terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Encontro de Educadores promove reflexão e motiva profissionais da rede

O Encontro de Educadores 2011 foi marcado pela renovação das propostas político-pedagógicas para Rede Municipal de Ensino de Juazeiro, entrega da primeira Proposta Curricular da história do município e anúncio de aquisição de mais dez Centros de Educação Infantil e sete quadras poliesportivas cobertas. O evento aconteceu durante a manhã desta quarta-feira (01), na I Igreja Batista, e reuniu 1800 profissionais da educação, que na oportunidade também receberam premiações e puderam apreciar a palestra do conferencista Vasco Moretto.

No primeiro mome
nto do encontro foram destacados alguns avanços conquistados pelo setor e a importância destes para melhoria da qualidade da educação municipal. Valorização dos educadores, através de políticas específicas como recuperação salarial, gestão democrática e concurso para área; melhorias na infraestrutura com a reforma e climatização de algumas unidades de ensino; e reestruturação do projeto pedagógico por meio da Proposta Curricular que servirá como guia para os professore foram alguns dos destaques apresentados pelo secretário de Educação, Plínio Amorim.

Na opinião do presidente da APLB-Sindicato, Antônio Carlos, é importante que se destaque estas captações. “Temos que ressaltar o que é bom, porque muita gente não enxerga. A atual gestão conseguiu recuperar o nosso salário em mais de 36%, e estamos no diálogo para realizar outra revisão de percentual até junho. Através de uma iniciativa ousada algumas escolas começam a ser climatizadas, promovendo o acesso a direitos que só uma pequena elite da educação possui. Também estamos fechando a realização de uma assembléia para discutir o plano de cargos e salários para o magistério e a previdência própria. Então, não adianta a crítica dizer que somos subservientes, pois o que nós fazemos é reconhecer o trabalho e esforço de um governo que trata educação como prioridade”, afirmou.

Feliz com o momento vivido pelo segmento no município, o prefeito Isaac Carvalho aproveitou para anunciar a parceria com o governo federal para aquisição de mais 10 creches e 7 quadras poliesportivas. “Juazeiro tem se destacado nas discussões do Ministério da Educação, e em breve anunciaremos oficialmente os novos investimentos. Não temos feito nenhum milagre ou favor, é apenas nossa obrigação empregar corretamente os recursos da educação”, declarou o gestor.

Durante o evento, representantes das escolas municipais das regiões de Massaroca, Itamotinga, Abóbora e Salitre, receberam das mãos do prefeito as chaves dos novos ônibus escolares, que fecham a frota de sete adquiridos em 2010, através do programa Caminho da Escola. E o representante de Carnaíba, Adalto Rodrigues recebeu simbolicamente a Primeira Proposta Curricular.

Para o secretário Plínio Amorim, poder iniciar o ano letivo com um encontro que reúne professores, coordenadores pedagógicos e gestores, proporcionando uma reflexão a respeito do atual cenário vivido pela educação, é essencial para traçar as metas para 2011. Amorim também reafirmou alguns compromissos com a classe, “o prefeito já assinou um pacto de compromisso com o Ministério Público, no qual se compromete a efetuar a licitação da empresa que realizará o concurso para professores até maio. Nossa perspectiva é de que até junho possamos realizar as provas, para que em dezembro possamos contratar os aprovados”.

Secom PMJ

Nenhum comentário: