sábado, 13 de novembro de 2010

1º Encontro Interestadual de Fortalecimento do Conselho Escolar supera expectativas

O 1º Encontro Interestadual de Fortalecimento do Conselho Escolar, realizado na Univasf, em Juazeiro, de 10 a 12 de novembro, por si só já quebrou alguns paradigmas. A versão original do evento, que acontecia apenas a nível nacional, reunindo municípios de grande porte e capitais dos estados brasileiros, inovou-se e agrupou em três dias de atividades, 65 municípios de Pernambuco, Bahia e Paiuí. Representantes de secretarias de educação e conselheiros tiveram a oportunidade de discutir, trocar experiências e absorver conhecimentos, com a mesma estrutura, pragmatismo, e respaldo com que são realizados os eventos do Ministério da Educação.

MEC e Secretaria de Educação de Juazeiro conseguiram alcançar o objetivo de transformar em vivência o fortalecimento dos Conselhos Escolares, tirando-os do conforto da verbalização, e da simples aprovação de contas. “Conselho é o órgão mobilizador, consultivo, deliberativo e fiscalizador, que abre caminho para efetivação da gestão democrática na educação. Este coletivo, composto pela representação de todos os segmentos, deve atuar nos setores financeiros, administrativos e principalmente pedagógicos”, esclareceu a gerente de Gestão Escolar da SEDUC, Lucinete Alves.

Segundo o coordenador do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, Roberto Júnior, Juazeiro foi escolhido para ser pioneiro no projeto devido às experiências apresentadas no Encontro Nacional no mês de junho. “O Fórum Municipal, a efetivação da gestão democrática, e a necessidade de descentralizarmos os encontros do MEC foram os pontos que nos estimularam a trazer o primeiro encontro interestadual para esta região”, afirmou. Na opinião do coordenador o resultado foi muito positivo e as expectativas foram superadas, “estamos muito felizes, pois esse é mais um sonho nosso sendo realizado. As discussões foram bastante enriquecedoras e tenho certeza de que todos saem deste momento, no mínimo provocados”.

O representante da Comissão de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Petrolina, João da Paz, disse já ter participado da edição nacional e que o interestadual possibilitou a inclusão de municípios pequenos, “este é um ganho para nós. Acho que todos estão contentes com esta oportunidade”. A técnica da secretaria de Educação de Campo Formoso, Gilmara Nunes, contou que seu município possuía o equipamento teórico, mas que as discussões e oficinas abriram um novo mundo de possibilidades, “estamos com pressa de voltar para casa para botarmos em prática tudo que aprendemos. Vamos conversar com o secretário, reorganizar muitos pontos e investir no fortalecimento dos Conselhos”.

Já para Glaucia Barradas dos Santos, representante de São Raimundo Nonato, no Piauí, o principal ganho do evento foi a ligação, o elo estabelecido com o Ministério da Educação. “A realização desse evento demonstra confiança. Saímos hoje com a tranqüilidade de saber que temos com quem contar”. O titular da SEDUC, Plínio Amorim, não escondeu a satisfação, “é uma honra muito grande sediar um evento do MEC. Estamos felizes sim, principalmente porque o objetivo geral do encontro foi alcançado. Encontramos mecanismos, discutimos soluções e ajustamos condutas para tornar os Conselhos Escolares fortes, na luta pela efetivação da gestão democrática que tanto buscamos

asscom Prefeitura Municipal de Juazeiro

Nenhum comentário: