfabetizado é marcada pela emoção

Com muita emoção e entusismo, dezenas de jovens, adultos e idosos, receberam na manhã desta terça-feira (22), os certificados de conclusão do programa Brasil Alfabetizado. A solenidade aconteceu no auditório do Colégio Municipal Paulo VI, e contou com a representatividade de 30 núcleos do município. Ao todo 400 alfabetizadores, e 4 mil pessoas compõem o programa etapa 2009 / 2010, que tem como objetivo abrir uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade, através da alfabetização. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios, que recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Em Juazeiro é coordenado pela Secretaria de Educação (SEDUC).

A senhora Adélia da Silva, garantiu que sua vida mudou depois da experiência. Antes a aposentada que tinha suas atribuições limitadas aos afazeres domésticos e ao lazer da conversa com os vizinhos, hoje pensa até em aprender outras línguas e viajar para fora do país. “É muito importante poder pegar uma caneta e assinar o próprio nome. Poder ler um anúncio, um documento de identidade, jornal ou revista. Começamos pelo português e quero aprender inglês e francês para poder conhecer outros lugares. Vou continuar estudando e quem sabe até fazer faculdade. Tenho fé que ainda vou vivenciar muitos outros momentos como esse”, relatou.

O secretário de Educação, Plínio Amorim, parabenizou os concluintes e a equipe envolvida, “vocês são campeões, vencedores. Participar desse momento me deixa muito feliz. Procuro dar autonomia e apoio à equipe do Brasil Alfabetizado e estou satisfeito com os resultados. Presentes ao evento o vereador Nilson Alves e o presidente da Câmara, Crisóstomo Lima (Zó), também deixaram palavras de incentivo aos alfabetizados. “O município está de parabéns por desempenhar com tanta envergadura esse papel. Agora vocês podem ver o Brasil e o mundo com outros olhos, com os olhos da leitura e do conhecimento”, ponderou Alves. Já Zó ressaltou a importância do momento que Juazeiro vive na educação, “estamos um passo adiante. O povo precisa de educação e a gestão municipal tem investido, acreditado, e feito um excelente trabalho”.

Nenhum comentário: