quinta-feira, 29 de abril de 2010

Tudo pronto para primeira eleição direta para Gestores das escolas municipais

Por Anna Monteiro/Seduc

Tudo pronto para primeira eleição de Diretores e Vice-diretores da Rede Municipal de Educação de Juazeiro, que acontece nesta sexta-feira (30). As urnas, cedidas pelo Cartório Eleitoral, já foram enviadas às unidades escolares onde haverá votação, os fiscais de cada chapa e as Comissões Eleitorais estão treinados e instruídos, e o transporte funcionará normalmente, inclusive no interior, atendendo alunos, pais e responsáveis.

A votação terá início às 8h, e para as escolas que funcionam nos turnos da manhã e tarde, acontecerá até as 17h. Para as unidades que possuem os três turnos o horário se estende até as 20h. As urnas serão apuradas imediatamente após o fim da votação, na mesa escrutinadora, sob a supervisão dos fiscais e da comissão.

Os resultados serão registrados em ata, os votos devolvidos às urnas, que serão lacradas e encaminhadas a SEDUC. As urnas do interior virão em carros que serão disponibilizados no sábado pela manhã (01 de maio), e neste caso a coordenação geral solicita que os presidentes das comissões estejam no local para realizar a entrega.

O resultado oficial sairá no dia 12 de maio. “Precisamos desse tempo por conta de eventuais recursos que algum candidato possa vir a utilizar, e de outros trâmites legais”, explicou a coordenadora geral, Lucinete Alves. Nos locais onde não houver votação, pela ausência de candidatos inscritos, o gestor deverá ser indicado pela comunidade e pelo Prefeito Municipal.

Poderão votar nesta sexta-feira, alunos com idade igual ou superior a 12 anos; pai, mãe, ou responsável legal por estudante regularmente matriculado; professores e servidores públicos municipais estáveis e/ou efetivos, ambos em exercício de suas atividades.

O processo será acompanhado pelas Comissões Escolares Eleitorais, constituídas por 1 representante do Conselho Escolar; 1 pai, mãe ou representante legal dos estudantes; 1 professor; 1 servidor administrativo; e 1 aluno com idade igual ou superior a 18 anos. As Comissões Escolares trabalharão em conjunto com a Comissão Central e terão papel de supervisão no processo. A posse dos eleitos acontecerá dia 01 de junho.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

Nenhum comentário: