sábado, 31 de julho de 2010

Abertas inscrições para o primeiro curso do IF-BA no Campus Avançado de Juazeiro

O primeiro curso do convênio firmado entre a Prefeitura de Juazeiro e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), chega ao município neste semestre.Concluintes do ensino médio podem se inscrever até o dia 15 de agosto no Processo Seletivo 2010/2, para o Núcleo Avançado de Juazeiro. Serão 80 vagas para os cursos de educação profissional técnica de nível médio na modalidade Técnico em Comércio.

As inscrições serão realizadas pela internet no site do IF-BA. O custo é de R$ 30, no entanto os candidatos que tenham cursado todo o ensino fundamental e ensino médio, em escola pública, estarão isentos parcialmente da taxa de inscrição, pagando o valor de R$3 que corresponde a 10% da taxa. A isenção podia ser solicitada até ontem (30) pelo site do IF-BA. Os candidatos deverão verificar a homologação das inscrições até o dia 17 de agosto de 2010, confirmando a sua inscrição.

A prova será aplicada no dia 12 de setembro, das 8h às 12h e os candidatos terão um período de 4 horas para responder. A prova será composta de uma redação e 40 questões das disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês / Espanhol), Matemática, História, Geografia, Física, Química e Biologia. O candidato inscrito deverá verificar o local de realização da prova, no período de 28 de agosto a 12 de setembro de 2010, no endereço eletrônico do IFBA, www.ifba.edu.br.

Fonte:
Blog do Carlos Britto

Veja as imagens da formação deste sábado

Os professores das séries iniciais se reencontraram, neste sábado, no Colégio Paulo VI. Foi realizada mais uma etapa de formações do Programa AlfabetizAção. Vejas as imagens:

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Entrega da escola em Porto de Pedra é adiada

ASCOM/PMJ
A entrega da sétima escola da rede municipal reformada e ampliada, que aconteceria nesta sexta-feira (30) foi adiada para 04 de agosto. A obra faz parte da reestruturação das unidades escolares, prevista para abranger mais de 20 escolas até o final de 2010, em um investimento de 3,3 milhões em recursos próprios. A Escola Manoel Gomes Martins, localizada em Porto de Pedra, no Projeto Mandacaru, ganha duas salas reformadas, laboratório de informática, cantina e banheiros com acessibilidade, para melhoria da qualidade do ensino, conforto e comodidade do aluno. O evento terá a presença do prefeito Isaac Carvalho e do Secretário de Educação Plínio Amorim.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Comunidade de Campos ganha nova escola

Por Anna Monteiro/Seduc (www.juazeiro.ba.gov.br)

A Prefeitura de Juazeiro entrega nesta quarta-feira (28), às 17h30, mais uma ação de governo. A escola Manoel Luiz, na comunidade de Campos, distrito de Maniçoba, foi construída com 3 salas de aula, laboratório de informática, cantina, refeitório, banheiros com acessibilidade e área de convivência, para atender cerca de 100 alunos. A unidade atenderá a demanda da Escola Santa Terezinha, que possuía apenas uma sala de aula e funcionava na associação de moradores.

A unidade de ensino faz parte do projeto de reestruturação da Rede Municipal de Educação, que já entregou cinco escolas reformadas e ampliadas, incluindo a Leopoldina Leal, pioneira no programa de climatização, entregue na noite de ontem. Estão sendo investidos ao todo 3,3 milhões em recursos próprios, construídas 35 salas de aula, dando oportunidade para mais 1.100 alunos.

Segundo o titular da Secretaria de Educação, Plínio Amorim, a nova escola é uma grande conquista, “o que existia era apenas uma sala de aula, totalmente sem estrutura. Conseguimos realizar essa obra, que com certeza levará mais conforto e dignidade também para o interior. Nosso tratamento é igualitário e buscamos as mesmas oportunidades para todo o município”.

Juazeiro ganha primeira escola climatizada da rede municipal

Anna Monteiro/Seduc (www.juazeiro.ba.gov.br)

Juazeiro completou 132 anos no último dia 15, mas as comemorações de aniversário continuam. Nesta terça-feira (27) o município ganhou a primeira escola climatizada da rede, numa proposta que revela ousadia da atual gestão, e tem como objetivo interferir positivamente na relação de ensino/aprend
izagem do aluno. Além do projeto pioneiro a Escola Leopoldina Leal, no bairro Kidé, passou por reforma total e ampliação do prédio, ganhando quatro novas salas de aula, refeitório, cantina, laboratório de informática e espaço de convivência, além de móveis, como novas carteiras.

Após as apresentações artísticas do ProJovem Urbano, que levou para o grande público presente Literatura de Cordel, e dos corais da Secretaria de Educação (SEDUC) e do
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), os discursos calorosos deram o tom do momento que marca a história da educação de Juazeiro. O titular da pasta, Plínio Amorim, emocionado, falou sobre o entusiasmo de gerir uma secretaria que é uma das prioridades para o município, “tenho a felicidade de trabalhar com uma equipe e com um gestor que levam educação a sério. O projeto da climatização é fruto da provocação e ousadia do nosso prefeito, que realiza com recursos municipais mais essa ação”.

A obra beneficia 400 alunos, e dentro do projeto de reforma e ampliação que abrange mais 15 escolas, serão criadas 1.100 vagas, 35 salas de aula e investidos 3,3 milhões em recursos municipais. “Estou muito orgulhosa de ter minha filha estudando nessa unidade de ensino. Tenho a certeza de que fiz a escolha certa. Estamos em um bairro carente, onde as necessidades ainda são muitas, mas ter um
espaço como esse para nossas crianças é de grande importância. Agora temos um local bonito, digno, com elementos pedagógicos suficientes para que nossos filhos aprendam bastante e tenham novas oportunidades”, afirmou à comunitária, Ioná Pereira.

Segundo a professora Mariana de Castro, a reforma estrutural do ambiente tem reflexo direto no dia a dia do aluno, e no objetivo final proposto pela Secretaria de Educação, que é a melhoria dos níveis de aprendizagem. “Podemos ver nos olhos dessas meninas e meninos a elevação da auto-estima, a vontade de vir para a escola e de estar na sala de aula”. A gestora Kátia Simone Nunes, eleita pela comunidade, na primeira eleição direta para o cargo, também fruto da iniciativa e da coragem da atual administração de praticar uma gestão democrática, ratificou, “muitos sonhos deixam de ser utopia para se tornarem reais. A nossa história começa de fato a mudar. Ter a nossa escola como pioneira desse projeto de climatização nos deixa muito feliz. Em apenas dois dias podemos per
ceber a diminuição da evasão e maior estímulo dos alunos”.

O prefeito Isaac Carvalho em seu discurso destacou o trabalho realizado pela SEDUC, a importância da educação para o desenvolvimento da sociedade, e o papel da família nesse processo. “A gente sabe o que é importante, e trabalhamos incansavelmente por isso. A educação é a principal porta, e o melhor caminho para o crescimento. Queremos as famílias mais próximas do ambiente escolar, e que façam deste espaço extensão dos seus lares”. Outros avanços da educação também foram destaque na solenidade, como a aquisição de cinco creches e sete ônibus junto ao governo federal. “Em breve iniciaremos a obra da creche aqui no bairro vizinho de Palmares. Estamos entregando os ônibus no interior, levando mais conforto e comodidade para as crianças. Tudo isso é fruto de trabalho e do nosso esforço de tornar o município adimplente para conseguir viabilizar projetos como esse nas esferas estadual e federal”, justificou Isaac.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Primeira escola climatizada da rede municipal será entregue nesta terça-feira (27)

Será entregue nesta terça-feira (27), às 19h, à comunidade do bairro Kidé, a primeira escola climatizada da rede municipal. A Escola Municipal Leopoldina Leal também passou pelo processo de reforma e ampliação que abrange mais de vinte unidades de ensino. Ao todo estão sendo investidos mais de 3 milhões em recursos próprios, e construídas 35 salas de aula, criando oportunidades para mais 1.100 alunos. As unidades ganham novas cantinas, laboratórios de informática, piso em cerâmica, além de outras melhorias.

O projeto de climatização é idealizado pela atual gestão, também com recursos próprios para promover mais conforto aos alunos, com o objetivo de melhorar os níveis de ensino/aprendizagem. Nesta primeira etapa quatro escolas serão contempladas, sendo duas na sede e as outras no interior.

domingo, 25 de julho de 2010

Construtora responsável pelas obras das creches já se encontra no município

Uma equipe da Oliveira Santana Engenharia, reuniu-se nesta sexta-feira (23) com o secretário de Educação de Juazeiro, Plínio Amorim, gerentes da pasta, e o presidente da Câmara Municipal, Crisóstomo Lima, para tratar do início das obras das cinco creches que serão construídas no município. O número de Centros de Educação Infantil conseguidos junto ao programa federal Proinfância é o maior do interior do estado. A obra já foi licitada e as ordens de serviço serão assinadas nos próximos dias.

A empresa responsável pela construção terá sua sede instalada na próxima semana em um espaço cedido na Escola Municipal Helena Araújo Pinheiro. Segundo o engenheiro, Cláudio Bispo Cardoso, as instalações seguirão o padrão de qualidade exigido pelo Ministério da Educação, e terão áreas de recreação, dormitórios, e climatização. “Estaremos no nosso escritório para iniciarmos as tramitações iniciais e a captação de mão de obra. Muito em breve estaremos dando o ponta pé inicial”, garantiu.

O titular da SEDUC demonstrou-se bastante entusiasmado com as novas conquistas. “Temos que comemorar sim, pois há vinte anos não se constrói uma creche no município. Isso é resultado de muito trabalho e empenho de um governo comprometido com a educação”, afirmou. O investimento será da ordem de 5 milhões, e os bairros contemplados serão Novo Encontro, Tabuleiro, João Paulo II, Codevasf e Palmares.

Anna Monteiro/Ascom PMJ

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Entrega da reforma e reestruturação das Casas de Passagem é marcada pela emoção

Por Anna Monteiro/Sedis

Mais conforto, dignidade e garantia de direitos para as crianças e adolescentes que são acolhidas nas Casas de Passagem Messe de Amor e Rosa Menina, foram assegurados com a reforma e reestruturação das instalações, entregues na noite desta quarta-feira (21). A cerimônia foi marcada pela emoção e relatos de histórias de superação, como do ex-morador José Roberto dos Santos, mais conhecido como Zezinho da Messe, que foi criado na casa e hoje trabalha no local.

Matéria completa aqui.

sábado, 17 de julho de 2010

Artigo: Aluno Profissional - Professor

por Lucélia Ribeiro*

Falarmos no papel da educação que está instalada em nossa prática é realizarmos um retrospecto da educação ao longo de seu contexto histórico, desde a educação nas sociedades tribais onde as crianças aprendiam sem a necessidade de alguém para ensinar, imitando os gestos dos adultos, até a chegada do grande marco da educação que foi a apresentação dos pilares básicos, essenciais a nova educação que aparece no relatório Educação, um tesouro a descobrir, coordenado por Jacques Delors, na Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI.

Para ler o artigo completo, clique
aqui.

_______________________________
* Lucélia Ribeiro – Professora da Rede Municipal de Juazeiro Graduada em Letras – Faculdade de Tecnologia e Ciências-Ead. Concluindo Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

SEDUC participa da I Feira da Cidade nas comemorações dos 132 anos de Juazeiro

Por ASCOM

A I Feira da Cidade movimentou a manhã desta quinta-feira (15), e atraiu um público expressivo, dando continuidade às comemorações do aniversário de Juazeiro. Diversos stands das secretarias de governo foram montados na Praça Imaculada Conceição, levando serviços à população, informações, e resultados de trabalhos e projetos. Apresentações artísticas, que promoveram um resgate da história do município, também deram brilho à festa que culminou em um parabéns caloroso à cidade ribeirinha.

A Secretaria de Educação, que tem alcançado grandes resultados na melhoria da qualidade do ensino/aprendizagem, realizou no espaço uma pequena mostra dos projetos pedagógicos, como a biblioteca itinerante, interagindo com as crianças presentes no local. “É de extrema importância que a comunidade tenha contato com esse material e saiba um pouco mais sobre o trabalho que é feito diariamente nas escolas”, disse o Gerente de Valorização do Professor e Formação Continuada, Clériston Andrade. Quem passou pelo stand recebeu lembranças com objetos típicos da cultura sertaneja, e pôde contemplar fotos antigas da cidade.

O senhor Rodolfo dos Santos, aproveitou a oportunidade para adquirir a carteirinha do idoso, “vim para comemorar e acabei conseguindo esse benefício. Achei tudo muito bonito e Juazeiro está de parabéns”. Além de serviços e esclarecimentos das equipes de proteção básica e especial da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social, foram apresentados trabalhos dos beneficiários dos programas sociais sobre a história de Juazeiro e as equipes do Banco de Alimentos e Restaurante Popular, tiraram dúvidas sobre segurança alimentar.

A moradora do bairro João Paulo II, Maria Helena dos Santos, ganhou de presente no stand da Secretaria de Agricultura uma muda de Juazeiro. “Estou muito feliz com a festa de aniversário da minha cidade porque Juazeiro está cada dia mais bonita. Vou plantar essa árvore em minha casa como prova do amor pela minha terra”, disse. Em outro stand da I Feira da Cidade, estava em exposição a maquete do projeto do Anel Viário de Juazeiro que vai duplicar cerca de 10 km da BR 407 desde o Cais até as proximidades do Distrito Industrial.

O morador do Tabuleiro João Antônio de Souza, aprovou o projeto que, segundo o DNIT, deve ser licitado em breve. “Essa vai ser uma obra importante para a cidade que vai complementar a duplicação da ponte que já está acontecendo. Pela maquete a gente tem uma noção de que com o fim destas obras, Juazeiro vai ficar com outra cara”, analisou o morador. A obra do Anel Viário vai contar ainda com a construção de cinco viadutos e terá um gasto estimado de 90 milhões de reais.

A Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente também se fez presente na feira, através de exposição de frutas, distribuição de mudas de plantas regionais e mostra de vídeos sobre educação ambiental. “O nosso objetivo foi mostrar para a população a importância de se cuidar do meio ambiente”, ressaltou a bióloga da SEADRUMA, Claúdia Feitosa. Já o gerente de Fomento a Produção Animal da secretaria, José Wilson Chaves, destacou, “hoje estamos oferecendo apenas uma mostra do que a secretaria de agricultura vem desenvolvendo nesses 18 meses de governo. É a primeira vez na história da cidade que nós temos uma secretaria de agricultura de fato e de direito”.

Durante todo o dia, a Saúde mobilizou muitas pessoas no local com a oferta de variados serviços, como: teste de glicemia, aferição de pressão, vacinação contra H1N1 e pólio, avaliação nutricional com a realização de pesagem e cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) e distribuição de preservativos feita pela equipe do Núcleo DST/AIDS. Os profissionais aproveitaram a festa para divulgar melhor os serviços disponibilizados pela Secretaria de Saúde.

Numa forma de educar a comunidade, o SAMU promoveu uma exposição de alguns veículos e equipamentos da urgência e emergência usados em pessoas de todas as faixas-etárias, além de orientações sobre os atendimentos. Os profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) distribuíram panfletos sobre a LER/DORT, uma das principais doenças ocupacionais do momento e a Saúde Bucal ofereceu dicas de escovação, distribuição de kits de higiene bucal e materiais educativos sobre a história da cárie. “Muito bom. A cidade em festa e a população é que recebe o presente. Juazeiro está diferente e a saúde de parabéns”, comemorou o vigilante, Antônio Alves.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Estudantes de Massaroca aprendem com a Secretaria de Saúde a se defender da dengue

Por Vânia Castro/Sesau

Dando continuidade ao Plano Operativo contra a Dengue, criado pela Prefeitura de Juazeiro, desde o ano passado (2009), foram promovidas nesta quarta-feira (14), pela Equipe de Saúde da Família (ESF) e os profissionais do Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde (Necom), atividades de conscientização para o combate à dengue no distrito de Massaroca. A ação, realizada pela Secretaria de Saúde, aconteceu durante todo o dia na escola municipal Atanilha Luz Araújo. Segundo o coordenador de educação em saúde, Francisco de Assis, a situação do distrito está preocupante.

“Dos mosquitos que voam no local, 94,9% é Aedes Egipty. Os agentes de endemias continuam fortalecendo as ações para reduzir o índice destes mosquitos, por esse motivo estamos vivendo uma realidade tranquila no município, mas muito ainda é preciso ser feito. A comunidade também tem que entender suas obrigações e ficar atenta aos devidos cuidados para prevenir a doença”, ressaltou.

Pela manhã, crianças de 3 a 10 anos assistiram à peça teatral “Chapeuzinho Vermelho e o Mosquito da Dengue” e através da apresentação cantaram e dançaram para espantar a dengue. “É uma forma de atrair a turminha e desta maneira facilitar o aprendizado. Com certeza os alunos chegarão em casa ensinando aos adultos muitas coisas”, destacou Assis. Para a aluna Samara Raquel da Silva, 8 anos, o espetáculo foi divertido. “Muito legal. Minha vovó já teve dengue e ficou com muita dor no corpo e no olho. Vou falar para minha mãe ter mais atenção e não deixar água parada e nem lixo na casa”, disse.

Durante a tarde, foi a vez dos estudantes de 9 a 14 anos discutirem o problema através de rodas de conversas. O evento foi encerrado a noite com a participação da turma do ensino médio, que assistiu vídeos com comentários sobre a diferença da dengue clássica e hemorrágica e palestras educativas destacando a importância da visita do agente de endemias na residência, para que as orientações e o controle químico sejam dados constantemente. Até este mês de julho, apenas 149 casos foram notificados e 48 confirmados de dengue clássica em Juazeiro.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Juazeiro comemora 132 anos e de presente recebe inúmeras obras


Por ASCOM

Para comemorar os 132 anos de elevação a categoria de cidade, a Prefeitura preparou um grande evento no qual o juazeirense terá a oportunidade de se divertir e também ficar informado a respeito dos grandes projetos que estão chegando para agraciar a cidade, os quais a tornarão estruturalmente melhor e mais bonita.

A festa terá inicio já no dia 14 na praça do antigo Vaporzinho (orla I), às 20 horas, onde acontecerá um grande concerto com a orquestra de Câmara Opus 68, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Sertão Pernambucano. Em seguida a festa será animada pelo forró de César Adriano e o pop de Alan Cléber, culminando com queima de fogos de artifícios à meia-noite.

Na madrugada do dia 15, Juazeiro acordará em clima de festa e de confraternização.
O momento solene, quando será oficialmente aberta a homenagem ao município, acontecerá às 08 horas da manhã com o hasteamento das Bandeiras Nacional e do Município, no Paço Municipal, seguida de desfile cívico da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Exército, Marinha, a Guarda Municipal e fanfarra do Colégio Municipal Paulo VI.

Após o desfile, a sociedade está convidada a participar da I Feira da Cidade, a ser realizada na Praça da Bandeira com exposição de artesanato, comidas típicas, apresentações culturais e serviços. Na oportunidade, o prefeito Isaac Carvalho fará o anúncio das ordens de serviços já assinadas, as quais muitas já em processo de licitação para serem iniciadas. O investimento será em obras nas áreas de infraestrutra, tanto da sede como no interior, saúde, educação, esportes.

Programação do mês de aniversário pelos 132 anos da cidade de Juazeiro

Dia 14/07

20h – PRAÇA DO ANTIGO VAPORZINHO, ORLA I
• Concerto em homenagem aos 132 anos da cidade de Juazeiro com a Orquestra de Câmara Opus 68 do Instituto Tecnológico Federal de Pernambuco.
• Shows com Alan Cléber e César Adriano

00h – Show Pirotécnico

Dia 15/07

05h30 – Alvorada pelas ruas da cidade – saída da Rua do Paraíso

08h – PAÇO MUNICIPAL – Hasteamento das Bandeiras Nacional e do Município
• Execução do Hino Nacional
• Execução do Hino de Juazeiro pelo coral infanto-juvenil do PETI
• Caminhada cívica com as Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), Polícia Militar, Guarda Municipal, Fanfarra do Colégio Paulo VI e população em direção à Praça Imaculada Conceição (Praça da Catedral)

09h – PRAÇA DA CATEDRAL - Parabéns (Plantio de um Juazeiro)
• I Feira da Cidade - Conheça Juazeiro Ontem e Hoje
Apresentações das manifestações culturais do município realizadas pelos Programas Sociais

• Serviços Variados: Aferição de Pressão, Teste de Diabetes, Cortes de Cabelo, manicure, pedicure, bolsa família, emissão de documentos, dentre outros.

• ENTREGA ÀS COMUNIDADES DO TERMO DE PARCERIA DAS OBRAS CONTRATADAS E AÇÕES DE GOVERNO:


1 - Remediação do Lixão
2 - Implantação do Programa Segundo Tempo: 50 núcleos atendendo a 5 mil crianças e adolescentes
3 - Instalação do Núcleo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA
4 - Construção de 01 Creche no bairro Tabuleiro
5 - Construção de 01 Creche no bairro CODEVASF
6 - Construção de 01 Creche no bairro João Paulo II
7 - Construção de 01 Creche no bairro Novo Encontro
8 - Construção de 01 Creche no bairro Palmares
9 - Construção de 88 casas populares no bairro Antônio Conselheiro

10 - Construção de 52 casas populares no bairro Malhada da Areia
11 - Aquisição de 01 ônibus escolar para o Distrito de Itamotinga
12 - Aquisição de 01 ônibus escolar para o Distrito de Abobora
13 - Aquisição de 01 ônibus escolar para o Distrito de Massaroca
14 - Aquisição de 01 ônibus escolar para o Distrito de Carnaiba do Sertão
15 - Aquisição de 01 ônibus escolar para o Distrito do Junco
16 - Aquisição de 01 ônibus escolar para o Projeto Mandacaru
17 - Limpeza de Aguadas em diversas comunidades do Município

Melhorias Habitacionais: 1320 casas

18 - Bairro Kidé,
19 - Bairro Tabuleiro
20 - Bairro João Paulo II
21 - Bairro São Geraldo

Construção de 383 Casas:

22 - Bairro Kidé,
23 - Bairro Tabuleiro
24 - Bairro João Paulo II
25 - Bairro São Geraldo
26 - 01 Unidade Básica de Saúde no Projeto Mandacaru
27 - 01 Unidade Básica de Saúde do Distrito de Maniçoba
28 - 01 Unidade Básica de Saúde no bairro Parque Residencial
29 - Saneamento da Rua Mulungú no bairro Alto do Alencar
30 - Nova Adutora e Novo Reservatório de água em Abóbora
31 - Entrega de uma Nova Ambulância ao distrito de Itamotinga

12h – CASA do ARTESÃO

•Abertura da Exposição da Maquete do Antigo Cais do artista Rogaciano Moraes Cadidé com manifestações artístico-culturais como recital poético, lançamento de livros, leilão de quadros óleo sobre tela de artistas juazeirenses e apresentações de capoeira, circo, balé e dança afro, teatro e percussão.

16h – Final do Campeonato Juazeirense de Futebol Amador

19h – Trio Elétrico com a banda Café com Axé

Obras a Inaugurar

16/07 - Nova Estação de Tratamento do SAAE

19/07 - Implantação do Sistema de Abastecimento de Água do Salitre – Marruá a Goiabeira

20/07 - Urbanização Loteamento Sol Nascente

21/07 - Reforma da Casa Messe de Amor e Rosa Menina

22/07 - Implantação de Unidade do PETI do bairro Kidé

23/07 - Inauguração da pavimentação Asfáltica do Acesso ao Distrito de Maniçoba

23/07 - Entrega de 01 ônibus escolar – Distrito de Maniçoba

25/07 - Inauguração do Assentamento Cercada – Distrito de Itamotinga

26/07 - Reabertura da Santa Casa com a Inauguração do Centro de Especialidades Médicas e Policlínica

27/07 - Reforma e Ampliação da Escola Leopoldina Leal no bairro Kidé – Salas novas e Climatização

28/07 - Inauguração da Escola de Campos – Distrito de Maniçoba

29/07 - Inauguração do Recapeamento Asfáltica da Avenida Irmã Dulce

30/07 - Inauguração da Pavimentação Asfáltica do Acesso ao Projeto Mandacaru

30/07 - Entrega de 01 ônibus escolar – Projeto Mandacaru

31/07 - Inauguração da Escola de Porto de Pedra – Projeto Mandacaru

domingo, 11 de julho de 2010

Do Blog do Geraldo José: sábado é dia de visitar família do aluno

A Professora e Psicopedagoga Maria do Socorro Bernardes (Socorrinha) que leciona no CSU - Centro Social Urbano de Juazeiro, aos sábados visita as residências dos alunos, num projeto de interação entre as famílias e a escola. Ela conversa com os pais ou responsáveis sobre a aprendizagem, a escola, as dificuldades e a parceria destes com a unidade de ensino. Os pais tem elogiado a iniciativa da professora. Socorrinha diz que tem sido recebida com carinho e sugere que esta prática seja adotada por outras escolas.

sábado, 10 de julho de 2010

Projeto Cordel na Sala de Aula forma professores da EJA

Com a participação do poeta Maviael Melo, mais uma etapa de formações do Projeto “O Cordel na Sala de Aula” foi realizada, nesta sexta-feira (09), tendo como público-alvo os professores de Língua Portuguesa da Educação de Jovens e Adultos – EJA. A proposta das oficinas é potencializar os professores para que eles possam trabalhar os temas atuais e do cotidiano dos alunos, além do conteúdo formal, utilizando o cordel como ferramenta pedagógica.

A formação se estende às demais disciplinas. Nesta segunda-feira (12), novos encontros serão realizados na UNEB (pela manhã) e no Colégio Paulo VI (tarde e noite) com docentes das demais áreas do conhecimento.

Veja imagens da formação:

Alfabetização e Linguagem realiza mais uma etapa de formações

Aproximadamente 60 professores das séries iniciais dos municípios de Juazeiro e Casa Nova se reuniram para mais uma etapa do Curso Alfabetização e Linguagem, desenvolvido pela SEDUC em parceria com o Instituto Anísio Teixeira – IAT. A formação consta de atividades presenciais e não presenciais, orientadas pela Universidade de Brasília - responsável pela formação dos tutores que pertencem à rede municipal de Juazeiro.

As atividades de formação que constituem os módulos se orientam por duas finalidades básicas: a ampliação do universo de conhecimento dos professores cursistas sobre a alfabetização e a aquisição da linguagem e a reflexão sobre a prática profissional.
Veja imagens do encontro realizado nesta sexta-feira (09):

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Veja fotos do encerramento do Seminário Direito à Diversidade

O Seminário de Educação Inclusiva, do Programa Direito è Diversidade, foi encerrada nesta sexta-feira, no Grande Hotel de Juazeiro, com a presença do prefeito Isaac Carvalho. Veja as imagens:

Projeto "A Tarde na Sala de Aula" foi lançado nesta sexta

Foi lançado hoje, no auditório da SEDUC, o Projeto A Tarde na Sala de Aula. A iniciativa é uma ação conjunta do jornal A Tarde e da Secretaria Municipal de Educação. Confira as imagens do evento:

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Juazeiro adere ao projeto A Tarde Educação

Por Clarice Alves/Seduc

Estimular o desenvolvimento educacional dos estudantes através da leitura e escrita para a construção do senso critico no processo de formação, tendo como ferramentas os meios de comunicação. Esta é a proposta do projeto A Tarde Educação, do Jornal A TARDE que nesta sexta-feira, 9 de julho, será apresentado aos professores e coordenadores da rede pública de ensino de Juazeiro. O lançamento será às 8h30 no auditório da Secretaria de Educação do município.

O projeto a ser utilizado no processo pedagógico de aprendizagem atenderá inicialmente a 20 escolas (11 na sede e 9 no interior) das séries iniciais do ensino fundamental (5ª a 8ª), tendo o público de 5.178 alunos em 167 turmas. A implantação do projeto consiste inicialmente na capacitação dos professores através de oficinas com foco no desenvolvimento de práticas leitoras tendo como ponto de partida o manuseio e a análise dos exemplares diários do jornal A TARDE.

“No trabalho diário da sala de aula temos percebido certa carência dos alunos no que diz respeito à leitura e o projeto chega para suprir essa necessidade, além de estarmos trazendo para a sala de aula os fatos cotidianos do nosso estado e do mundo porque o jornal reúne todas essas informações, seja política, economia, de entretenimento, cultura e educação também”, apresentou a professora e Gerente de Ensino Fundamental da Secretaria, Sônia Passos.

Comunicado da UNEB

A coordenação do curso de Letras Plataforma Freire/UNEB comunica que a 5ª etapa será realizada no período de 24 a 31/07/2010.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Consulte a nota da sua escola no Ideb

Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (5) mostram que, apesar da melhoria do país nos resultados, 24% dos municípios ficaram abaixo da meta estipulada para 2009. No total, 5.404 municípios tiveram nota computada no Ideb na 4ª série. Nos anos finais, foram 5.450 municípios, segundos os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Parte dos municípios analisados pelo instituto ficou sem nota por não ter atingido quantidade suficiente de amostras para o cálculo.

O Ideb leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil.

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, todos os estados superaram as metas do governo. Nos anos finais, Rondônia, Pará e Amapá ficaram abaixo da meta. O Ensino Médio foi o ciclo educacional com pior desempenho no país, segundo os dados do Ideb. A situação é preocupante, de acordo com especialistas em educação.

Clique aqui e consulte as notas do Ideb

Fonte: G1

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Começou o VI Seminário do Programa Direito à Diversidade

Foi aberto na manhã desta segunda-feira, dia 5 de julho, o VI Seminário do Programa Direito à Diversidade. O evento reúne 29 municípios que compõem o polo da região norte do Estado da Bahia.

O Seminário será realizado no Grande Hotel de Juazeiro até a sexta-feira, 9 de julho. Palestras, mesas redondas, oficinas e visitas às salas de recursos dos colégios Paulo VI, Franca Pires e CAIC fazem parte da programação.

Veja as imagens do primeiro dia de palestras e debates:

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Calendário de formações continuadas sofre alterações

Em virtude da participação de um significativo número de professores da rede municipal de ensino na Jornada Internacional de Educação, em Salvador, foram promovidas alterações no calendário de formações dos meses de Julho e Agosto.

Com isso, as formações para professores das séries finais (5ª a 8ª) ficaram para o mês de agosto, enquanto os encontros das séries iniciais (1º ano a 4ª série), anteriormente previstos para período coincidente com o evento a ser realizado na capital, foram concentrados no final deste mês de julho.

Confira as alterações, baixando o novo calendário. Basta clicar na imagem abaixo:

Seminário de Educação Inclusiva começa segunda-feira (05)

Nesta segunda-feira (05), a partir das 8h, Juazeiro sediará pela sexta vez, o Seminário do Programa Direito à Diversidade. O evento terá um público de 150 participantes, entre gestores, coordenadores pedagógicos e educadores das redes municipais de ensino dos 29 municípios que compõem a região norte do Estado da Bahia.

O Seminário será realizado no Grande Hotel de Juazeiro até a sexta-feira (09). Palestras, mesas redondas, oficinas e visitas às salas de recursos dos colégios Paulo VI, Franca Pires e CAIC fazem parte da programação.

O princípio que fundamenta o Programa é o da “garantia do direito dos alunos com necessidades educacionais especiais de acesso e permanência, com qualidade, nas escolas da rede regular de ensino” (MEC, 2006). Para isso, o programa busca a formação continuada desses profissionais para que sejam capazes de oferecer educação especial na perspectiva da educação inclusiva.

Participam do evento os municípios: Barra do Mendes, Boa Vista do Tupim, Bonito, Brejões, Campo Alegre de Lourdes, Canarana, Casa Nova, Central, Curaçá, Filadélfia, Gentil do Ouro, Ichu, Itanagra, Jussara, Lençóis, Mirangaba, Munlungu do Morro, Nova Fátima, Pé de Serra, Pilão Arcado, Pindobaçu, Retirolândia, Remanso, Riachão do Jacuípe, Sento Sé, Sobradinho, Uauá, Umburanas e Utinga.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Índices nacionais revelam melhora da qualidade em todas as etapas do ensino em 2009

A qualidade da educação no Brasil avançou mais. O índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) do país cresceu em todas as etapas de ensino entre 2007 e 2009. No ensino fundamental, o indicador superou as metas propostas para o período e alcançou as de 2011. “O fantasma da queda de qualidade está ficando para trás”, disse o ministro da Educação, Fernando Haddad, durante a divulgação dos dados, nesta quinta-feira, 1º.

Nos anos iniciais do ensino fundamental, o Ideb subiu para 4,6 em 2009. A nota proposta para o período era 4,2 – índice já registrado na aferição de 2007. Nos anos finais, o indicador foi para 4,0 pontos, superando a meta de 3,7 para o ano. O mesmo ocorreu no ensino médio, que obteve índice de 3,6. O objetivo era registrar pelo menos 3,5 nessa etapa de ensino no período.

Haddad considera normal que a melhora no índice seja proporcionalmente maior nos anos iniciais do ensino fundamental. “Vínhamos de um período de recessão educacional, de queda de proficiência. Quando a educação começa a melhorar, é como uma onda; a arrancada mais forte se dá nos anos iniciais e se propaga, ao longo do tempo, nos finais e no ensino médio.”

O Ideb foi criado em 2005, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O índice utiliza escala de zero a dez pontos e é medido a cada dois anos. O objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, chegue à nota seis em 2021 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

“O Brasil está numa trajetória ascendente e consistente pelo quarto ano consecutivo. Ainda estamos distantes da meta de 2021, mas com a esperança renovada de que será alcançada”, afirmou Haddad. Entre os fatores que influenciam na melhoria da qualidade da educação, segundo o ministro, estão as ações que compõem o PDE – da creche à pós-graduação – e a mobilização natural das redes e escolas a favor do cumprimento das metas do Ideb estabelecidas para cada uma.

No indicador estão reunidos dois conceitos fundamentais para a qualidade da educação: o fluxo escolar (taxas de aprovação, reprovação e evasão obtidas no censo da educação básica) e as médias de desempenho nas avaliações Prova Brasil e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

A Prova Brasil é um teste de leitura e matemática para turmas de quarta e oitava séries (ou quinto e nono anos) do ensino fundamental. Os alunos do ensino médio fazem o Saeb, avaliação por amostra, que também avalia habilidades em língua portuguesa e matemática. No ano passado, as avaliações foram aplicadas a 2,5 milhões de alunos da quarta série (quinto ano), 2 milhões da oitava série (nono ano) e 56 mil do ensino médio.

Os dados divulgados nesta quarta-feira mostram que o desempenho dos estudantes nas avaliações foi o que mais pesou na composição do Ideb de 2009. Nos anos iniciais, por exemplo, foi responsável por 71% da composição da nota. Já no ensino médio, embora o desempenho tenha sido responsável pela maior parte da nota, a taxa de rendimento subiu em relação a 2007; teve 42% de importância no índice, comparado aos 29% da medição anterior.

Assessoria de Comunicação Social do MEC

Juazeiro realiza o VI Seminário de Educação Inclusiva

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) realiza na próxima semana, de 05 a 09 de Julho, o VI Seminário de Educação Inclusiva, do programa federal Direito à Diversidade. A abertura acontece na segunda-feira, a partir das 9h, no Grande Hotel de Juazeiro, reunindo representantes de diversos municípios baianos que compõem o programa do Ministério da Educação (MEC) na região.

Juazeiro será sede do Seminário no norte baiano e cerca de 150 cursistas são aguardados para o evento, que tem como objetivo promover a sensibilização para que a educação pública seja cada vez mais caracterizada como um espaço de inclusão e respeito à diversidade. 28 cidades participarão da discussão e fomento da aplicabilidade do programa.

O Programa Direito à Diversidade promove a formação continuada de gestores, coordenadores pedagógicos e educadores das redes municipais de ensino para que sejam capazes de oferecer educação especial na perspectiva da educação inclusiva. O objetivo é que as redes atendam com qualidade e incluam nas classes comuns do ensino regular os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.