segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Ônibus escolar é entregue na Goiabeira II

Por Anna Monteiro/Seduc

O último ônibus escolar da frota de sete, adquiridos pela Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC), através do programa federal Caminho da Escola, foi entregue na sexta-feira (18), à comunidade de Goiabeira II, região do Salitre. O novo veículo atenderá aos estudantes da Escola Municipal Antônio Francisco de Oliveira, e realizará o transporte de Juá à Goiabeira II, passando por localidades como Manoel Patrício, Manga e Panelas. A solenidade de oficialização de entrega do ônibus foi realizada na própria escola, e contou com a participação da comunidade e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Cada ônibus escolar custa de R$ 170 a R$ 200 mil, dependendo do porte, e a contrapartida do município é de 1% do valor total. “Com trabalho, esforço e bons projetos da equipe da secretaria, nós conseguimos esses sete veículos, que são os primeiros da história de Juazeiro. O programa é federal, mas se não houver empenho e dedicação não há conquista. Todo mundo quer um ônibus escolar que custe apenas 2 mil para o município, e para isso é preciso articulação política e trabalho conjunto”, afirmou o titular da pasta, Plínio Amorim.

Segundo a gestora da escola beneficiada, Valdete Moreira da Silva, o transporte irá melhorar significativamente a vida dos alunos. “Eles estão muito mais animados, fazendo festa para vir assistir aula. Tudo é novidade, e eles adoram andar no ônibus novo”, constatou. A comunitária Maria dos Anjos concordou, “dar condições para que o aluno estude, reflete no aprendizado. Tudo isso conta muito. Com alunos e educadores motivados com certeza teremos uma educação de melhor qualidade”.

Na oportunidade, o secretário Plínio Amorim deixou claro que o ônibus escolar é para uso exclusivo dos alunos e que todos precisam zelar pelo equipamento. “Estamos lutando para conseguir mais ônibus para que possamos atender ao interior de forma satisfatória. Nem todas as localidades receberam ainda, por isso, é importante que aquelas que já receberam fiscalizem e cuidem bem do veículo que é da comunidade, dos alunos”, destacou.

Nenhum comentário: