sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Alunos do programa Acelera Brasil participam de Gincana Educativa


Por Anna Monteiro/Seduc


Mais de 300 alunos da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro participaram nesta quinta-feira (08) de uma Gincana Educativa, que marcou o encerramento da 4ª unidade escolar. Foram convidadas turmas de 23 escolas que trabalham com o programa de Correção de Fluxo Acelera Brasil. A competição, que trabalhou os conteúdos vistos em sala de aula de forma lúdica, aconteceu no Ginásio de Esportes Aloísio Viana.

Divididos em equipes identificadas por cores, os estudantes procuraram mostrar tudo que aprenderam durante o ano. Eles resolveram problemas matemáticos, trabalharam a leitura e interpretação de textos, produção textual e habilidades criativas. “Essa gincana vale pontos e encerra a última unidade. Hoje eles revisaram os conteúdos programáticos, e aprenderam brincando. A idéia é uma prerrogativa do próprio programa, que nós abraçamos com muito carinho por reconhecermos os benefícios”, explicou a coordenadora Denise Simone Farias.

Os competidores aprovaram a iniciativa. Beatriz Cardoso de Brito, por exemplo, garantiu que se preparou bastante. “A professora avisou em sala que teria a gincana e nós procuramos estudar ainda mais para podermos ganhar. Não conhecia o ginásio, a gente nunca tinha saído da escola, então foi muito bom”, afirmou a aluna de 13 anos que estava com o grito de guerra da equipe verde na ponta da língua. Já Keville Araújo da equipe azul destacou o prazer de aprender brincando, “assim fica mais fácil e interessante. Acho que nos saímos bem”.

Segundo Alfreíza Almeida, gestora da Escola Municipal Dr. José de Araújo, o momento promoveu uma valorização. “Muitas vezes os alunos das turmas de correção de fluxo se isolam e alguns se fecham em um mundo que parece bem pequeno. Poder tirá-los dessa submersão é de uma alegria sem tamanho. Com a gincana eles puderam interagir, conheceram um novo lugar e, principalmente, conseguiram perceber que tem um mundo muito maior esperando por eles. Sem dúvida hoje eles se sentiram poderosos”, avaliou.

Nenhum comentário: