sexta-feira, 26 de março de 2010

Prova de seleção para alfabetizadores da rede municipal de ensino acontece neste domingo (28)

Por Anna Monteiro/Seduc

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) informa que neste domingo (28) será realizada a primeira fase de seleção para professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino. O processo seletivo interno, que conta com a coordenação do Instituto de Desenvolvimento Social e Ambiental (IDESAB) e o Instituto “Rumos” da Educação, terá início com a aplicação de prova escrita, composta por 35 questões objetivas e 05 questões subjetivas, de caráter eliminatório e classificatório. O exame compõe a primeira etapa de certificação.

Os candidatos farão prova no Departamento de Ciências Humanas da UNEB, e deverão portar documentos pessoais. Os portões serão fechados às 8h e a prova terá duração de 03h. Os educadores selecionados passarão por entrevista que irá classificá-los a participarem da última etapa, a qual constará de prova de títulos. O resultado final será divulgado no dia 13 de abril.

terça-feira, 23 de março de 2010

I Fórum Regional discute “Mais Educação”

Por Anna Monteiro/Seduc

O comitê do “Mais Educação” do Vale do São Francisco realizará nos próximos dias 25 e 26 de março (quinta e sexta-feira) o I Fórum Regional do Programa Mais Educação voltado para a ampliação do tempo de permanência do aluno na escola. O evento acontecerá no Centro de Cultura João Gilberto e no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), das 8 às 12h e das 14 às 18h. Com o objetivo de discutir a implementação e trocar experiências, o Fórum conta com a parceria das Secretarias de Educação de Juazeiro (SEDUC) e de Petrolina, Univasf, governos do estado de Pernambuco e da Bahia, e Ministério da Educação (MEC).

Além dos representantes de Juazeiro e Petrolina, foram convidados articuladores, gestores e alunos de Salvador e Recife, que já têm o programa implantado. A Diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania do MEC, Jaqueline Moll, será uma das palestrantes do primeiro dia, e trabalhará o tema “Panorama Nacional e Regional do Mais Educação”. Também fazem parte da programação a apresentação de experiências exitosas; lançamento do Núcleo de Apoio a Educação Básica da Univasf; e a palestra “Educação Integral no Semi-árido: Velho Chico Educador”.

São esperadas mais de trezentas pessoas para o encontro que formatará a política da Educação Integral na região. “O Vale realizará o Fórum para discutir implementação, Recife e Salvador trarão experiências exitosas, e temos ainda convidados de Garanhuns, que participarão como ouvintes. 30 escolas municipais e 10 estaduais de Juazeiro ganharão o programa e em Petrolina serão 17 do município e 25 do estado. A previsão é que a partir de abril os alunos já comecem a passar mais tempo na escola, ou pelo menos as sete horas propostas no novo modelo de educação”, explicou a coordenadora do Mais Educação da SEDUC, Cristina Paixão.

“Mais Educação”

O programa é uma iniciativa do governo federal que tem como prioridade contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes, e jovens, articulando, a partir do projeto escolar, diferentes ações, projetos e programas nos estados, Distrito Federal e municípios.
Criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos: acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

Visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos através do Programa de Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.

*Com informações do Ministério da Educação (MEC)

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

domingo, 21 de março de 2010

Divulgada lista de aprovados na primeira fase do Processo de Certificação dos Gestores

O Instituto de Desenvolvimento Social e Ambiental (IDESAB), responsável pela primeira fase do Processo de Certificação dos Gestores – promovido pela Secretaria de Educação de Juazeiro, divulgou nesta sexta-feira (19), a lista dos aprovados. Conforme Edital Nº 01/2010 de 12 de fevereiro de 2010, foi considerado aprovado o candidato que obteve, no mínimo, 50% (cinqüenta por cento - 20 acertos).

Os candidatos participarão da fase seguinte - Curso de Formação em Gestão - com carga horária total de 40h, distribuídas em 05 dias no período de 22 a 26 de março de 2010 no prédio da Faculdade de Ciências Educacionais (FACE), localizada à Rua Antônio Curso nº 8, Centro – Juazeiro-BA.

Clique aqui para acessar a relação.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Educadores recebem Coleção do Professor Alfabetizador

Os professores das series iniciais do Ensino Fundamental participaram, nesta sexta-feira (19) e sábado (20), de mais um encontro de formação do Programa AlfabetizAção. Na oportunidade, os educadores receberam a Coleção do Professor Formador – livro de fundamentação teórico-metodológica, elaborado pela equipe da SEDUC.

Esta é a primeira vez que uma equipe da Secretaria da Educação elabora o seu próprio material estruturado para a formação continuada. A coletânea oferece subsídios que instrumentalizam o professor para uma melhor utilização dos livros didáticos do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), além de propor diversas estratégias metodológicas que visam cooperar com a alfabetização dos alunos.

Durante este ano, diversos encontros de formação já foram realizados e envolveram profissionais de diversas modalidades de ensino. Abaixo, confiras fotos das formações de EJA, Educação Infantil, Ensino Fundamental e do lançamento do Projeto Aproximando, do Programa AlfabetizAção e da Coleção do Professor Alfabetizador.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Projetos de incentivo à leitura são apresentados em Juazeiro

Por Anna Monteiro e Raphael Leal/ASSCOM

Balas, pirulitos, bolas de sabão, personagens e cenários de histórias infantis decoraram na manhã desta segunda-feira (15), o palco para apresentação dos três programas que compõem a Política de Alfabetização da Rede Municipal de Ensino 2010 (Aproximando, É Hora de Ler e AlfabetizAção). O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) e os convidados puderam experimentar parte da metodologia que será aplicada em sala de aula, que implica no despertar para a leitura através das mais variadas expressões artísticas e incentivos. Na ocasião também foram entregues 15 mil livros paradidáticos, e a primeira proposta curricular do município.

O grande foco dessa ação é desenvolver nos alunos o hábito de ler, expressar-se oralmente e produzir textos, de maneira prazerosa. O primeiro projeto lançado pela SEDUC em 2009, “É Hora de Ler”, realiza um efetivo apoio didático na sala de aula, através da distribuição de livros de literatura infantil, específicos para cada ano/série – com os livros entregues nesta segunda etapa, somam-se 25 mil. Dentro da proposta do “AlfabetizAção”, os docentes receberam a Coleção Professor Alfabetizador, contendo elementos básicos de orientação.

Já o “Aproximando”, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (SECETLA), em parceria com a SEDUC e com a Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS), é parte da política de fomento a cultura, tendo como elementos principais a utilização das artes como ferramenta de educação. Tem como objetivo incentivar o hábito da leitura através das linguagens artísticas como dança, teatro, música e pintura para os alunos do Ensino Fundamental de 10 escolas da rede e de 7 núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Dez arte-educadores trabalharão no projeto, contribuindo com a formação de novos leitores.

O titular da pasta da Educação, Plínio Amorim, falou sobre a política e a correlação entre os três programas lançados nesta segunda-feira. “Elaboramos uma proposta curricular de acordo com a nossa política de educação, e então criamos projetos para que possamos alcançar nossas metas. Esse é um fato novo, e dentro da nossa lucidez começamos a enxergar que estamos iniciando uma bonita história. Os programas lançados hoje servirão de base para uma educação de qualidade e principalmente para que cada aluno seja alfabetizado dentro da idade correta. Acreditamos que a leitura é o caminho, pois depois que uma criança aprende a ler, ela pode começar a traçar novos rumos”.

Além de Amorim, também esteve presente o prefeito Isaac Carvalho, a secretária de Desenvolvimento e Igualdade Social, Maria José e Pedro Alcântara Filho, secretário de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer, além do público formado por gestores e educadores. Para Pedro Alcântara Filho, o “Aproximando” demonstra o diálogo estabelecido pelas secretarias municipais, além da importância do projeto. “Temos que parabenizar a equipe que construiu o projeto, pela viabilidade e importância social que o projeto promove, incentivando o hábito da leitura através das ferramentas artísticas. Esperamos obter um grande sucesso nesse projeto, até mesmo pela parceria na execução das ações, com o apoio das outras secretarias”, enfatizou.

Segundo Maria José o trabalho também terá forte influência para as crianças do PETI. “O contato com a leitura pode levar os jovens a descobrir outras oportunidades e construir uma melhor formação”, concluiu. Quem também prestigiou o evento foi o poeta e escritor juazeirense Luis Galvão, compositor dos Novos Baianos. Ele ressaltou a importância de incentivar a leitura com o alinhamento das políticas de educação, cultura e social. “As pessoas e os espíritos se alimentam de educação e cultura. A leitura é um componente. Parabéns a prefeitura por esse projeto”, declarou.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

sábado, 13 de março de 2010

Divulgado gabarito do exame para o Processo de Eleição para Diretores e Vice-diretores

O Instituto de Desenvolvimento Social e Ambiental (IDESAB), responsável pelo exame do Processo de Eleição para Diretores e Vice-diretores da Rede Municipal de Educação de Juazeiro, divulgou nesta quinta-feira (11) o gabarito das provas, realizadas no dia 10 de março. Os candidatos que obtiverem 50% de aprovação na avaliação irão participar do Curso de Formação em Gestão, com carga horária de 40h, iniciando no dia 22 de março. Clique aqui e acesse o gabarito.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Do Blog do Carlos Britto: A emoção de Plínio Amorim

por Carlos Britto

O Secretario de Educação de Juazeiro, Plínio Amorim ficou visivelmente emocionado ao discursar durante a solenidade de entrega da reforma e ampliação do Educandário João XXIII na manhã de ontem (11). O professor Plínio ficou com os olhos marejados de lágrimas ao contar que uma das professoras da escola teria lhe dito que ele entraria para a história da educação de Juazeiro se construísse o muro da escola que anteriormente era uma cerca de arame farpado. “Eu me emociono porque fazer a construção de um muro faria entrar para a história da educação de uma cidade de quase 300 mil habitantes mostra a irresponsabilidade com que a minha cidade mãe foi gerida ao longo desses anos”.

Plínio fez questão de ressaltar também outras conquistas na área, como a construção de creches na cidade. ”Nós vamos sim entrar para a historia de Juazeiro, não pelo muro, não pela reforma da escola, não pelo laboratório de informática, não necessariamente porque nós estamos entregando o primeiro ônibus público da historia de Juazeiro escolar, mas pelo esforço, pelo trabalho que estamos realizando. Juazeiro tem 20 anos que não constrói uma creche. O Brasil inteiro mendigou ao ministério da educação uma dessas creches, Juazeiro conseguiu cinco”.

Do blog do Carlos Britto: Uma foto e um sonho

por Carlos Britto

Pouco acostumados a “coisa nova” no serviço público, esses alunos foram flagrados mais que admirando esse bonito ônibus, novinho, que acabou de ser adquirido pela secretaria de Educação de Juazeiro. Chegou apenas um dos três que estarão à disposição dos alunos. Esses serão os primeiros transporte escolar público da cidade.

Detalhe: O ônibus tem cinto de três pontas, som ambiente, cadeira de rodas e ar condicionado.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Prefeito Isaac entrega escola reestruturada em Juazeiro

O prefeito Isaac Carvalho e o secretário de Educação Plínio Amorim, entregaram na manhã desta quinta-feira (11) à Juazeiro mais uma unidade de ensino totalmente reformada e ampliada. Além da Escola Municipal Educandário João XXIII, localizada no bairro Piranga, que ganhou estrutura nova, foi apresentada à comunidade a frota de veículos que está sendo renovada. O primeiro dos três ônibus adquiridos através do projeto “Caminho da Escola”, do Ministério da Educação, já chegou à cidade e fará o transporte de alunos na zona rural.

Emocionado, Plínio Amorim, relembrou a primeira visita que fez a escola. “Quando estive aqui não acreditava no que via. Uma unidade de ensino, dentro da cidade, em tais condições. Lembro-me bem das palavras de uma professora que disse: se o senhor quiser entrar para a história da educação de Juazeiro, construa o muro desta escola. Esse é um dever de qualquer governo para com a sociedade, e não um favor. Dar dignidade e tratar com respeito às pessoas é uma obrigação. A única coisa que queremos com todo esse trabalho é que no fim de tudo o aluno aprenda e fique mais sabido”.

Após as apresentações de música, repente e do agradecimento dos alunos, o gestor municipal falou sobre a importância da educação. “Era impossível ver o que estava acontecendo aqui e não fazer nada. Essa é uma mudança de comportamento, tratamento e de visão. Uma casa se começa a construir pelo alicerce, e esse ninguém vê. Investir em educação é investir na base, em oportunidades, e no desenvolvimento”.

Sobre a renovação da frota e aquisição do primeiro transporte público escolar de Juazeiro Isaac Carvalho acrescentou, “a rede municipal de educação é muito grande, e precisamos estruturá-la para darmos respostas rápidas. Não podemos ficar esperando para resolver um problema em uma escola localizada nos bairros mais carentes ou no interior. Os alunos jamais devem ser prejudicados. Mais dois ônibus escolares chegarão em breve, atendendo a demanda do interior e servindo de apoio as atividades de campo da sede”.

Na reforma foram construídas sala de professores, laboratório de informática, ampliadas cozinha e secretaria, e os banheiros foram adequados com acessibilidade a portadores de necessidades especiais. Além disso, a unidade ganhou uma pequena quadra, para realização de atividades esportivas e de lazer, e o muro foi levantado para dar segurança e tranquilidade às crianças e profissionais. As salas ganharam revestimento em cerâmica até uma altura de dois metros, pintura em esmalte, grade nas janelas, e a madeira do telhado tem proteção anticupim.

terça-feira, 9 de março de 2010

Escola Municipal Educandário João XXIII será entregue reformada e ampliada nesta quinta-feira (11)

Por Anna Monteiro/Seduc

A Prefeitura Municipal de Juazeiro entregará à comunidade nesta quinta-feira (11), às 10h, a Escola Educandário João XXIII, localizada no bairro de mesmo nome, totalmente reformada e ampliada. O Educandário João XXIII foi encontrado pela atual gestão tendo uma cerca de arame farpado como muro. Com a reforma foram construídas sala de professores, laboratório de informática, ampliadas cozinha e secretaria, e os banheiros foram adequados com acessibilidade à portadores de necessidades especiais. Além disso, a unidade ganhou uma pequena quadra, para realização de atividades esportivas e de lazer, e o muro foi levantado para dar segurança e tranquilidade às crianças e profissionais.

No início do mês de fevereiro o prefeito Isaac Carvalho, acompanhado do engenheiro responsável pela obra, e equipe de governo, conferiram de perto o andamento das obras. Na ocasião a avaliação do gestor municipal foi bastante positiva, “estamos investindo recursos próprios para mudar a cara da educação de Juazeiro. Queremos qualidade, e estou satisfeito com o que vimos aqui”.

O engenheiro Sérgio Dlan Gonçalves, garantiu que tudo está sendo feito com qualidade superior, e que todas as unidades terão o mesmo padrão. “A estrutura está bastante reforçada, as salas estão ganhando revestimento em cerâmica até uma altura de dois metros, o pé direito é ideal para ventilação, a pintura é em esmalte, todas as janelas possuem grade, e a madeira tem proteção anti cupim. Essas foram exigências do prefeito e a empresa está seguindo a risca”, garantiu.

Em um ano e três meses quatro unidades já ganharam estrutura nova, e mais doze estão em obras, sendo três no interior. Serão investidos até o final do ano R$ 3 milhões, de recursos próprios, e neste momento estão sendo construídas 25 salas de aula, dobrando a capacidade de vagas das escolas contempladas.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Comunicado da UNEB

Prezados (as) Senhores(as),

Comunicamos que no período de 08 a 12 de Março estarão abertas as inscrições para a Universidade Aberta à Terceira Idade UATI. A inscrição custa R$ 20,00 (vinte reais)e pode ser feita na Recepção do Departamento de Ciências Humanas - Campus III/UNEB, das 09h às 11h30min e das 14h30 às 18h. O curso terá inicio no dia 06/04. As aulas acontecem dias de terça, quarta e quinta-feira, das 09h às 11h30min.

Para alunos novos é necessária a apresentação de 01 foto 3/4 e cópia de RG E CPF.
Outras informações:

Profª Ana Lilian dos Reis - e-mail: ana.lilian@bol.com.br
Coordenadora da UATI

domingo, 7 de março de 2010

Novo edital retifica item do Processo de Seleção dos Professores Alfabetizadores

A Secretaria de Educação de Juazeiro divulgou nesta quinta-feira (04) o edital nº 03, que retifica o edital 4.1, do edital nº 01/2010, que cuida do processo de seleção e classificação dos professores alfabetizadores. O item refere-se aos requisitos necessários para os concorrentes.


EDITAL Nº 03/2010


RETIFICA O EDITAL Nº 01/2010 QUE CUIDA DO PROCESSO DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES


O SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe confere a Lei nº 1.974/08, de 04 de Abril de 2008, a Portaria Gab/Seduc/ nº 262/09 e o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Profissionais do Magistério, torna público o Edital n º 03/2010, que retifica o item 4.1, II, do Edital nº 01/2010, que prevê as normas para realização de Processo Seletivo para classificação de Professor Alfabetizador da Secretaria Municipal de Educação, do município de Juazeiro - Bahia, que passará a viger da seguinte forma:
1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
4. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO PROCESSO SELETIVO

4.1 – São requisitos para a inscrição:
I – Fazer parte do quadro de Professores estáveis da Rede Pública Municipal de Juazeiro;
II – Ter cursado o magistério ou ser graduado em Pedagogia ou em outra área e, neste último caso, desde que tenha cursado o magistério.
Juazeiro, 02 de março de 2010.


Plínio José de Amorim Neto
Secretário Municipal de Educação de Juazeiro – Ba

quarta-feira, 3 de março de 2010

SEDUC divulga tabela de pagamentos 2010

Por Anna Monteiro/Seduc

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) divulgou esta semana para os servidores da pasta a tabela de pagamentos para o ano de 2010. O Núcleo de Recursos Humanos fez uma prospecção dos próximos recebimentos, incluindo 13º salário e férias.

Segundo o titular da SEDUC, Plínio Amorim, essa é uma forma de garantir tranqüilidade aos profissionais. “Com a tabela de pagamentos cada servidor, professor, vai poder se organizar para pagar suas contas, e fazer seus compromissos. Acreditamos que essa também é uma forma de valorização”, concluiu.


.

terça-feira, 2 de março de 2010

Juazeiro amplia Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas

Por Vânia Castro/Sesau

Está marcado para esta sexta-feira (05), o I Encontro de 2010 para implantação do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) em mais 7 localidades de Juazeiro. Os bairros Argemiro, Codevasf, João Paulo II, Centro, Malhada da Areia, Parque Residencial e o distrito de Pinhões receberão atenção especial na abertura dos trabalhos e com a realização de oficinas para dar continuidade ao projeto, uma parceria das Secretarias de Saúde e Educação. A solenidade será na Secretaria de Educação, às 8h30. A partir de 12 de março, muitas oficinas acontecerão com o objetivo de capacitar os profissionais de Saúde e Educação.

“A soma destas ações trará bons frutos para a cidade, como principalmente a redução de casos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), além de uma educação permanente entre os jovens. As oficinas facilitam o aprendizado e transmitem para adolescentes e jovens informações essenciais sobre as DST e a gravidez não planejada, principalmente em adolescentes”, citou a supervisora do Núcleo DST/AIDS de Juazeiro, Zilene Castro. Segundo a supervisora, de 1987 até dezembro de 2009, foram notificados 479 casos de AIDS, sendo 309 em Juazeiro e 170 de outros municípios.

O projeto SPE é uma iniciativa do Ministério da Saúde por intermédio do Programa Nacional de DST e AIDS e do Ministério da Educação, em parceria com três agências do sistema ONU: UNESCO, UNICEF E UNFPA. O projeto propõe a integração entre as áreas de saúde e educação, incorporando planejamento estratégico, bem como projetos pedagógicos nas escolas públicas de ensino fundamental e médio. O trabalho tem como meta estimular ações em áreas temáticas relacionadas a sexualidade e prevenção às DST/AIDS, além da gravidez juvenil.

Em 2009, profissionais de educação de 10 escolas de Itamotinga, Maniçoba, Mandacaru e dos bairros Alto da Aliança, Itaberaba, Antônio Guilhermino foram capacitados com o trabalho do projeto SPE, além da equipe que presta assistência a Saúde nestas localidades, também beneficiados com a iniciativa. Juazeiro e Remanso são as únicas cidades da microrregião Norte envolvidas na questão. Em Juazeiro, o projeto está sendo desenvolvido pelos profissionais de Educação e Saúde nas escolas e nas unidades de saúde, através da educação direcionada a estudantes e famílias.

segunda-feira, 1 de março de 2010

SEDUC torna pública Relação dos Professores Alfabetizadores Isentos do Processo de Certificação

Por Anna Monteiro/Seduc

De acordo com o Estatuto e Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério Público da Rede Municipal de Educação de Juazeiro, no capítulo I, que rege sobre Carreira, Estrutura, Remuneração, Desenvolvimento e Enquadramento, a Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) torna pública a Relação dos Professores Alfabetizadores Isentos do Processo de Certificação. Os 48 educadores da lista passam a ter suas gratificações asseguradas, desde que, lotados em turmas de 1º e 2º anos.

Segundo o Art. 7º, inciso 1º, o professor permanecerá ocupando classe de alfabetização se ao final de cada ano do Ciclo Inicial de Alfabetização, os seus alunos apresentarem um desempenho em conformidade com as expectativas de aprendizagem estabelecidas pela secretaria, e aferidas por avaliação realizada pela mesma.

Os professores isentos passaram pelo processo de certificação em 2007, sendo avaliados este ano pelos dados dos níveis de escrita do Gerenciamento dos Indicadores de Sucesso da Educação (GERIS), referentes a 2009. “A certificação é válida por dois anos, posterior a isso, os professores serão avaliados pelo desempenho alcançado a cada ano. Então para estes aprovados, a inscrição e participação no processo seletivo interno não se fazem mais necessário”, explicou a Diretora de Gestão Educacional, Maéve Melo.

Clique aqui e confira a lista