terça-feira, 8 de novembro de 2011

Alunos da EJA de Juazeiro participam de atividade cultural


Por Anna Monteiro / Seduc
Cento e trinta alunos da Educação de Jovens e Adultos de Juazeiro (EJA) assistiram na última sexta-feira (04) ao filme Jardim das Folhas Sagradas, como atividade complementar. A oportunidade, fruto de uma parceria da Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC) com o diretor do longa metragem, Pola Ribeiro, foi bem aproveitada pelos estudantes, que descreveram a experiência como enriquecedora.

Jardim das Folhas Sagradas é uma obra de ficção, que promove uma transição dialética entre tradição e modernidade, e que aborda temas como meio ambiente, preconceito racial e conflito religioso. A obra traz no elenco Antônio Godi, João Miguel, Harildo Deda, Érico Brás, Evelin Buchegger e Bando de Teatro Olodum. Além do tema musical de Gerônimo e Ildásio Tavares, interpretado por Maria Betânia.

“Acho que mais importante é o respeito com que são tratados todos os temas. Isso é essencial para este segmento da EJA, que traz em si diferentes histórias e concepções de mundo. Através dessa parceria apoiamos culturalmente o filme e promovemos um momento de reflexão e educação fora da sala de aula”, explicou o Secretário Interino da pasta, Clériston Andrade.

O senhor Marcelino de Souza Barbosa, que está na 4ª etapa do segundo segmento da EJA, aprovou a iniciativa. “Aprendi coisas que eu nem imaginava, e é importante que a gente saiba de tudo um pouco. Trabalho muito, a luta diária é grande, e poder participar de um momento de lazer e conhecimento, como ir ao cinema, é muito importante. Através da cultura, do estudo, a gente fica mais educado, aprende a respeitar o próximo e as diferenças”, relatou.
 
Seu Marcelino também é um bom aluno e disse ter encontrado na educação uma nova oportunidade de vida. “Queria ter tido essa chance antes, mas só há pouco tempo pude estudar. Pretendo concluir e, se ainda der tempo, quem sabe fazer uma faculdade. Depois que ingressei na EJA passei a enxergar o mundo de forma diferente e posso dar um suporte maior a minha família”, revelou o jovem senhor que sonha até hoje com a medicina.

Recém chegado à cidade, Rafael Félix da Silva já ingressou na EJA para terminar o Ensino Fundamental II. “Estou aqui há apenas três meses e fui surpreendido com essa ação, pois nem sempre a gente tem a oportunidade de assistir um filme, ir ao shopping ou ao cinema. Minha família está retornando de São Paulo e pretendo aqui em Juazeiro concluir meus estudos e ingressar em uma faculdade. Estou gostando muito do ensino, e atividades como essas realmente estimulam o aluno”, destacou.

No município 42 escolas trabalham com a Educação de Jovens e Adultos. No primeiro segmento, que corresponde ao Ensino Fundamental I são atendidos 1.405 alunos. No 2º segmento (Fundamental II) estão matriculados 2.610 estudantes. Nessa etapa do projeto foram beneficiadas as Escolas Municipais Paulo VI, Argemiro José da Cruz e Joca de Souza Oliveira. As turmas assistiram à sessão das 19h, na sala I do Cine River Shopping.

Nenhum comentário: