sexta-feira, 16 de julho de 2010

Estudantes de Massaroca aprendem com a Secretaria de Saúde a se defender da dengue

Por Vânia Castro/Sesau

Dando continuidade ao Plano Operativo contra a Dengue, criado pela Prefeitura de Juazeiro, desde o ano passado (2009), foram promovidas nesta quarta-feira (14), pela Equipe de Saúde da Família (ESF) e os profissionais do Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde (Necom), atividades de conscientização para o combate à dengue no distrito de Massaroca. A ação, realizada pela Secretaria de Saúde, aconteceu durante todo o dia na escola municipal Atanilha Luz Araújo. Segundo o coordenador de educação em saúde, Francisco de Assis, a situação do distrito está preocupante.

“Dos mosquitos que voam no local, 94,9% é Aedes Egipty. Os agentes de endemias continuam fortalecendo as ações para reduzir o índice destes mosquitos, por esse motivo estamos vivendo uma realidade tranquila no município, mas muito ainda é preciso ser feito. A comunidade também tem que entender suas obrigações e ficar atenta aos devidos cuidados para prevenir a doença”, ressaltou.

Pela manhã, crianças de 3 a 10 anos assistiram à peça teatral “Chapeuzinho Vermelho e o Mosquito da Dengue” e através da apresentação cantaram e dançaram para espantar a dengue. “É uma forma de atrair a turminha e desta maneira facilitar o aprendizado. Com certeza os alunos chegarão em casa ensinando aos adultos muitas coisas”, destacou Assis. Para a aluna Samara Raquel da Silva, 8 anos, o espetáculo foi divertido. “Muito legal. Minha vovó já teve dengue e ficou com muita dor no corpo e no olho. Vou falar para minha mãe ter mais atenção e não deixar água parada e nem lixo na casa”, disse.

Durante a tarde, foi a vez dos estudantes de 9 a 14 anos discutirem o problema através de rodas de conversas. O evento foi encerrado a noite com a participação da turma do ensino médio, que assistiu vídeos com comentários sobre a diferença da dengue clássica e hemorrágica e palestras educativas destacando a importância da visita do agente de endemias na residência, para que as orientações e o controle químico sejam dados constantemente. Até este mês de julho, apenas 149 casos foram notificados e 48 confirmados de dengue clássica em Juazeiro.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

Nenhum comentário: