quarta-feira, 24 de novembro de 2010

SAEJ 2010 avalia 26 mil alunos

Neste ano de 2010, o Sistema de Avaliação Educacional de Juazeiro (SAEJ) oferece para os alunos do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental diagnósticos de escrita e produção de texto, passando os limites da mera leitura e interpretação, sendo esta mais uma inovação da Secretaria de Educação do município (SEDUC). As provas começaram a ser aplicadas nesta terça-feira (23), e prosseguem até o dia 25, quando será concluída esta etapa na zona rural. Para garantir que os 26 mil alunos sejam avaliados em 101 escolas da rede, 330 aplicadores e coordenadores de aplicação estão trabalhando para que tudo saia como planejado.

O SAEJ surgiu no ano passado(2009) com o objetivo de traçar uma análise ampla e precisa da Rede Municipal de Educação. Além da avaliação diária, processual e do gerenciamento dos indicadores de sucesso conseguidos através do Semáforo Educacional, que fornece um diagnóstico mensal da vida escolar de cada aluno, o Sistema em seu segundo ano promete fornecer os dados necessários para as intervenções e melhorias na qualidade do ensino. Aprovado por professores, gestores e principalmente pelos alunos, o SAEJ consolida-se como importante instrumento para a educação de Juazeiro.

Cada unidade escolar receberá posteriormente o resultado global e individual de cada Descritor de Habilidade, e de cada aluno avaliado, para que assim possam refletir, juntamente com a equipe técnico pedagógica. “Antes avaliávamos apenas leitura e interpretação nas séries iniciais, e agora temos também diagnósticos de escrita e produção de texto. Nem na Provinha Brasil aparecem desta forma. Estamos indo além porque queremos saber como de fato está nosso aluno. Todos os estudantes do 1° ano à 8 ª série farão a avaliação externa”, afirmou o gerente de Avaliação, Estatística e Dados Educacionais, Edmundo Herculano.

Ascom PMJ

Nenhum comentário: