sábado, 30 de maio de 2009

Professores de EJA recebem formação continuada

Aproximadamente cem professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos participaram no sábado (31/05) do primeiro encontro que trata especificamente da modalidade. As turmas foram divididas de acordo com o segmento de trabalho.

O início da formação trouxe um histórico da EJA em nosso país, ao mesmo tempo em que promoveu a reflexão sobre os objetivos da mesma. Em seguida, a temática “leitura e escrita” ocupou os trabalhos que se desenvolveram com outras importantes abordagens e sugestões de atividades a serem desenvolvidas nas escolas. As formações seguirão no decorrer do ano, perfazendo um total de 40 horas de atividades presenciais e construção de portfólio.

Para conferir as imagens, basta clicar aqui.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Abertura da Conferência Municipal tem local alterado

Em virtude da grande demanda por vagas, a SEDUC decidiu mudar o local da abertura da I Conferência Municipal de Educação para a sede da I Igreja Batista de Juazeiro, que fica ao lado da Coelba. O novo espaço tem capacidade para 2000 pessoas e permite que interessados possam participar do evento.

A Conferência será aberta no próximo dia 04 de Junho, com a palestra do Prof° Hamilton Werneck. No dia 05, o Colégio Paulo VI é o espaço de realização de oficinas, colóquios dos eixos da Conferência Nacional e Câmaras do Plano Municipal de Educação. Na sexta, a plenário final acontece também na I Igreja Batista.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 74 3612-3372.

Secretário de Educação discute pauta com Adeum Sauer

Por Anna Monteiro/SEDUC

O secretário de Educação de Juazeiro, Plínio Amorim, se reuniu na tarde desta sexta-feira (29), com o secretário de Educação da Bahia, Adeum Hilário Sauer, e o prefeito Isaac Carvalho, na Diretoria Regional de Educação (DIREC 15), onde tiveram uma longa conversa e debateram questões concernentes ao município.

Na pauta o reordenamento da rede, a municipalização e estadualização do ensino público, ampliação do atendimento do ensino médio na zona rural, melhoria no repasse do valor destinado ao transporte escolar, ampliação do regime de colaboração na área de educação, entre outros temas.

“Debatemos uma série de questões para melhoria do ensino em Juazeiro. Repassamos uma pauta de reivindicações e esperamos que o entendimento e a colaboração entre estado e município seja cada vez maior. Vamos buscar resultados deste encontro, e o objetivo é que eles reflitam na melhoria do ensino e aprendizagem dos nossos alunos”, disse Amorim.

Sauer chegou à cidade nesta quinta-feira, onde cumpre uma agenda de compromissos, referente a Caravana da Educação, que é uma atividade da Secretaria do Estado com a finalidade de ampliar o acesso do cidadão às informações e aos serviços públicos de qualidade com eficiência e comodidade na área.

Aula inaugural do curso pré-vestibular acontece na próxima segunda-feira (01)

Por Anna Monteiro/SEDUC
A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) informa que o curso pré-vestibular do município oferecido a 500 alunos da sede e 150 do interior, tem início nesta segunda-feira (01 de junho). A aula inaugural será realizada na Escola Municipal Paulo VI, às 20h, e contará com a participação do titular da SEDUC, Plínio Amorim, e do prefeito Isaac Carvalho.

As aulas do cursinho serão ministradas por professores titulares do município e por alunos bolsistas da UNIVASF. Serão 30 bolsistas pagos pelo município, que receberão R$ 350,00 e trabalharão em parceria e sob a coordenação dos professores da rede. O curso já apresenta as alterações da língua portuguesa e se adaptará a todas as mudanças no processo de seleção para o ingresso na universidade.

As aulas, acontecerão de segunda a sexta-feira, das 19 às 22h, e serão ministradas até o mês de novembro, nos colégios Paulo VI, na Escola Municipal 02 de Julho em Maniçoba e na Escola Piloto Mandacaru, no Mandacaru.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

quinta-feira, 28 de maio de 2009

SEDUC inscreve mais de 400 professores em Jornada Internacional

Em mais uma ação de valorização do professor, a SEDUC assegurou a inscrição de mais de 400 professores efetivos da rede municipal de ensino na 9ª Jornada Internacional de Educação da Bahia. O evento será realizado no mês de julho.

A formação continuada dos educadores tem sido uma forte marca da nova Secretaria de Educação de Juazeiro. A lista de professores que demonstraram o desejo de participar foi fechada no último dia 25/05.

A programação da Jornada conta com grandes nomes da educação no Brasil e no mundo. Os professores efetivos da rede municipal terão a inscrição no evento paga integralmente pela SEDUC.

Toda a programação, você confere clicando aqui.

sábado, 23 de maio de 2009

Fenagri é tema de concurso de redação na Rede Municipal de Ensino

Por Clarice Alves/SECOM

Alunos da rede municipal de ensino de Juazeiro que estejam cursando da 5ª a 8ª séries podem participar do concurso de redação organizado pela Secretaria de Educação, com o apoio da Secretaria de Agricultura e da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do município, tendo como tema principal a Fenagri, que acontece de 15 a 18 de julho, no Campus III da Uneb. O tema central do concurso “A Influência da Agricultura Irrigada no Vale do São Francisco”, foi pensado com a proposta de envolver e interagir o alunado, no que diz respeito àquilo que movimenta a economia da região, a agricultura, bem como a prática da escrita, como prática pedagógico. O concurso esta distribuído em três etapas: na primeira, os alunos interessados, devem procurar a direção da própria escola para preencher os formulários de inscrição no período de 8 a 15 de junho, no horário de funcionamento das escolas, iniciando em seguida a produção do texto dissertativo sobre o tema; na segunda, as redações deverão ser entregues a Comissão Organizadora no dia 4 de julho pela direção das escolas; na última etapa, a Comissão Julgadora fará a avaliação de acordo com os critérios discriminados no regulamento (texto coerente com o tema proposto, qualidade da redação – gramática, objetividade, ortografia, organização, conclusão de ideia, dentre outros critérios), definindo por fim, as três redações vencedoras. Em caso de empate, prevalecerá a nota da redação do aluno mais novo. O resultado será divulgado no dia 7 de julho e a entrega da premiação será realizada no dia 15 do mês citado, no Centro de Cultura João Gilberto, às 13h. Quanto a premiação, a organização parabenizará os vencedores com uma bicicleta para primeiro lugar; um MP3 para o segundo colocado e um relógio de pulso para o terceiro colocado do concurso. A escola cujo aluno conquistar o primeiro lugar ganhará um computador e o professor desse aluno um MP3.

Para acessar o Edital do Concurso, clique aqui.

Juazeiro realiza a I Conferência Municipal de Educação

Juazeiro realizará nos próximos dias 04, 05 e 06 de Junho a I Conferência Municipal de Educação. A abertura (dia 04), às 19 horas, será realizada na Quadra de Esportes do Colégio Anglo, tendo como palestrante da noite o Profº Hamilton Werneck. No dia seguinte, sexta-feira (05), o Colégio Municipal Paulo VI sedia oficinas, mini-cursos, grupos de discussão e câmaras do Plano Municipal de Educação. O encerramento se dará no sábado (06), com plenária sobre as proposições para a Conferência Nacional de Educação que será realizada em Abril na capital do país.

A Conferência Municipal de Educação, numa iniciativa conjunta do CME (Conselho Municipal de Educação) e de várias entidades, pretende discutir e planejar os rumos da educação no município de Juazeiro através da revisão do PME (Plano Municipal de Educação), além de refletir sobre os eixos da Conferência Nacional da Educação que trabalhará pela efetivação de um sistema nacional articulado. Democrática e coletivamente, as representações juazeirenses projetarão a sociedade que deverá emergir da ação educativa.

As inscrições serão feitas nas escolas municipais ou na sede da própria SEDUC, através do preenchimento de ficha anexa ao folder de divulgação do evento. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 74 3612-3372 e 3612-3361.

Professores alfabetizadores e educadores de História e Geografia recebem nova etapa de formações

O Colégio Municipal Paulo VI recebeu neste sábado os professores de 1º e 2º ano e de 2ª série do Ensino Fundamental, além dos educadores das turmas multisseriadas e das disciplinas de História e Geografia (5ª a 8ª séries). Ao todo, mais de 240 profissionais compareceram a mais uma etapa de formações da SEDUC.

Para baixar o material usado no encontro, clique aqui.

domingo, 17 de maio de 2009

Com seis municípios envolvidos, Juazeiro será pólo de Formação Continuada para Professores em Artes e Educação Física

Sessenta e nove professores dos municípios de Juazeiro, Macururé, Casa Nova, Pilão Arcado, Remanso e Curaçá receberão em breve formação continuada em Educação Física e Artes, ministrada por professores da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Juazeiro foi escolhida como cidade-pólo de realização do curso.

No início deste mês, representantes das cidades contempladas com o programa se reuniram na SEDUC de Juazeiro para traçar as estratégias de implantação da formação. No encontro, também esteve presente a emissária da UFRGS, Annelise Marques de Freitas, que apresentou as características da formação.

O Secretário de Educação, Plínio Amorim, afirmou que Juazeiro buscará oferecer todas as condições para o sucesso da iniciativa. Ficará com a Gerência de Valorização do Professor e Formação Continuada da SEDUC a responsabilidade de coordenar as ações necessárias à promoção da formação junto aos municípios de abrangência, uma vez que a cidade sediará os encontros presenciais.

Dividido em 60 horas, o curso terá as suas duas etapas presenciais realizadas no segundo semestre deste ano. A formação é complementada na modalidade de Educação a Distância (EAD). As formas de inscrição serão definidas pelas secretarias de educação de cada município e serão anunciadas nos próximos dias.

O curso é promovido pela Rede Nacional de Formação Continuada de Professores do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) e os demais municípios, tendo a finalidade de contribuir para a melhoria da formação dos professores e, assim, promover consequentes avanços na aprendizagem dos alunos. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ministrará a formação por meio do seu Centro de Artes e Educação Física (CAEF).

sábado, 16 de maio de 2009

Mais uma etapa de formações é realizada pela SEDUC

As formações regulares da rede municipal de ensino tiveram continuidade no sábado (16). O encontro reuniu 250 professores que atuam nas 3ª e 4ª séries, nas disciplinas de Português, Matemática, História e Ciências (5ª a 8ª séries), além do Programa Escola Ativa.

No próximo sábado (23), mais 300 educadores são esperados para as formações de 1° e 2° anos, 2ª séries, História e Geografia (sede) e classes multisseriadas. A política de formações da SEDUC tem contemplado os professores da rede com oportunidades de aperfeiçoamento da sua prática pedagógica. Veja as imagens do mais recente encontro aqui.

V Seminário de Educação Inclusiva comemora encerramento com objetivos alcançados

Por Anna Monteiro/SEDUC
Veja imagens dos últimos dias aqui.

Encerrou nesta sexta-feira (15) o V Seminário de Gestores e Educadores de Educação Inclusiva do programa federal Direito à Diversidade, promovido pela Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC). O encontro reuniu 18 municípios baianos em torno do debate sobre igualdade na diversidade. Foram realizadas palestras, discussões, debates, apresentações culturais e o último dia foi marcado por momentos de descontração e confraternização, culminando em um almoço para os participantes.

Segundo o gerente de Valorização do Professor e Formação Continuada da SEDUC, Clériston Andrade, a palavra chave do encontro foi acolhimento. “O seminário foi extremamente positivo. A gente pode ver no rosto das pessoas que aqui estão a satisfação, o contentamento. E elas vão voltar para suas cidades com o compromisso de multiplicar a máxima da igualdade, do respeito à diversidade, não só na educação, mas em todos os segmentos sociais”, destacou Andrade.

A organização do evento garante que os objetivos reais foram alcançados. “Não adianta realizar um encontro como esse se ele não trouxer resultados, e sem dúvida à proposta foi absorvida. Temos a certeza de que esses professores, educadores com certeza sairão desse momento com a clareza de que a educação, prioritariamente, deve ser inclusiva. No próximo encontro a troca de experiências será muito mais enriquecedora”, ressaltou o titular da SEDUC, Plínio Amorim.

No último dia de seminário o coordenador técnico da Secretaria de Educação do município de Bonito, Leandro Damasceno, ratificou a importância do evento, e da validade da proposta. “Até então não trabalhávamos com a inclusão de alunos com deficiência nas séries comuns. Após esse seminário percebemos a necessidade dessa inclusão como forma de ressocialização e respeito ao outro, à diversidade. No final, somos todos iguais”, afirmou o participante.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Atenção!

Por motivos de força maior, a formação para merendeiras prevista para o dia 18 de maio teve que ser adiada. Informamos que a nova data irá constar no calendário do mês de junho, a ser encaminhado brevemente às escolas.

Solicitamos que esta informação seja repassada a todas as merendeiras e auxiliares de serviços gerais que, porventura, cuidem da merenda na unidade de ensino.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

V Seminário de Educação Inclusiva debate a Superdotação

Por Anna Monteiro/SEDUC

Veja novas imagens. Clique aqui.

O segundo dia (12) do V Seminário de Educação Inclusiva, que teve início nesta segunda-feira (11), com o tema Direito à Diversidade, trouxe para o centro dos debates os Transtornos Globais do Desenvolvimento de Altas Habilidades (superdotação) e até sexta-feira (15) ainda serão discutidos: O Atendimento Educacional Especializado no Contexto Escolar; Os Direitos da Pessoa com Deficiência; Tecnologia Assistiva; e as Imagens do outro sobre a Cultura Surda. Confirmadamente, dezoito municípios baianos estão participando do evento, que tem Juazeiro como pólo.
O encontro é voltado para profissionais que atuam na educação especial, como professores da sala de recurso multifuncional; de libras; português como segunda língua de alunos com surdez; especializado do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento à Deficiência Visual (CAP); e revisor em Braille, e trabalha com a Política Nacional da Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva. O trabalho é feito para alunos que possuem deficiência física ou mental, como surdez, cegueira, baixa de visão, surdocegueira, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.
O coordenador técnico da Secretaria de Educação do município de Bonito, Leandro Damasceno, está com uma equipe de três professores participando do Seminário e disse que o encontro foi um despertar. “Até o momento nós nunca trabalhamos com a educação inclusiva nessas perspectivas. Após esse encontro é que nós vamos dar os primeiros passos”, revelou. Damasceno também falou sobre a importância do tema. “Se você coloca um aluno especial, em uma sala especial, sem querer você o está excluindo. Quando o incluímos no ensino regular, junto com os demais alunos, estamos dando oportunidade a essa criança de ser um cidadão comum e às outras de respeitar a diversidade. E isso nós só percebemos de fato nesse momento de troca de experiências”.
Leandro ainda comentou sobre a importância das capacitações, como instrumento indispensável para o processo de inclusão. “Esse seminário, que também traz uma formação para o professor, para o gestor, tem uma relevância muito grande. A partir de agora vamos ser multiplicadores. Quando chegarmos ao nosso município com certeza implantaremos todas as práticas aqui aprendidas. A Secretaria de Educação de Juazeiro está de parabéns”.
Para a professora da Escola Municipal Santa Inês, Antonieta Duarte, o momento reflete a realidade das escolas. “Temos alunos especiais em nossas unidades e muitas vezes não temos o preparo para conduzi-los pela educação regular. Esse é um momento de formação, de profissionalização de nós educadores no tema. Às vezes o aluno especial é subestimado pelos próprios colegas e até pelo professores, e a verdade é que temos muito a aprender com eles, com a diversidade. Todos têm que ser tratados como cidadãos, isso é respeito, isso fortalece as relações sociais”, ponderou Antonieta.

Fonte: http://www.juazeiro.ba.gov.br

segunda-feira, 11 de maio de 2009

V Seminário de Educação Inclusiva em Juazeiro Debate a Diversidade


Por Clarice Alves/SECOM

Clicando aqui, veja mais imagens do primeiro dia do encontro.

Gestores e educadores de mais de vinte municípios da região Norte do Estado, iniciaram na manhã desta segunda-feira (11), as discussões acerca da Educação Inclusiva, tema central do V Seminário: Direito à Diversidade que acontece até sexta-feira (15), no Grande Hotel de Juazeiro.
Promovido pelo Ministério da Educação, o programa de Educação Inclusiva consiste na formação continuada de gestores e educadores das redes estaduais e municipais para que sejam capazes de oferecer educação especial na perspectiva da educação inclusiva. O objetivo é que as redes atendam com qualidade e incluam nas classes comuns do ensino regular os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
Com a presença do prefeito Isaac Carvalho, dos secretários de Educação, Plínio Amorim, e do Desenvolvimento e Igualdade Social, Maria José, o V Seminário foi aberto com a apresentação da Orquestra D´Luca. Um dos seus integrantes, o músico Douglas, deficiente auditivo, provou mais uma vez, que a diversidade é apenas uma questão de olhar, de se colocar no lugar do outro.
“Temos um desafio nesse momento. Douglas deu um testemunho do desafio que será para nós educadores, nos capacitarmos para podermos desempenhar uma tarefa êxitosa e ampliar o nosso conhecimento. Eu acredito que não conseguiria tocar tão bem quanto ele (Douglas) porque acredito que não tenho o dom da música. E vendo o Douglas, acredito que temos que estar preparados ainda mais para receber a todos”, expressou o secretário Plínio Amorim.
O secretário afirmou ainda durante sua fala que Juazeiro enquanto pólo de educação inclusiva está preparado para atender e colaborar com todos os outros municípios, e que este ano com a ampliação das salas de recursos, este avanço será significativo.
“Contamos hoje com quatro professores de libras, sendo dois multiplicadores, atendemos na rede municipal 440 alunos especiais em 51 escolas e estamos ampliando nossas salas de recursos”, acrescentou Amorim.
Em seu pronunciamento, o prefeito Isaac Carvalho disse acreditar que esse é um trabalho que permitirá construir uma sociedade mais igualitária, sem diferenças. “O termo já diz: Educação Inclusiva. Temos que ter a preocupação de servir e contribuir para o sucesso desse trabalho. Que possamos cada vez mais multiplicar o conhecimento e tornar a nossa sociedade mais justa e igualitária”.
A palestra ‘Fundamentos e Princípios da Escola Inclusiva e Diversidade Humana na Escola’, ministrada por Antônio Muniz, presidente da Associação Pernambucana de Cegos, deu inicio as atividades do dia no V Seminário de Educação Inclusiva.
Antes de iniciar sua participação no Seminário, Antônio Muniz, deficiente visual, buscou levantar algumas indagações e reflexões aos educadores presentes, entre muitas, que todos somos diferentes.
“Fomos criados a enxergar a sociedade como se todos fossem iguais. Imagina se todos os militares, isso é apenas um exemplo, vestidos com o mesmo uniforme, pensassem do mesmo jeito, agissem da mesma maneira, que sentido teria a vida. Quanto preconceito existiu contra o homossexual, ainda existe, mas não como antes. E a descriminação contra a mulher! É preciso refletir contra esse ‘preconceito’ de tudo aquilo que não conhecemos. A diferença é essencial, a diversidade deve ser entendida sem culpa, sem isso tenho certeza que estaríamos vivendo num mundo menos hipócrita”, observou Muniz.
Durante a semana, temas relacionados a Transtornos Globais do Desenvolvimento – Alta Habilidades/Superdotação; Atendimento Educacional Especializado; Os Direitos da Pessoa com Deficiência; As imagens do outro sobre a Cultura surda, além de plenárias e apresentações culturais que preenchem a grade de atividades a ser desenvolvida por gestores e educadores municipais no V Seminário de Educação Inclusiva.


Fonte: http://www.juazeiro.ba.gov.br

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Por educação que não escolhe, acolhe!

Clériston Andrade*

As discussões em torno da educação inclusiva muitas vezes vagam por defesas que, num outro nível de consciência social, nem necessitaríamos fazer. Isso pelo simples fato de que não deveria existir educação que não fosse inclusiva.

Toda forma de educar que seleciona, exclui, rotula, não poderia ser entendida como uma expressão da educação. Essa, na verdade, é a negação da premissa de que uma sociedade mais justa e equânime possa emergir do ato educativo.

A escola existe para acolher. Esse pressuposto deve reger o olhar de todo educador, direcionar as políticas públicas, delimitar a ação dos governantes. Aquilo que seja contrário a isso, necessita ser tratado como crime: o crime de desvirtuar a essência da educação.

Enfim, toda ação educativa que não inclui precisa ser vista como um ato criminoso que condena projetos de vida, anula sonhos e rouba perspectivas. A verdadeira educação não escolhe, acolhe. Ela não se dedica a classificar, a eleger “melhores” ou “piores”, “capazes” ou “incapazes”. Este seria um atentado ao que nos faz humanos: a constatação de que somos iguais.

Quando abordamos o Direito à Diversidade, quase sempre nos equivocamos e pensamos que nasce meritoriamente de nós o ato de acolhermos às diferenças. Colocamo-nos como os “benfeitores” da história. Esta é uma grande ilusão!

Na verdade, o direito é também nosso. Conviver com os diferentes é uma valiosa dádiva. Como, em razão da nossa individualidade, possuímos necessidades únicas, exclusivas, também precisamos ser acolhidos.

São as chamadas maiorias que se educam quando lhes é proporcionado o direito de andar junto com quem elas antes estigmatizavam. Somos educados ao mudarmos o olhar, os conceitos e as imagens que temos do outro.

O “V Seminário de Educação Inclusiva: ‘Direito à Diversidade’”, que será realizado pela Secretaria de Educação de Juazeiro, no Grande Hotel, entre 11 e 15 de maio, celebra a igualdade na diversidade, reconhecendo a diversidade entre os semelhantes. Este encontro abraça os diferentes e os percebe iguais como sujeitos de direito.

Assim, buscamos cumprir o que está refletido nas palavras de Boaventura de Sousa Santos**, "temos o direito de sermos iguais, quando a diferença nos inferioriza, temos o direito a sermos diferentes, quando a igualdade nos descaracteriza".

* Clériston Andrade é Pedagogo, Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior, exerce atualmente o cargo de Gerente de Valorização do Professor e Formação Continuada da SEDUC – Juazeiro-Bahia.
________________________________________
** SANTOS, Boaventura de Souza. Entrevista com Prof. Boaventura de Souza Santos. (On line). Disponível: http://www.dhi.uem.br/jurandir/jurandir-boaven1.htm, 1995.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Juazeiro realiza V Seminário de Educação Inclusiva do Programa Direito à Diversidade

A Secretaria de Educação realiza entre 11 e 15 de maio, no Grande Hotel de Juazeiro, o V Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. O encontro reunirá representantes de diversos municípios baianos que compõem o programa do MEC na região.

O Programa Direito à Diversidade promove a formação continuada de gestores, coordenadores pedagógicos e educadores da rede municipal de ensino para que sejam capazes de oferecer educação especial na perspectiva da educação inclusiva. O objetivo é que as redes atendam com qualidade e incluam nas classes comuns do ensino regular os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

O seminário terá Juazeiro como município-pólo. 150 cursistas já inscritos são esperados para o encontro. A expectativa é de que a realização promova a sensibilização para que a educação pública seja cada vez mais caracterizada como um espaço de inclusão, respeitando à diversidade. O evento contará com representantes de 28 cidades que compõem o pólo do programa.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Juazeiro valoriza profissionais da educação e investe em novas ações de formação continuada

A SEDUC está preparando novas iniciativas de formação continuada, dando segmento ao seu plano de aperfeiçoamento do trabalho docente e de valorização do professor da rede municipal de ensino e dos demais profissionais da educação. Além de dar continuidade aos cursos já iniciados nas diferentes modalidades, em breve oficinas específicas voltadas às disciplinas de Educação Física e Inglês serão promovidas.

Também serão desenvolvidas ações de formação em temáticas de relevância para a sociedade atual. Ainda neste primeiro semestre, a SEDUC planeja realizar curso de 20 horas voltado para a implementação do Ensino da História da África e Cultura Afro-brasileira. A formação atenderá aos requisitos e às diretrizes da Lei nº 10.639, de 9 de janeiro 2003, que incluiu o estudo étnico-racial no currículo da educação básica.
Desta forma, a Secretaria de Educação objetiva preencher uma lacuna na educação municipal. Apesar de ter sido sancionada em 2003, a Lei 10.639 ainda não encontrou efetividade nos currículos das escolas municipais. Mais detalhes desta formação serão divulgados nos próximos dias.

A SEDUC também se prepara para receber neste mês de maio uma representante da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). No encontro, serão traçadas as estratégias para realização de formação continuada destinada aos professores de Artes e Educação Física. Juazeiro, conforme assegurado no Plano de Ações Articuladas (PAR), será o município-pólo de implantação do referido programa que, além dos professores do município, atenderá a outras cidades da região.

Nessa visita serão definidas as datas, o local de realização dos encontros e as formas de inscrição para o curso. No blog http://www.formadoreseduc.blogspot.com/, os professores poderão obter as informações sobre essas definições.

Ainda neste mês de maio, a SEDUC segue com seu programa de formações ministradas pelos formadores que compõe a Gerência de Valorização do Professor e Formação Continuada. Além dos encontros do Pró-letramento, Gestar e Escola Ativa, estão programadas formações para os dias 16 e 23 de maio, com a expectativa de atender a um público estimado em 700 educadores. No dia 30, será a vez de receber no Colégio Municipal Paulo VI os educadores que trabalham na Educação de Jovens e Adultos (EJA) nesta que será a primeira etapa de formações da modalidade.

Desde o início do ano, a SEDUC também realiza constantemente formações para coordenadores pedagógicos, gestores, professores de Atendimento Educacional Especializado – AEE e merendeiras. Até o final de 2009, novos encontros já estão programados para estes profissionais.

Como pode ser constatado, Juazeiro vive o momento de maiores investimentos na formação continuada dos seus educadores. Assim, a gestão municipal reconhece e ressalta a importância da valorização dos seus profissionais para a melhoria da qualidade da educação na nossa cidade.

Soneto da Fidelidade