
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) se associou em 2010 ao Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e está oferecendo 15 vagas para esta pós-graduação stricto sensu.
O Profmat é um programa semipresencial, com bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para professores em exercício na rede pública. O curso tem uma oferta de vagas nacional e é realizado por uma rede de 54 Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Este programa foi recomendado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior – CTC-ES da CAPES.
O objetivo é de, a médio prazo, incrementar a formação matemática do professor do ensino básico em todo o território nacional. Para o coordenador do Mestrado na Univasf, o professor Severino Cirino de Lima Neto, “o curso vai contribuir na formação de um profissional mais qualificado para lecionar matemática no ensino fundamental e médio, além de valorizar o professor e fortalecer o ensino superior na região”.
A admissão no mestrado e a distribuição de bolsas de estudos vão acontecer através de um Exame Nacional de Acesso, versando sobre um programa de conteúdo matemático previamente definido. A seleção está marcada para o dia 19 de fevereiro de 2011, simultaneamente em todos os locais designados nas instituições associadas, com o conteúdo das disciplinas básicas MA11 – Números, conjuntos e funções elementares, MA-13 Geometria I e MA-14 Aritmética I.
Os candidatos deverão se inscrever exclusivamente pela internet no site http://www.profmat-sbm.org.br. O valor da inscrição é de R$ 27,00 e não há exigência de entregar projeto de pesquisa. As aulas começam no dia 2 de abril de 2011.
Outras informações: Colegiado de Engenharia Mecânica 74. 3614 1938 e Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação: 87.3862 3709
Fonte: Univasf