sábado, 20 de agosto de 2011

I Encontro de Cordel e Educação acontecerá de 24 a 27 de agosto


Por Anna Monteiro/Seduc

Na próxima semana, de 24 a 27 de agosto, as Secretarias de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC) e de Igualdade, Assistência Social e Cultura (SEIASC), realizarão o I Encontro de Cordel e Educação. O evento, que acontecerá na Semana do Folclore, também marcará a culminância do projeto “Cordel na Sala de Aula”, e será realizado no Centro de Cultura João Gilberto.

A iniciativa do projeto, idealizada pelo poeta, compositor e cordelista Maviael Melo, foi premiada pelo Ministério da Cultura, através do Edital Mais Cultura de Literatura de Cordel Patativa do Assaré – Categoria de Formações Existentes. Desde 2009 são realizadas na Rede Municipal de Ensino de Juazeiro formações de cordel para professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na qual o método é utilizado como ferramenta pedagógica.

Nos dias 24 e 25 acontecerão palestras voltadas para professores e alunos da rede pública, sobre Educação, Cordel e Cultura e a utilização do Cordel em Sala de Aula. Participarão desse momento o poeta Chico Pedrosa, repentistas, os Cantadores Celo Costa, João Sereno, Verlando Gomes e o próprio Maviael Melo. No dia 27, Raimundo Sodré fará uma participação especial na arena do Centro de Cultura, noite em que também acontecerá o lançamento do Livreto de Cordel dos Professores. O encerramento será aberto a toda população.

Nenhum comentário: