sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Boa notícia: Juazeiro ganha Centro de Oncologia

Por Fabiana Diniz/ASCOM

Foi inaugurado na manhã desta quinta-feira no Hospital Regional (HR), o Centro de Oncologia de Juazeiro que oferecerá tratamento de quimioterapia para pacientes da unidade de saúde. A cerimônia de inauguração contou com a presença dos secretários de Saúde do Estado e do município, Jorge Solla, e Ubiratan Pedrosa, do prefeito Isaac Carvalho, do presidente do Instituto de Medicina Integrada Professor Fernando Figueira (IMPI), Antonio Carlos Figueira, vereadores, sociedade e corpo médico do hospital.


Para o presidente do IMIP, Antonio Carlos Figueira, esse avanço é fruto de um trabalho conjunto. “Em um ano muito foi feito e hoje o HR já é referência em clínica médica e cirurgia graças à determinação da Secretaria de Saúde do Estado e principalmente pela parceria com o município. Esse centro que está sendo inaugurado tem que ser cuidado por todos como patrimônio público”, destacou Figueira.

Durante a cerimônia o prefeito Isaac Carvalho enfatizou a atuação dos governos federal e estadual. “Grandes avanços já foram dados na área de saúde do município com o apoio dos governos federal e estadual. Nossa região está sendo priorizada pelo projeto de interestadualização da saúde e essa inauguração já faz parte desse projeto pioneiro”, afirmou apontando ainda algumas ações realizadas no município na atual administração. “Graças a esses apoios saímos da fase crítica e através de ações como a implantação da maternidade, reabertura da Santa Casa e pagamento de dívidas estamos melhorando passo a passo. Esse momento é uma grande satisfação para o governo, são grandes os avanços estruturais já realizados, mas sabemos que ainda temos muito o que fazer”, ressaltou o prefeito.

De acordo com o secretário Jorge Solla esse é apenas o início das melhorias na área da saúde do Estado. “Estamos dando apenas um ponta-pé inicial que vai oferecer atendimentos de quimioterapia, cirurgia e assistência e brevemente pretendemos construir um prédio anexo para serviços de oncologia, radioterapia e medicina nuclear. A inauguração desse centro é um projeto que vai ter continuidade”, comentou falando ainda sobre o funcionamento do Hospital Regional de Juazeiro. “Conseguimos em menos de 1 ano de funcionamento abrir residência para estudantes de medicina e estamos fazendo deste espaço, um local não só de assistência, mas também de formação. Todos esses esforços fazem parte da maior ampliação da rede de saúde da Bahia na história. Temos recebido muitos comentários positivos e nosso desejo é melhorar cada vez mais, ampliar os atendimentos e levar saúde para quem mais precisa”, completou Solla.

Após o descerramento da placa, as autoridades fizeram uma visita às instalações do centro que já passa a tender a partir desta sexta-feira (24), 35 pacientes com sessões de quimioterapia. Os beneficiados não precisarão mais se deslocar para Salvador e terão 16 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos, a disposição.

Nenhum comentário: