terça-feira, 10 de agosto de 2010

Juazeiro lança programa de Educação Integral

Por Anna Monteiro/Seduc (www.juazeiro.ba.gov.br)

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) lança nesta quarta-feira (11), às 19h, no auditório do Colégio Municipal Paulo VI, o “Mais Educação”, que contemplará no município 30 escolas e 17 mil alunos. O programa será implementado numa parceria com governo federal e tem como prioridade contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, articulando, a partir do projeto escolar, diferentes ações. Serão investidos R$ 1.220.000,00, contratados 274 monitores, 16 articuladores, ampliando em mais três horas a jornada escolar dos estudantes beneficiados.

Trata-se de um programa interministerial, e para implementação foram habilitados municípios que assinaram o Compromisso Todos pela Educação; estavam regulares junto ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); e localizados em regiões com mais de 200 mil habitantes. Em Juazeiro as atividades a serem desenvolvidas serão coordenadas por um professor articulador, vinculado à escola, como contrapartida do município.

Todos os articuladores farão curso de extensão através da Univasf de setembro de 2010 à setembro de 2011, em educação integral, juntamente com a equipe da SEDUC – que terá cinco membros monitorando o desenvolvimento do programa. Semanalmente cada aluno vivenciará cinco atividades, que não obrigatoriamente acontecerão na escola, utilizando através de parcerias estabelecidas com a comunidade, outros espaços para as atividades de contraturno.

Cada turma terá acesso aos kits financiados pelo governo federal, sistematicamente organizados por atividade, possibilitando os recursos indispensáveis para o seu desenvolvimento. Serão sete macrocampos: Acompanhamento pedagógico (matemática e letramento); Meio Ambiente (horta escolar e/ou comunitária); Esporte e Lazer (recreação, futebol, futsal, tênis de mesa, judô, natação, karatê, voleibol, xadrez tradicional, xadrez virtual, taekwondô, basquete); Cultura e Artes (leitura, banda fanfarra, canto coral, hip hop, danças, teatro, pintura, grafite, desenho, percussão, capoeira); Inclusão Digital (informática e tecnologia da informação); Prevenção e Promoção da Saúde; e Educomunicação (jornal escolar e rádio escola).

Nenhum comentário: