sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Escola de Tempo Integral solidifica a credibilidade da Rede Municipal


Por Anna Monteiro/Seduc


Todo o investimento feito nos últimos três anos na Rede Municipal de Ensino de Juazeiro tem gerado resultados, que podem ser observados diretamente na melhoria da qualidade do ensino público. Considerada a menina dos olhos do atual governo, a primeira Escola de Tempo Integral começa a tornar real o sonho de uma educação completa, e surge solidificando a credibilidade já conquistada pelo setor perante a população.


Prova disso é que alguns pais estão optando por transferir seus filhos de escolas particulares para a rede pública, como é o caso da educadora Josefa Cristina Evangelista, que atualmente exerce o cargo de gestora na escola Judite Leal Costa. “Tenho uma filha de nove anos que esse ano passará a estudar na Escola de Tempo Integral. A mudança representa minha confiabilidade na rede, na proposta de ensino e em toda equipe que hoje faz educação em Juazeiro. Tenho certeza de que agora ela terá uma qualificação melhor”, afirmou a professora.

Outros representantes de famílias e da comunidade – que assim como Josefa, participaram, na noite dessa quarta-feira (11), de uma reunião na capela do bairro São Geraldo, realizada pela Secretaria de Educação e Esportes com os interessados em conhecer um pouco mais do projeto – também demonstraram confiança, e o sentimento geral era de satisfação pelas novas oportunidades que serão geradas para as 145 crianças a serem beneficiadas nesse primeiro momento.

 O chefe de família José Valdo Santana foi a esse encontro promovido pela SEDUC com a esposa e a filha mais nova, e disse ter descoberto na Escola de Tempo Integral uma opção de qualidade para sua menina de oito anos. “Estou tirando ela de uma escola particular e trazendo para a de Tempo Integral, pois acredito que as possibilidades de aprendizado serão até maiores. Pagar uma escola hoje já está difícil e acaba não dando para fazer despesa com outros cursos. Na rede pública ela terá além do ensino regular, aula de inglês, música, informática, que no momento não estávamos podendo propiciá-la”, revelou o dedicado pai que também trabalha com educação.

 Representante do bairro, a vereadora Neguinha da Santa Casa foi conferir de perto as explicações sobre o funcionamento do projeto piloto. “Se tudo funcionar como foi colocado aqui hoje, tenho certeza que a escola será ótima. Vai ser bom para o São Geraldo e para os pais, que muitas vezes precisam trabalhar e não têm com quem deixar os filhos durante o dia. A iniciativa está de parabéns e o que é bom precisamos reconhecer”, comentou na ocasião. A moradora Lucilene Santana concordou com a edil e já garantiu a matrícula da neta. “Estou achando ótimo porque ela vai aprender mais e ficar longe da rua”, argumentou.

 A Escola de Tempo Integral

 A escola piloto de Tempo Integral está sendo construída no bairro São Geraldo e tem como proposta educar o aluno em sua plenitude, oferecendo ensino de qualidade e atividades complementares que auxiliarão na formação da cidadania. A iniciativa atende às solicitações das plenárias do programa “Prefeitura nas Comunidades”, e cumpre mais um compromisso de governo com a população.

A nova estrutura educacional contará com salas temáticas para o ensino regular, cozinha, refeitório, bateria de banheiros (para banho e escovação), laboratório de informática, e salas de artes e música. Os alunos, que permanecerão na unidade de ensino das 7h30 às 17h30, terão direito a quatro refeições diárias, sala de descanso com televisão e DVD, objetos de higiene pessoal (como toalha e escova), fardamento, além de atividades extras com horários programados. O acompanhamento psicológico semanal e de nutricionistas também já está garantido.

Segundo a Diretora de Ensino Fundamental, EJA e Educação Especial, Sônia Passos, a proposta maior da nova unidade de ensino é cuidar. “A escola será mais do que nunca a extensão do lar. Os estudantes voltam para casa com as lições já feitas e com a última refeição do dia. Além das disciplinas curriculares e extracurriculares os alunos aprenderão boas maneiras e cidadania.”, explicou.


Matrículas

Para garantir a vaga os pais ou responsáveis deverão comparecer à Unidade de Saúde da Família do São Geraldo, das 7h30 às 12h30 e das 14 às 17h30, de segunda a sexta-feira, portando duas fotos 3x4, xerox da certidão de nascimento do aluno, comprovante de residência e transferência ou declaração de escolaridade. A matrícula é para os alunos do 1º ao 5º ano, com idade entre 6 anos (a completar até 31 de março) e 10 anos e 11 meses até 31/12/2012. Mais informações pelos telefones: (74) 3612-3370 / 3383.

Nenhum comentário: