sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Juazeiro ganha núcleo do IFBA


Juazeiro viveu na noite desta quinta-feira (21) um momento histórico da sua Educação. A Aula Inaugural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA) realizada no auditório da Secretaria de Educação (Seduc) marcou o início das atividades do núcleo no município. Os alunos aprovados no processo seletivo para o curso Técnico de Comércio puderam conhecer de perto a história do instituto e o caminho percorrido para a chegada na cidade. Estiveram presentes na Aula, o prefeito Isaac Carvalho, o secretário de Educação, Plínio Amorim, o presidente da Câmara, Crisóstomo Lima, o diretor do IFBA, Arleno José de Jesus, dentre outras autoridades da área educacional e comunidade em geral.

A implantação do núcleo de Juazeiro foi possível graças ao empenho do município, que será responsável por toda estrutura física e pelo material humano. O governo federal, através do Ministério da Educação garante a Gestão de Ensino. “É uma satisfação chegarmos a esse dia depois de tanta luta, e principalmente muito empenho do prefeito Isaac. O que queremos não é só esse núcleo por que a cidade merece muito mais, pela ousadia do seu povo. Certamente conseguiremos mais coisa e esse começo nos renova pra outras conquistas”, destacou o chefe de gabinete, Roosevelt Duarte, um dos coordenadores da comissão responsável pela vinda do IFBA pra Juazeiro.

O núcleo avançado de Juazeiro será vinculado ao campus de Paulo Afonso e inicialmente oferece 40 vagas para o curso de Técnico em Comércio. O prefeito Isaac Carvalho que também tem origem no ensino técnico, falou da satisfação pela vinda do núcleo do IFBA. “É uma alegria o inicio de mais uma atividade que trará desenvolvimento para Juazeiro, já que acreditamos ser a educação a base para o crescimento de uma cidade”, ressaltou o prefeito Isaac. Para o diretor do IFBA, campus Paulo Afonso, Arleno José de Jesus, é inadmissível uma cidade do porte de Juazeiro não ter um instituto federal. “Graças ao esforço do prefeito Isaac Carvalho trouxemos esse núcleo para o município que é o passo mais curto para a implantação de um campus. A escola técnica dá base, é diferencial”, afirmou o diretor.

Durante a aula inaugural foram apresentados os objetivos do curso oferecido em Juazeiro e a matriz curricular. O semestre letivo terá inicio em 3 de novembro e o núcleo funcionará na antiga companhia de navegação de Juazeiro. “A minha expectativa é grande como a da maioria dos alunos aqui presentes. É um sonho realizado a chegada do IFBA em Juazeiro”, pontuou Michele Santos, que está entre os 40 alunos da primeira turma do núcleo.

Fontes: Ascom PMJ / Blog do Geraldo José

Nenhum comentário: