sábado, 30 de outubro de 2010

Estrutura do IFBA já está preparada para receber alunos

A estrutura física que vai atender aos estudantes da primeira turma do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA) no núcleo de Juazeiro, já está preparada para receber os alunos no início do semestre letivo.

O núcleo avançado vai funcionar na antiga Companhia de Navegação de Juazeiro contando com salas climatizadas e oferecendo total conforto aos alunos. “Os professores já foram selecionados e a estrutura já esta pronta garantindo qualidade de ensino e um ambiente favorável a aprendizagem”, destacou o chefe de gabinete, Roosevelt Duarte, coordenador da comissão responsável pela vinda do IFBA pra Juazeiro.

As aulas do primeiro curso do IFBA em Juazeiro terão início na próxima quarta-feira (03), numa turma formada por 40 alunos aprovados em processo seletivo para técnico em Comércio.

Ascom PMJ

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Fanfarra do Paulo VI vence mais uma etapa de concurso estadual

A Fanfarra do Colégio Municipal Paulo VI foi a grande vencedora da segunda etapa do I Concurso de Bandas e Fanfarras promovido pela Liga Cultural de Bandas Musicais da Bahia (Licbamba). A fase que definiu os concorrentes da próxima etapa foi realizada no município de Serrinha no dia 24 de outubro.

A etapa seguinte do concurso será no próximo dia 13 de novembro em Itapicuru quando serão definidos os participantes que se apresentarão na grande final a ser realizada dia 5 de dezembro, em local a ser escolhido. A Fanfarra do Colégio Paulo VI, tem o apoio da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação.

Ascom PMJ

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Juazeiro ganha núcleo do IFBA


Juazeiro viveu na noite desta quinta-feira (21) um momento histórico da sua Educação. A Aula Inaugural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA) realizada no auditório da Secretaria de Educação (Seduc) marcou o início das atividades do núcleo no município. Os alunos aprovados no processo seletivo para o curso Técnico de Comércio puderam conhecer de perto a história do instituto e o caminho percorrido para a chegada na cidade. Estiveram presentes na Aula, o prefeito Isaac Carvalho, o secretário de Educação, Plínio Amorim, o presidente da Câmara, Crisóstomo Lima, o diretor do IFBA, Arleno José de Jesus, dentre outras autoridades da área educacional e comunidade em geral.

A implantação do núcleo de Juazeiro foi possível graças ao empenho do município, que será responsável por toda estrutura física e pelo material humano. O governo federal, através do Ministério da Educação garante a Gestão de Ensino. “É uma satisfação chegarmos a esse dia depois de tanta luta, e principalmente muito empenho do prefeito Isaac. O que queremos não é só esse núcleo por que a cidade merece muito mais, pela ousadia do seu povo. Certamente conseguiremos mais coisa e esse começo nos renova pra outras conquistas”, destacou o chefe de gabinete, Roosevelt Duarte, um dos coordenadores da comissão responsável pela vinda do IFBA pra Juazeiro.

O núcleo avançado de Juazeiro será vinculado ao campus de Paulo Afonso e inicialmente oferece 40 vagas para o curso de Técnico em Comércio. O prefeito Isaac Carvalho que também tem origem no ensino técnico, falou da satisfação pela vinda do núcleo do IFBA. “É uma alegria o inicio de mais uma atividade que trará desenvolvimento para Juazeiro, já que acreditamos ser a educação a base para o crescimento de uma cidade”, ressaltou o prefeito Isaac. Para o diretor do IFBA, campus Paulo Afonso, Arleno José de Jesus, é inadmissível uma cidade do porte de Juazeiro não ter um instituto federal. “Graças ao esforço do prefeito Isaac Carvalho trouxemos esse núcleo para o município que é o passo mais curto para a implantação de um campus. A escola técnica dá base, é diferencial”, afirmou o diretor.

Durante a aula inaugural foram apresentados os objetivos do curso oferecido em Juazeiro e a matriz curricular. O semestre letivo terá inicio em 3 de novembro e o núcleo funcionará na antiga companhia de navegação de Juazeiro. “A minha expectativa é grande como a da maioria dos alunos aqui presentes. É um sonho realizado a chegada do IFBA em Juazeiro”, pontuou Michele Santos, que está entre os 40 alunos da primeira turma do núcleo.

Fontes: Ascom PMJ / Blog do Geraldo José

O Ministério Público Estadual em parceira com a Secretaria de Educação (Seduc) e entidades representativas como o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e Comissão Pastoral da Terra (CPT), promoveu ontem (21) mais uma aula diferente a bordo de uma embarcação nas águas do Rio São Francisco. A segunda aula de campo, das quatro a serem realizadas pelo projeto, envolveu crianças e adolescentes da Escola Municipal Argemiro José da Cruz que puderam conhecer melhor o ambiente do qual fazem parte. “Nosso objetivo é envolver e possibilitar aos alunos conhecer e vivenciar esse ambiente que muitas vezes não têm contato, possibilitando um momento de diálogo, troca e aprendizagem e a partir de então espalhar a idéia para outras escolas”, destacou Cícero Felix, um dos organizadores do evento.

Ao longo do percurso no Rio São Francisco foi feito um trabalho educativo, recreativo e de conscientização. Os alunos fizeram uma viagem pelo tempo através de fotografias, teatro de fantoches, músicas e aula dinâmica de história. O secretário de Educação, Plínio Amorim, destacou a aula diferenciada. “A Secretaria fica feliz quando momentos como estes acontecem. Esse é um grande laboratório do qual devemos desfrutar e captar o máximo de conhecimento. Tudo que vier a contribuir com a aprendizagem é válido”, ressaltou o secretário.

A promotora de Justiça, Luciana Khoury, idealizadora do projeto, explicou o trabalho feito pela promotoria na proteção ambiental e fez uma explanação acerca dos bens ambientais, uso indevido de agrotóxicos e a importância da fiscalização integrada e a prevenção dos danos a natureza. “Todos têm obrigação de cuidar do meio ambiente e a consciência desse cuidado é o mais importante. A partir da prevenção dos danos causados a natureza muitos problemas podem ser evitados e teremos um meio melhor pra se viver”, comentou. De acordo com a promotora, o projeto “Navegando no Velho Chico” é custeado pelas pessoas que cometem crimes ambientais. “É uma forma de punição que contribui com a educação coletiva”, completou Khoury.

Ao final do passeio ficou decidido que após o encerramento do projeto será feita uma coletagem dos textos, fotos e ilustrações produzidas pelos alunos para que se faça um livro documentário. “Estou encantado com o que vi, com o envolvimento de todos e isso precisa ser registrado da melhor maneira possível”, finalizou Plínio Amorim.

Fabiana Diniz Ascom PMJ



Fonte: www.geraldojose.com.br

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Juazeiro comemorou o Dia do Professor

Por Fabiana Diniz/Seduc

“Ser professor é buscar dentro de cada um de nós forças para prosseguir, mesmo com toda pressão, toda tensão, toda falta de tempo”, foi com essa frase que centenas de professores de Juazeiro, das redes municipal, estadual e particular, foram recepcionados, em momento de muita comemoração, pelo Dia do Professor.

Nesse dia especial para os educadores, as entidades sindicais em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) e Direc-15 organizaram nesta sexta-feira (15) uma programação especial no Country Club. Um café da manhã recepcionou a todos e um show de voz e violão trouxe ainda mais descontração. “Essa integração entre todos os professores é muito importante, é nosso dia e temos que aproveitar”, comentou a professora Maria do Socorro.
De acordo com o professor Gilmar Nery, um dos organizadores do evento, a categoria tem muitas conquistas para festejar. “Nós professores temos muito que comemorar, são muitos os avanços alcançados na nossa área, hoje no município, por exemplo, já temos salas climatizadas e uma frota de ônibus escolar, e isso nos dá melhores condições de trabalho”, ressaltou Nery.

Para o professor Plínio Amorim, secretário de Educação do Município, esses avanços conseguidos são estímulos para que o resultado na sala de aula seja cada vez melhor. “O professor hoje tem muitos motivos pra comemorar. Temos um cenário na educação muito melhor daquele que encontramos; um reajuste salarial nunca dado anteriormente, licença prêmio, eleição direta para diretores e vice, formações continuada; então esse conjunto de fatores nos encoraja ainda mais a procurarmos fazer com que essas coisas boas reflitam na sala de aula e no aprendizado”, destacou o secretário.

Na programação os professores ainda participaram de diversas atividades recreativas, competições esportivas, sorteios de brindes e um almoço dançante.

Fonte:
www.juazeiro.ba.gov.br

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Ser professor

por Clériston Andrade

Não sou capaz de definir plenamente o alcance do trabalho de um professor. Ninguém o é, afinal. Mas nunca me faltou ousadia pra tentar.

Creio que um educador vaga, em todas as suas ações, entre o ético e o estético. Ele caminha pelas veredas da ordem, da sistematização do pensamento e da busca dos valores que norteiam as relações humanas. Contudo, ele também percorre o caminho da beleza, da sublimidade, da percepção do transcendente que dá sentido a todas as coisas.

A missão de quem educa vai além do que se vê. Um aluno não é assim, simplesmente, “um aluno”. É uma história, vários sonhos ou nenhum sonho, vários projetos ou anelo por um projeto para sua existência. Um aprendiz é vida com todas as suas inquietações, dúvidas, certezas, anseios... Não meramente um número, um recipiente de informações...

Numa aula, um simples gesto pode desencadear uma grande história. Um ato impensado, porém, e uma história pode ser impedida. Uma singela palavra faz surgir uma perspectiva. Também uma simples palavra, entretanto, pode fazer uma barreira se levantar.

Um professor pode ser caminho e pode ser muro, fazer nascer e fazer morrer, ressurgir e sucumbir. Tudo isso em gestos sutis ou contundentes, apaixonados ou indiferentes.

Não existe ninguém que possa ter prescindido de um mestre. Ninguém que tenha aprendido sozinho. Ninguém que não tenha necessitado descobrir, perguntar, saber, conhecer. Ninguém há que não tenha precisado de um professor, tenha sido ele catedrático ou não.

Enfim, não sou capaz de definir um professor, mas sou incapaz de não perceber a sua importância.

Aos mestres, com carinho e reconhecimento.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Seduc divulga relação das inscrições deferidas e indeferidas no concurso de remoção de servidores

RELAÇÃO DAS INSCRIÇÕES DEFERIDAS E INDEFERIDAS NO CONCURSO DE REMOÇÃO DOS SERVIDORES DE 2010

A COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DOS PEDIDOS DE REMOÇÃO dos servidores públicos municipais lotados na Secretaria Municipal de Educação, divulga, nos termos do item 3 do Edital nº 005/2010, a relação dos servidores que tiveram suas inscrições deferidas e indeferidas:


1. SERVIDORES COM INSCRIÇÕES DEFERIDAS:

- Adriana Cristina Alves de Aquino
- Antônio Marcos da Silva Xavier
- Avanete Amorim de Carvalho
- Cátia Regina Dias da Silva
- Sirlene Ferreira dos Santos
- Cremilda Braga dos Santos
- Geane Rodrigues da Silva
- Guiomar Celestino da Paixão
- Joana D´arc Rodrigues
- Ladjane Custodio Oliveira
- Lêda Cristina Gonçalves
- Lilian Maria dos Santos Leal
- Lilian Oliveira dos Santos
- Maria de Fátima Alves da Silva
- Maria Veronilde de Araújo
- Margarete Moraes de Castro
- Regina Gonçalves Bonfim Gomes
- Rozana Castro Nascimento
- Rozimeire Valéria Pereira
- Selia Maria Lima
- Solange Araújo Granja
- Vera Lúcia Gonçalves Lino
- Vivalva Maria Bacelar
- Edna do Nascimento
- Edilma Silva Araújo
- Iolanda Lopes Oliveira
- Patrícia da Silva Teodoro


2. SERVIDORES COM INSCRIÇÕES INDEFERIDAS:

2.1. Pelo motivo de não se enquadram no requisito do art. 37, § 1º da Lei nº 1.973/2008, qual seja, não possui 03 (três) anos de efetivo exercício na unidade escolar que se encontra lotado:

- Claudirene Cazé Uzumaki
- Cristiane Gonçalves de Oliveira
- Dirlene Maria dos Santos
- Ednalda Luna de Sousa
- Eliete Souza Ribeiro
- Lucielma Ferreira
- Maria da Purificação Marques de Souza
- Maria José Oliveira S. de Arimateia
- Maria Oneide Oliveira Passos
- Ocelma Maria do Nascimento
- Perpétua do Socorro de O. Moraes
- Sandra Conceição da Silva
- Silvana Coelho de Araújo
- Umbelina da Cruz Martins

2.2. Pelo motivo de exercer cargo ou função incompatível com o exigido para o deferimento das remoções, qual seja cargo efetivo:

- Maria de Lourdes S. Pereira Ribeiro
- Lusilena Pires de Jesus