sexta-feira, 22 de outubro de 2010


O Ministério Público Estadual em parceira com a Secretaria de Educação (Seduc) e entidades representativas como o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e Comissão Pastoral da Terra (CPT), promoveu ontem (21) mais uma aula diferente a bordo de uma embarcação nas águas do Rio São Francisco. A segunda aula de campo, das quatro a serem realizadas pelo projeto, envolveu crianças e adolescentes da Escola Municipal Argemiro José da Cruz que puderam conhecer melhor o ambiente do qual fazem parte. “Nosso objetivo é envolver e possibilitar aos alunos conhecer e vivenciar esse ambiente que muitas vezes não têm contato, possibilitando um momento de diálogo, troca e aprendizagem e a partir de então espalhar a idéia para outras escolas”, destacou Cícero Felix, um dos organizadores do evento.

Ao longo do percurso no Rio São Francisco foi feito um trabalho educativo, recreativo e de conscientização. Os alunos fizeram uma viagem pelo tempo através de fotografias, teatro de fantoches, músicas e aula dinâmica de história. O secretário de Educação, Plínio Amorim, destacou a aula diferenciada. “A Secretaria fica feliz quando momentos como estes acontecem. Esse é um grande laboratório do qual devemos desfrutar e captar o máximo de conhecimento. Tudo que vier a contribuir com a aprendizagem é válido”, ressaltou o secretário.

A promotora de Justiça, Luciana Khoury, idealizadora do projeto, explicou o trabalho feito pela promotoria na proteção ambiental e fez uma explanação acerca dos bens ambientais, uso indevido de agrotóxicos e a importância da fiscalização integrada e a prevenção dos danos a natureza. “Todos têm obrigação de cuidar do meio ambiente e a consciência desse cuidado é o mais importante. A partir da prevenção dos danos causados a natureza muitos problemas podem ser evitados e teremos um meio melhor pra se viver”, comentou. De acordo com a promotora, o projeto “Navegando no Velho Chico” é custeado pelas pessoas que cometem crimes ambientais. “É uma forma de punição que contribui com a educação coletiva”, completou Khoury.

Ao final do passeio ficou decidido que após o encerramento do projeto será feita uma coletagem dos textos, fotos e ilustrações produzidas pelos alunos para que se faça um livro documentário. “Estou encantado com o que vi, com o envolvimento de todos e isso precisa ser registrado da melhor maneira possível”, finalizou Plínio Amorim.

Fabiana Diniz Ascom PMJ



Fonte: www.geraldojose.com.br

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