sábado, 17 de julho de 2010

SEDUC participa da I Feira da Cidade nas comemorações dos 132 anos de Juazeiro

Por ASCOM

A I Feira da Cidade movimentou a manhã desta quinta-feira (15), e atraiu um público expressivo, dando continuidade às comemorações do aniversário de Juazeiro. Diversos stands das secretarias de governo foram montados na Praça Imaculada Conceição, levando serviços à população, informações, e resultados de trabalhos e projetos. Apresentações artísticas, que promoveram um resgate da história do município, também deram brilho à festa que culminou em um parabéns caloroso à cidade ribeirinha.

A Secretaria de Educação, que tem alcançado grandes resultados na melhoria da qualidade do ensino/aprendizagem, realizou no espaço uma pequena mostra dos projetos pedagógicos, como a biblioteca itinerante, interagindo com as crianças presentes no local. “É de extrema importância que a comunidade tenha contato com esse material e saiba um pouco mais sobre o trabalho que é feito diariamente nas escolas”, disse o Gerente de Valorização do Professor e Formação Continuada, Clériston Andrade. Quem passou pelo stand recebeu lembranças com objetos típicos da cultura sertaneja, e pôde contemplar fotos antigas da cidade.

O senhor Rodolfo dos Santos, aproveitou a oportunidade para adquirir a carteirinha do idoso, “vim para comemorar e acabei conseguindo esse benefício. Achei tudo muito bonito e Juazeiro está de parabéns”. Além de serviços e esclarecimentos das equipes de proteção básica e especial da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social, foram apresentados trabalhos dos beneficiários dos programas sociais sobre a história de Juazeiro e as equipes do Banco de Alimentos e Restaurante Popular, tiraram dúvidas sobre segurança alimentar.

A moradora do bairro João Paulo II, Maria Helena dos Santos, ganhou de presente no stand da Secretaria de Agricultura uma muda de Juazeiro. “Estou muito feliz com a festa de aniversário da minha cidade porque Juazeiro está cada dia mais bonita. Vou plantar essa árvore em minha casa como prova do amor pela minha terra”, disse. Em outro stand da I Feira da Cidade, estava em exposição a maquete do projeto do Anel Viário de Juazeiro que vai duplicar cerca de 10 km da BR 407 desde o Cais até as proximidades do Distrito Industrial.

O morador do Tabuleiro João Antônio de Souza, aprovou o projeto que, segundo o DNIT, deve ser licitado em breve. “Essa vai ser uma obra importante para a cidade que vai complementar a duplicação da ponte que já está acontecendo. Pela maquete a gente tem uma noção de que com o fim destas obras, Juazeiro vai ficar com outra cara”, analisou o morador. A obra do Anel Viário vai contar ainda com a construção de cinco viadutos e terá um gasto estimado de 90 milhões de reais.

A Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente também se fez presente na feira, através de exposição de frutas, distribuição de mudas de plantas regionais e mostra de vídeos sobre educação ambiental. “O nosso objetivo foi mostrar para a população a importância de se cuidar do meio ambiente”, ressaltou a bióloga da SEADRUMA, Claúdia Feitosa. Já o gerente de Fomento a Produção Animal da secretaria, José Wilson Chaves, destacou, “hoje estamos oferecendo apenas uma mostra do que a secretaria de agricultura vem desenvolvendo nesses 18 meses de governo. É a primeira vez na história da cidade que nós temos uma secretaria de agricultura de fato e de direito”.

Durante todo o dia, a Saúde mobilizou muitas pessoas no local com a oferta de variados serviços, como: teste de glicemia, aferição de pressão, vacinação contra H1N1 e pólio, avaliação nutricional com a realização de pesagem e cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) e distribuição de preservativos feita pela equipe do Núcleo DST/AIDS. Os profissionais aproveitaram a festa para divulgar melhor os serviços disponibilizados pela Secretaria de Saúde.

Numa forma de educar a comunidade, o SAMU promoveu uma exposição de alguns veículos e equipamentos da urgência e emergência usados em pessoas de todas as faixas-etárias, além de orientações sobre os atendimentos. Os profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) distribuíram panfletos sobre a LER/DORT, uma das principais doenças ocupacionais do momento e a Saúde Bucal ofereceu dicas de escovação, distribuição de kits de higiene bucal e materiais educativos sobre a história da cárie. “Muito bom. A cidade em festa e a população é que recebe o presente. Juazeiro está diferente e a saúde de parabéns”, comemorou o vigilante, Antônio Alves.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

Nenhum comentário: