terça-feira, 27 de setembro de 2011

Lancha Escolar oferece mais segurança e conforto


Anna Monteiro / SEDUC
 
O percurso ainda continua o mesmo. Mas, o transporte que conduz diariamente mais de trinta alunos da Ilha de Nossa Senhora e Quipar ao porto, localizado próximo ao Curtume Campelo, passou de um barco a motor para Lancha Escolar, produzida pela Marinha do Brasil. A conquista virou realidade em julho deste ano, através de uma parceria da Prefeitura de Juazeiro com o Ministério da Educação através do programa “Caminho da Escola”.
 
Segundo o barqueiro, que há dois anos é responsável pela travessia, muitas coisas mudaram. “A nova embarcação é construída em alumínio naval, funciona a gasolina e pega na chave. O percurso, antes demorado, agora é feito em poucos minutos. A lancha é espaçosa, possui todos os itens de segurança necessários, como coletes salva-vidas e iluminação apropriada, tem capacidade para 20 alunos sentados e um lugar reservado para portadores de necessidades especiais. Além de ser coberta e ter proteção para chuva. Então, agora não tem tempo ruim. Faça chuva ou sol é garantido que os meninos assistirão aula”, explicou seu Zé da Lancha (como é popularmente conhecido).
 
Lívia Nunes Pacheco, que é uma das voluntárias do Clube de Mães da Ilha de Nossa Senhora, faz sempre o mesmo trajeto, desde a época do barco a motor, e conta um pouco dessa história. “Diariamente, uma mãe acompanha as crianças na travessia e segue até o ponto que eles pegam o ônibus escolar. Antes existia uma insegurança quanto à embarcação, o sol castigava muito, principalmente os menores. Hoje não tem mais nada disso. Essa lancha foi um grande presente, e a nossa realidade agora é outra. Até os nossos filhos estão mais entusiasmados para ir à escola”, relatou.
 
Quem também aprovou a novidade foi a estudante Maria Rafaela de Souza. “Antes o barco era pequeno, ficava todo mundo apertado. Agora venho confortavelmente sentada, conversando com minhas colegas. Além disso, chego muito mais rápido em casa”, afirmou. Apesar de todos esses benefícios, seu Zé da Lancha ratifica que o ponto forte é realmente a segurança. “Nesse novo modelo a gente tem extintor de incêndio, caixa de primeiros socorros, buzina, rádio, bóias com corda, farol e luzes que identificam o ponto de passagem de uma embarcação para outra”, enumerou.
 
A parceria do município como projeto “Caminho da Escola” já beneficiou Juazeiro, no ano passado, com os sete primeiros ônibus escolares da sua história. Em 2011, a Lancha Escolar também entrou nessa estatística. “O importante é saber que os estudantes da Rede Municipal de Ensino estão sendo conduzidos de forma segura, pois todo o nosso trabalho tem como foco o aluno”, avaliou o secretário interino de Educação e Esportes.

Nenhum comentário: