quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Texto de abertura do 1º Encontro Interestadual de Fortalecimento do Conselho Escolar

Não é fácil transformar paradigmas há muito tempo estabelecidos na educação. A visão da antiga direção escolar, exercida por alguém que se portava como detentor de toda autoridade na escola, centralizador das decisões, ainda é um desafio a ser superado, uma barreira a ser vencida.

Assumir a gestão democrática das escolas públicas é optar por uma trilha pela qual não se anda sozinho. A mudança não é linha de chegada, mas uma forma de caminhar. Ela é feita de passos que são dados em direção a um ideal e se constitui de gestos e decisões cotidianas, sempre dialogadas, compartilhadas e assumidas coletivamente.

A gestão democrática não é um objetivo final, mas um rumo por onde se escolhe andar. Ela é feita de diálogo, comprometimento e sentimento coletivo.

O Conselho Escolar, portanto, se constitui em importante instância para o fortalecimento da Gestão Democrática. Por isso, é preciso conhecer as boas práticas, se mirar nos melhores e mais exitosos exemplos. É para este fim que nos encontramos aqui, reunindo representantes dos estados da Bahia, Pernambuco e Piauí.

O 1º Encontro Interestadual de Fortalecimento do Conselho Escolar nasce com a finalidade de dividirmos experiências, socializarmos conhecimentos e avançarmos no desenvolvimento de uma educação de qualidade nos nossos municípios e em toda a região. É com muita honra que os recebemos.

Nestes dias, o nosso desafio é aprendermos juntos, crescermos juntos e, coletivamente, ampliarmos os horizontes da educação do Nordeste. Sejam bem-vindos ao 1º Encontro Interestadual de Fortalecimento do Conselho Escolar!

Nenhum comentário: