sábado, 20 de agosto de 2011

SEDUC entrega 7 mil livros paradidáticos para Educação Infantil



Promover o primeiro contato com os livros e o mundo da leitura para crianças da Educação Infantil. Esse é o objetivo do projeto “É Hora de Ler”, desenvolvido pela Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC), que entregou na tarde dessa sexta-feira (19), 7 mil livros paradidáticos para a Rede Municipal de Ensino e ONGs parceiras que trabalham com o segmento. Na primeira etapa do projeto, em 2009 já haviam sido entregues 10 mil livros, e agora à frente do Ministério da Educação, que ainda está pleiteando a compra de livros similares, a Prefeitura de Juaz
eiro já beneficia os Centros de Educação Infantil com recursos municipais.

O ato simbólico de entrega foi realizado no auditório da Secretaria e contou com as presenças do prefeito Isaac Carvalho, secretário de Educação Plínio Amorim, de gestores das creches e escolas que trabalham com Educação Infantil, ONGs e equipe da SEDUC. Foram distribuídos 278 kits, contendo no mínimo 25 livros cada, para turmas de berçário, maternal, Pré-I e Pré-II. Entre as novas aquisições estão livros de pano, de banho, com texturas e sons, idênticos aos que compõem as Bebetecas entregues no mês de maio. Na oportunidade, também foram repassados aos gestores instrumentos musicais de brinquedo que formam uma “Bandinha” e vêm agregar valor ao projeto “Musicalização na Educação Infantil”.

Como de costume nos eventos da Secretaria de Educação, em especial da gerência de Educação Infantil, o ambiente foi todo preparado para que os participantes pudessem se envolver e sentir a aplicabilidade do “É Hora de Ler”. Crianças do Centro de Educação Infantil Ana Maria Morgado realizaram uma linda apresentação do Hino de Juazeiro e uma das formadoras contou a historinha do Nariz Voador. “Estamos felizes de compartilhar esse momento com vocês e preparamos tudo isso para que todos possam perceber que a criança pode e deve ter o contato com os livros ainda bebê. De acordo com que o professor vai contando as historinhas e a criança vai pegando, folheando o livro, vai conseguindo assimilar os sons com os desenhos, e se familiarizando com o mundo da leitura”, explicou a gerente do setor Miranery Amorim.

Segundo a representante da ONG Fundação Lar Feliz, Jailde Magalhães, a iniciativa irá somar e auxiliar no trabalho pedagógico. “Sem dúvida é uma maravilha e estamos bastante contentes de sermos contemplados”, afirmou. Para o prefeito Isaac Carvalho, o reconhecimento da sociedade, dos pais e dos que trabalham com a educação são um estímulo para a continuidade do trabalho. “Esta foi uma semana de bastante comemoração e de grandes conquistas. Temos a certeza de que é através da educação que construiremos uma cidade mais forte e sustentável”, ratificou.

Mais avanços do setor também foram destaque na solenidade. Implantação de berçário climatizado no CAIC; presença de um coordenador pedagógico em cada centro ou creche - que antes não existia; aquisição de material didático específico; política de formação continuada; compra de brinquedos e jogos educativos; ampliação em mais de 100% o número de matrículas; Bebetecas; consultoria gratuita da equipe do Avisa Lá; entre outros. “Estamos encantados com esse momento da Educação Infantil e felizes com a ousadia positiva do nosso prefeito, porque sem o apoio dele não conseguiríamos nada. Temos que reconhecer as importantes mudanças que já existem em Juazeiro e trabalhar para alcançarmos muito mais”, concluiu o titular da pasta, Plínio Amorim.

Nenhum comentário: