sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Segunda Lancha escolar atenderá a comunidade de Quipá


Por Anna Monteiro/Seduc

A segunda Lancha Escolar de Juazeiro foi entregue na manhã desta sexta-feira (18), em uma solenidade simbólica na Orla Nova da cidade, que reuniu o prefeito Isaac Carvalho, o secretário de Educação e Esportes Clériston Andrade, equipe de governo, alunos das escolas que serão beneficiadas e comunidade. O novo transporte mudará a realidade dos estudantes da Ilha de Quipá – que dependem da locomoção aquática para chegar às unidades de ensino – oferecendo conforto e segurança. 

Segundo a professora Maria José Santos, a recente conquista beneficiará além dos estudantes, os pais e comunidade escolar. “Antes os alunos se arriscavam muito, alguns até faziam a travessia sozinhos, remando, ou passavam no barco a motor. Todo mundo ficava preocupado, com medo. Agora com a Lancha Escolar todos ficarão tranqüilos, pois segurança será a palavra de ordem”, afirmou.

Juliana Rodrigues, que cursa a 4ª série, demonstrou seu contentamento dizendo que não chegará mais atrasada à escola. “A gente tinha muita dificuldade para chegar no horário, mas não teremos mais esse problema. Estou feliz, a Lancha é bonita e está todo mundo animado”, revelou. A gestora Margarete Barbosa na ocasião comentou que a iniciativa melhorará o rendimento escolar, “com certeza cairá o número de faltas, atrasos e os alunos chegarão mais tranqüilos para aprender”.

As Lanchas Escolares foram adquiridas pela administração municipal junto ao programa Caminho da Escola, do Ministério da Educação. A primeira, que foi entregue em julho deste ano atende à comunidade da Ilha de Nossa Senhora, e a nova embarcação beneficia os alunos que estudam nas Escolas Municipais Euridice Ribeiro Viana e 25 de Julho. “Esta parceria já nos proporcionou a aquisição dos sete primeiros ônibus escolares da história de Juazeiro e duas embarcações. Fechamos o ano atendendo 100% das comunidades que precisam do transporte aquático, fato que nos deixa felizes”, ressaltou o prefeito Isaac Carvalho.

A nova lancha possui as mesmas especificações da anterior. Foi construída pela Marinha do Brasil em alumínio naval, com capacidade para 20 alunos e um lugar reservado para portadores de necessidades especiais. Possui todos os itens de segurança necessários, como colete salva-vidas e iluminação apropriada. “Esse é mais um momento marcante para Educação de Juazeiro. Os novos transportes escolares (ônibus e lanchas) são conquistas que devemos comemorar”, justificou o secretário Clériston Andrade. 

Nenhum comentário: