segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Começam as obras da primeira Escola de Tempo Integral de Juazeiro


Por Anna Monteiro/Seduc


Com a proposta de se tornar referência para Educação de Juazeiro, o projeto da primeira Escola de Tempo Integral do município começa a se tornar realidade. Na manhã desta segunda-feira (21) o prefeito Isaac Carvalho, comitiva de governo e comunitários participaram do ato simbólico de início das obras. A unidade piloto está sendo instalada no bairro São Geraldo, em um prédio do município que passará por reforma e adaptação. A previsão é de que no início do próximo ano letivo a escola já esteja funcionando.



Para o presidente do bairro, João Alexandre, a escola oferecerá novas oportunidades. “Durante muito tempo o São Geraldo foi esquecido, desprezado. Ninguém olhava para nossa comunidade. Agora nós teremos uma obra que nunca imaginamos. A Escola de Tempo Integral beneficiará as crianças, os pais, e todos que terão acesso a esse novo modelo educacional”, afirmou.

A iniciativa atende às solicitações das plenárias do programa “Prefeitura nas Comunidades”, e cumpre mais um compromisso de governo com a população. A Escola de Tempo Integral beneficiará 155 alunos, do 1º ao 5º ano, e sua estrutura contará com salas temáticas para o ensino regular, cozinha, refeitório, bateria de banheiros (para banho e escovação), laboratório de informática, e salas de artes e música.

“Dentro desse novo formato o aluno será considerado em sua plenitude. Essa, sem dúvida, será mais uma referência de uma gestão que trata o estudante com a dignidade que ele merece. Nós já trabalhamos com o Mais Educação, que também aborda a proposta de tempo integral. Mas, nessa nova escola os alunos terão todo o suporte para que passem o dia recebendo o que tiver de melhor no quesito ensino/aprendizagem”, ponderou o titular da pasta, Clériston Andrade.

Os alunos, que permanecerão na unidade de ensino das 7h30 às 17h30, terão direito a quatro refeições diárias, sala de descanso com televisão e DVD, objetos de higiene pessoal (como toalha e escova), fardamento, além de atividades extras com horários programados. O acompanhamento psicológico semanal e de nutricionistas também estão previstos no projeto.

Segundo o Chefe do Executivo os avanços do setor são fruto de um trabalho dedicado e do comprometimento de toda equipe envolvida. “Estamos na semana da Educação. Realizamos ontem o concurso público, hoje demos início às obras da Escola de Tempo Integral e até sábado teremos grandes ações anunciadas. Esse foi um desafio abraçado como prioridade por todos. Os resultados são provenientes desses esforços coletivos”, avaliou Isaac Carvalho. 

Nenhum comentário: