sábado, 1 de maio de 2010

Compromisso cumprido: Diretores e Vice-Diretores são eleitos por voto direto em Juazeiro

Texto de Anna Monteiro/Seduc

Um ato de civismo, cidadania, e democracia foi realizado nesta sexta-feira (30), por centenas de alunos, pais, responsáveis, e servidores, que escolheram pelo voto os Diretores e Vice-diretores das escolas da Rede Municipal de Educação de Juazeiro. Por direcionamento do Prefeito Isaac Carvalho, a Lei da Gestão Democrática se fez cumprir, e a Secretaria de Educação (SEDUC) realizou a primeira eleição direta para os cargos, transformando o momento em um marco para a educação do município.

Com a iniciativa foram asseguradas a participação dos servidores públicos municipais, e da comunidade na gestão das escolas; estabelecidas condições de gerenciamento competente e democrático, tornando mais efetiva a autonomia pedagógica, administrativa e financeira das unidades de ensino; e reafirmados os princípios, oriundos da legislação brasileira, que norteiam a gestão educacional em Juazeiro: integração, transparência, liberdade, pluralismo, igualdade, valorização e avaliação.

Segundo a Comissão Eleitoral Central, a votação aconteceu como o previsto, de forma organizada e sem maiores sobressaltos. “Preparamos tudo com bastante antecedência, o que nos deu a tranquilidade necessária no momento eleitoral. Tivemos um bom colegiado e podemos dizer que as expectativas foram superadas. Logo após o horário de encerramento os votos começaram a ser apurados pelas Comissões Eleitorais Escolares e os resultados então registrados em ata. Oficialmente serão divulgados dia 12 de maio, por conta de questões legais”, explicou a coordenadora do processo, Lucinete Alves.

O prefeito Isaac Carvalho conferiu de perto a eleição na escola Leopoldina Leal, e disse estar muito satisfeito com a mudança de paradigma. “Democracia é para ser exercida na prática. Temos que rever hábitos antigos e ter a coragem para mudá-los. Realizar a primeira eleição direta para diretor é construir a educação com a participação de todos, inclusive da comunidade. Temos certeza que teremos um salto na qualidade da educação, pois esta ação está integrada a toda política educacional deste município, que tem como prioridade o aprendizado do aluno”, destacou. O prefeito dará posse aos eleitos no dia 01 de junho.

Widney Israel Alves da Silva, de 12 anos, estuda no Colégio Municipal Paulo VI e conta sua primeira experiência com o voto, “estou muito feliz de poder dizer quem eu quero para diretor. Me sinto cidadão. Fiquei até emocionado, e espero sempre poder contribuir com a minha opinião”. Paola Ferreira, de 14 anos, também expressou suas sensações, “esse é um momento muito importante para nossa cidade, e um bom exercício de cidadania para nós adolescentes”.

O secretário de Educação, Plínio Amorim, explicou que esse foi um grande compromisso de campanha, agora cumprido por Isaac Carvalho. “É preciso um gestor competente, sensível e comprometido com a população para ter iniciativas como essa. Isaac torna a educação um espaço livre das amarras negativas da política e quem ganha com isso é Juazeiro. Esse é um momento histórico e estamos muito felizes de conseguir torná-lo real”. Gilmar Miranda dos Santos, pai de aluno, votou e ratificou as palavras do secretário, “agora de fato começam as mudanças, pois estamos exercendo nossos direitos, como tem que ser”.

Os candidatos ao cargo realizaram um exame para aferição de conhecimentos, pelo Curso de Formação em Gestão e tiveram um período para realizar campanha. Agora a expectativa é pelo resultado das urnas. “Estamos ansiosos, pois trabalhamos pra valer. A comunidade e os estudantes passam a ter um papel de destaque nesse cenário e acreditamos que juntos somos mais fortes, que educação se faz com a participação de todos. Agora é esperar e quem sabe comemorar”, ponderou a concorrente Deijalva de Oliveira.

Fo
nte: www.juazeiro.ba.gov.br

Nenhum comentário: