quarta-feira, 10 de novembro de 2010

1º Encontro Interestadual de Fortalecimento do Conselho Escolar pretende quebrar paradigmas

Por Anna Monteiro/Seduc

Foi aberto na manhã desta quarta-feira (10) o 1º Encontro Interestadual de
Fortalecimento do Conselho Escolar, que reúne 65 municípios dos estados da Bahia, Pernambuco e Piauí. O evento promovido pelo Ministério da Educação em parceria com a Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) tem como objetivo discutir a temática para consolidação de uma gestão democrática que contribua de forma efetiva para a melhoria da qualidade da educação. Prometendo quebrar paradigmas, através de muito diálogo, comprometimento e sentimento coletivo, o Encontro prossegue até o dia 12, no Espaço Multieventos da Univasf.

Neste primeiro dia, o público composto por secretários de educação, coordenadores pedagógicos, técnicos, professores, entre outros representantes de Conselhos Escolares, puderam trocar experiências e ouvir palestras da Coordenação Nacional. A Diretora de Fortalecimento Institucional e Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica do MEC, Maria Luíza Martins Aléssio, destacou a importância do evento para a socialização de conhecimentos também com os municípios de pequeno porte, “o encontro nacional é voltado para grandes regiões e capitais. Hoje aqui poderemos ter as mesmas discussões, de forma até mais minuciosa e elaborada”.

Segundo Maria Luíza, os resultados dos trabalhos prometem ser muito positivos, “estamos pensando educação como um todo, trabalhando para montar o sistema nacional que tanto desejamos. Acreditamos que dessa forma, fortalecendo os conselhos, a gestão democrática, conseguiremos que a educação chegue onde tem que chegar que é na escola”. Outro palestrante do dia, o coordenador do Programa Nacional, José Roberto Júnior, ratificou a necessidade de descentralização dos encontros, “temos que fugir da capital e dos grandes centros. Poder realizar um evento como esse, tendo Juazeiro como pólo é de grande satisfação para todos nós”.

O prefeito Isaac Carvalho foi o cicerone do encontro e agradeceu pela confiança e respaldo que o município começa a ter com referência à educação. “Juazeiro vem crescendo a passos largos. Educação é nossa principal meta e por isso hoje estamos muito felizes de podermos sediar esse encontro do MEC. Estamos desenvolvendo ferramentas para promover a autonomia financeira e a gestão democrática das escolas, pois acreditamos que desse modo, com a divisão de responsabilidades e principalmente com a sociedade mais próxima dos espaços educacionais poderemos almejar a educação superior que sempre sonhamos”, afirmou o gestor municipal.

“Esse evento é grandioso do ponto de vista do conhecimento”, destacou o secretário de Educação de Juazeiro, Plínio Amorim, palestrante do primeiro dia, com o tema Gestão Democrática e o Conselho Escolar. “Estou muito contente com o reconhecimento do MEC, e entendemos que nosso compromisso em acertar agora é muito maior. Queremos aproximar cada vez mais a comunidade da escola e no mínimo nós sairemos daqui provocados a buscar ainda mais informações e com a vontade de ir cada vez mais longe”, concluiu Amorim. O 1º Encontro Interestadual continua com palestras, oficinas temáticas, elaboração de projetos e socialização de propostas, até a tarde de sexta-feira.

Nenhum comentário: