terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Volta às aulas na Rede Municipal tem sido tranqüila e marcada pela expectativa dos alunos


Por Anna Monteiro/Seduc

Alunos ansiosos e cheios de expectativas, professores motivados para mais um ano de superação e uma rede municipal de ensino preparada para superar os desafios do ensino-aprendizagem compõem o cenário do início do ano letivo 2011 em Juazeiro. Mais de 30 mil alunos trocaram a diversão das férias pela busca do conhecimento, nesta segunda-feira (07), nas 110 escolas rede. A Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC) ainda espera mais 5 mil alunos retardatários, que costumam efetivar a matrícula na primeira semana de aula.

Para a estudante Tainara Soares de Matos, de 15 anos, rever os amigos, professores e conhecer a nova turma, está sendo bastante estimulante. “Este ano vou cursar a 5ª série, e sei que tenho que estudar mais. Estou empolgada com as novidades e tenho certeza que esse ano vai ser melhor”, garantiu a aluna. A professora Ivete Ribeiro da Costa confirma o interesse dos alunos, “está sendo um retorno muito tranqüilo, eles estão bem comportados e curiosos com as inovações que nós temos para apresentar”.

A Coordenadora do Colégio Municipal Paulo VI, Eliane Maria Gomes, ressaltou que a organização, apoio e formação da SEDUC foram essenciais para que esse início de ano letivo saísse como o programado. “Retomamos as atividades com todo o suporte necessário, e principalmente com metas e objetivos bem claros e definidos. Aqui na escola, por exemplo, nós iremos trabalhar com simulados focando a Prova Brasil e o SAEJ. Além disso, teremos muitas atividades fora da escola, com passeios e aulas práticas. Vamos buscar promover conhecimento teórico e de mundo para os nossos estudantes, afirmou Eliane.

Para a gerente de Gestão Escolar, Lucinete Alves, este ano o grande desafio é a elevação dos índices do IDEB. “Nós buscamos primeiramente reformular a prática pedagógica, formar adequadamente os educadores, reestruturar a rede, implantar programas de intervenção, e agora vamos atrás dos resultados. Porque todo nosso esforço tem como objetivo a aprendizagem do aluno. Durante o Encontro de Educadores nós entregamos a primeira proposta curricular da rede, e acreditamos que essa iniciativa, bem como todas as outras, auxiliarão na conquista do nosso objetivo”, pontuou.

Cleidiane da Silva Santos acabou de chegar à cidade e espera ter um ensino de qualidade. “Venho de Curaçá e vou estudar a 8ª série aqui em Juazeiro. Ouvi falar muito bem das escolas públicas daqui, e dos professores da rede, então acredito que vou ter uma boa formação. Até porque pretendo fazer ingressar na universidade, então tenho que ter uma boa base de conhecimento”, falou otimista. Os alunos que ainda estão fora da escola, deverão procurar a unidade de ensino mais próxima do seu domicílio, com os pais ou responsáveis para efetivação da matrícula.

Nenhum comentário: