segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Começa aplicação das provas do SAEJ 2011


Por Anna Monteiro/Seduc
A aplicação das provas do Sistema de Avaliação Educacional de Juazeiro (SAEJ), edição 2011 começou nesta segunda-feira (07). Até o dia 18 deste mês serão avaliados em média 24 mil alunos do 1º ano a 8ª série do Ensino Fundamental. Na primeira semana os exames serão aplicados nas escolas municipais da zona rural e em seguida na sede. Para garantir que o trabalho seja realizado a contento, mais de 300 aplicadores e coordenadores foram contratados.


O SAEJ foi implantado em 2009 pela Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC) e é realizado uma vez por ano, sempre ao final do período letivo. O Sistema traça uma análise ampla e precisa da Rede e fornece os dados necessários para as intervenções e melhorias na qualidade de ensino. O SAEJ também norteia a formação do professor e a criação de programas pedagógicos.

Na avaliação são mensuradas – além dos diagnósticos de escrita e produção de texto – a evolução da aprendizagem dos descritores (conteúdos), como a quantidade de alunos que consegue reconhecer de forma satisfatória as diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos, que tratam do mesmo tema, bem como identifica aqueles que conseguem estabelecer relações lógico-discursivas.

Segundo o Secretário Interino da pasta, Clériston Andrade, o SAEJ tem feito a diferença. “Esse é o terceiro ano de aplicação das provas e com certeza os resultados serão ainda melhores. Foi esse sistema que nos permitiu identificar muitas coisas na Rede. Foi a partir dos resultados obtidos que criamos, procuramos melhorar e conseguimos identificar com precisão os pontos positivos e negativos”, ponderou.

Nenhum comentário: