quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Prefeitura, estudantes e comunidade em ação conjunta contra a dengue no interior de Juazeiro

Por Vânia Castro/Sesau

A Prefeitura de Juazeiro, através das Secretarias de Saúde e Educação, continuam desenvolvendo atividades de combate a dengue, tanto na sede como no interior. Nesta quinta-feira (23), a ação vai chamar atenção da comunidade do Mandacaru. Durante a manhã e a tarde, das 8h30 às 11h e das 14h às 17h, os agentes do Núcleo de Comunicação e Educação em Saúde (Necom) e a Equipe de Saúde da Família (ESF) estarão desenvolvendo trabalho educativo no Centro Social do Mandacaru, com apresentação da peça teatral “Chapeuzinho Vermelho contra a dengue” e outras atividades de sensibilização. As orientações seguem durante a noite, das 18h às 21h, na Escola Piloto do distrito com debates, exibições de vídeos e rodas de conversas.

“Queremos manter o clima de tranqüilidade na cidade, que está longe de uma epidemia desde 2009, bem diferente da situação vivida nos anos anteriores. Vários alertas já foram realizados e continuarão sendo feitos em escolas para o público estudantil e em associações para adultos. Não vamos cansar de dizer para as pessoas que a dengue mata e apenas alguns cuidados tanto com a própria casa como a dos vizinhos podem eliminar a possibilidade de criação de larvas do mosquito em água limpa ou parada. A prefeitura prima por uma saúde mais saudável em Juazeiro”, frisou a supervisora de distrito, Ana Patrícia de Araújo.

O objetivo do Ciclo de Atividades de Combate à Dengue é continuar esclarecendo a população sobre as diversas formas de se prevenir da doença, além de oferecer mais qualidade de vida. A ação é contínua e pretende atingir todas as localidades e bairros do município. No último mês de agosto, os profissionais de saúde promoveram a luta contra a doença nos projetos Curaçá: Nh1, Nh2 e Nh3, região de Itamotinga. De acordo com dados do setor de Agravos e Vigilância Epidemiológica de Juazeiro, neste ano (2010), até o momento foram notificados 213 casos da dengue e 103 confirmados.

Nenhum comentário: