sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Prefeito anuncia reformas, ampliações e climatização de escolas na região do Salitre

Por Anna Monteiro/Seduc

Além das reformas e ampliações das Escolas Municipais Maria do Carmo Sá Nogueira e da Bernadete Braga, o prefeito Isaac Carvalho e o secretário de Educação e Esportes Clériston Andrade anunciaram nesta sexta-feira (25), a inclusão da escola localizada na Passagem do Sargento no pacote de obras, e a climatização das três unidades de ensino. A notícia foi dada aos comunitários da Gangorra II e Fazenda Sobradinho (região do Salitre), nesta manhã durante as visitas. 


Nos últimos dez dias foram divulgadas 09 grandes ações para Educação de Juazeiro, dentre estas, a entrega de Lancha Escolar, Escola de Tempo Integral, cobertura da quadra do Paulo VI e intervenções em sete escolas do interior do município. A última visita será realizada neste sábado (26), em Baraúna. Todas as iniciativas são fruto de solicitações das plenárias do programa Prefeitura nas Comunidades e do projeto de governo que vislumbra a reestruturação da Rede Pública Municipal de Ensino. 


As decisões foram tomadas coletivamente, com a participação efetiva da comunidade, com direito a alterações finais. “Viemos noticiar hoje um pacote e resolvemos estendê-lo para atender aos pleitos da comunidade escolar. Íamos reformar e ampliar duas escolas aqui da região e mais uma entrou no projeto. Também vamos construir uma área coberta de lazer para os alunos, diretorias, cantinas e refeitórios. Estamos fazendo tudo a ‘quatro mãos’, pois quem vive a realidade sabe das reais necessidades. Procuramos discutir os projetos com quem vai ser beneficiado com a obra”, explicou o prefeito Isaac Carvalho. 


Segundo Clériston Andrade os pilares da Educação de Juazeiro fundamentam-se no investimento profissional (que inclui a valorização, remuneração e formação), projeto pedagógico, democratização das ações, e recuperação da estrutura física da rede. “Essa é uma linha que acreditamos. O que nós fazemos é pensar a longo prazo. Se vamos reformar, ampliar ou construir uma escola, procuramos fazer o melhor. Encontramos muitas unidades de ensino, que passaram por reformas em outras gestões, que estão com as instalações comprometidas, e isso não pode acontecer. Não fazemos maquiagem, queremos o melhor sempre para o aluno”, afirmou na ocasião. 


A diretora Katiane Soares, falou em nome da comunidade. “Trabalho nas três escolas e não me conformava com a reforma de apenas duas. Conversamos com o prefeito e ele prontamente nos atendeu. Também pedimos um espaço coberto e fomos atendidos. Então, só temos a agradecer essa sensibilidade. Com certeza, faremos uma grande festa na inauguração”, revelou. Seu Pedro Pereira de Almeida, da comunidade de Junco, pediu a palavra para fazer um reconhecimento, “agora temos um prefeito que está do lado do povo, que não se esconde em prefeitura. Estou muito feliz pelo interior do nosso município”. 


O presidente da Associação de Moradores da Fazenda São Francisco falou sobre a preocupação da atual administração com a educação. “Sempre fomos esquecidos. Muitos apenas prometeram. Agora acredito porque estou vendo, estou participando desse momento. Vamos ganhar três escolas climatizadas e esse é um grande presente”, ressaltou. Maria Eduarda, que cursa a 3ª série, também opinou, “os alunos estão felizes porque vão ganhar uma escola novinha e com mais espaço”. 


Visitas

Durante as visitas, o prefeito também conheceu o trabalho de algumas associações, como a de mulheres que estão trabalhando com o beneficiamento de frutas e fabricação de doces. “Fico feliz com essa iniciativa e vamos ajudar no que for possível”, garantiu. Isaac também falou sobre outras melhorias para o Salitre. “Estamos começando a recuperação de estradas e cascalhamento, além de estarmos pleiteando a melhoria no abastecimento de água. Sabemos que o déficit do poder público deixado pelas antigas gestões com o Salitre é alto e nós estamos procurando diminuir essa carência”, ponderou. 

Nenhum comentário: