sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Prefeito anuncia reformas, ampliações e climatização de escolas na região do Salitre

Por Anna Monteiro/Seduc

Além das reformas e ampliações das Escolas Municipais Maria do Carmo Sá Nogueira e da Bernadete Braga, o prefeito Isaac Carvalho e o secretário de Educação e Esportes Clériston Andrade anunciaram nesta sexta-feira (25), a inclusão da escola localizada na Passagem do Sargento no pacote de obras, e a climatização das três unidades de ensino. A notícia foi dada aos comunitários da Gangorra II e Fazenda Sobradinho (região do Salitre), nesta manhã durante as visitas. 


Nos últimos dez dias foram divulgadas 09 grandes ações para Educação de Juazeiro, dentre estas, a entrega de Lancha Escolar, Escola de Tempo Integral, cobertura da quadra do Paulo VI e intervenções em sete escolas do interior do município. A última visita será realizada neste sábado (26), em Baraúna. Todas as iniciativas são fruto de solicitações das plenárias do programa Prefeitura nas Comunidades e do projeto de governo que vislumbra a reestruturação da Rede Pública Municipal de Ensino. 


As decisões foram tomadas coletivamente, com a participação efetiva da comunidade, com direito a alterações finais. “Viemos noticiar hoje um pacote e resolvemos estendê-lo para atender aos pleitos da comunidade escolar. Íamos reformar e ampliar duas escolas aqui da região e mais uma entrou no projeto. Também vamos construir uma área coberta de lazer para os alunos, diretorias, cantinas e refeitórios. Estamos fazendo tudo a ‘quatro mãos’, pois quem vive a realidade sabe das reais necessidades. Procuramos discutir os projetos com quem vai ser beneficiado com a obra”, explicou o prefeito Isaac Carvalho. 


Segundo Clériston Andrade os pilares da Educação de Juazeiro fundamentam-se no investimento profissional (que inclui a valorização, remuneração e formação), projeto pedagógico, democratização das ações, e recuperação da estrutura física da rede. “Essa é uma linha que acreditamos. O que nós fazemos é pensar a longo prazo. Se vamos reformar, ampliar ou construir uma escola, procuramos fazer o melhor. Encontramos muitas unidades de ensino, que passaram por reformas em outras gestões, que estão com as instalações comprometidas, e isso não pode acontecer. Não fazemos maquiagem, queremos o melhor sempre para o aluno”, afirmou na ocasião. 


A diretora Katiane Soares, falou em nome da comunidade. “Trabalho nas três escolas e não me conformava com a reforma de apenas duas. Conversamos com o prefeito e ele prontamente nos atendeu. Também pedimos um espaço coberto e fomos atendidos. Então, só temos a agradecer essa sensibilidade. Com certeza, faremos uma grande festa na inauguração”, revelou. Seu Pedro Pereira de Almeida, da comunidade de Junco, pediu a palavra para fazer um reconhecimento, “agora temos um prefeito que está do lado do povo, que não se esconde em prefeitura. Estou muito feliz pelo interior do nosso município”. 


O presidente da Associação de Moradores da Fazenda São Francisco falou sobre a preocupação da atual administração com a educação. “Sempre fomos esquecidos. Muitos apenas prometeram. Agora acredito porque estou vendo, estou participando desse momento. Vamos ganhar três escolas climatizadas e esse é um grande presente”, ressaltou. Maria Eduarda, que cursa a 3ª série, também opinou, “os alunos estão felizes porque vão ganhar uma escola novinha e com mais espaço”. 


Visitas

Durante as visitas, o prefeito também conheceu o trabalho de algumas associações, como a de mulheres que estão trabalhando com o beneficiamento de frutas e fabricação de doces. “Fico feliz com essa iniciativa e vamos ajudar no que for possível”, garantiu. Isaac também falou sobre outras melhorias para o Salitre. “Estamos começando a recuperação de estradas e cascalhamento, além de estarmos pleiteando a melhoria no abastecimento de água. Sabemos que o déficit do poder público deixado pelas antigas gestões com o Salitre é alto e nós estamos procurando diminuir essa carência”, ponderou. 

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Nesta quarta-feira (23) iniciam as obras de cobertura da quadra poliesportiva do Paulo VI


Por Anna Monteiro/Seduc

Nesta quarta-feira (23), às 10h (horário de verão), o prefeito Isaac Carvalho e o secretário de Educação e Esportes Clériston Andrade, acompanhados de comitiva de governo, visitarão o início das obras de cobertura da quadra poliesportiva do Colégio Paulo VI.

A iniciativa atende às solicitações feitas pela comunidade durante as plenárias do programa “Prefeitura nas Comunidades” e ao projeto da atual administração de promover melhorias na Educação de Juazeiro.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Começam as obras da primeira Escola de Tempo Integral de Juazeiro


Por Anna Monteiro/Seduc


Com a proposta de se tornar referência para Educação de Juazeiro, o projeto da primeira Escola de Tempo Integral do município começa a se tornar realidade. Na manhã desta segunda-feira (21) o prefeito Isaac Carvalho, comitiva de governo e comunitários participaram do ato simbólico de início das obras. A unidade piloto está sendo instalada no bairro São Geraldo, em um prédio do município que passará por reforma e adaptação. A previsão é de que no início do próximo ano letivo a escola já esteja funcionando.



Para o presidente do bairro, João Alexandre, a escola oferecerá novas oportunidades. “Durante muito tempo o São Geraldo foi esquecido, desprezado. Ninguém olhava para nossa comunidade. Agora nós teremos uma obra que nunca imaginamos. A Escola de Tempo Integral beneficiará as crianças, os pais, e todos que terão acesso a esse novo modelo educacional”, afirmou.

A iniciativa atende às solicitações das plenárias do programa “Prefeitura nas Comunidades”, e cumpre mais um compromisso de governo com a população. A Escola de Tempo Integral beneficiará 155 alunos, do 1º ao 5º ano, e sua estrutura contará com salas temáticas para o ensino regular, cozinha, refeitório, bateria de banheiros (para banho e escovação), laboratório de informática, e salas de artes e música.

“Dentro desse novo formato o aluno será considerado em sua plenitude. Essa, sem dúvida, será mais uma referência de uma gestão que trata o estudante com a dignidade que ele merece. Nós já trabalhamos com o Mais Educação, que também aborda a proposta de tempo integral. Mas, nessa nova escola os alunos terão todo o suporte para que passem o dia recebendo o que tiver de melhor no quesito ensino/aprendizagem”, ponderou o titular da pasta, Clériston Andrade.

Os alunos, que permanecerão na unidade de ensino das 7h30 às 17h30, terão direito a quatro refeições diárias, sala de descanso com televisão e DVD, objetos de higiene pessoal (como toalha e escova), fardamento, além de atividades extras com horários programados. O acompanhamento psicológico semanal e de nutricionistas também estão previstos no projeto.

Segundo o Chefe do Executivo os avanços do setor são fruto de um trabalho dedicado e do comprometimento de toda equipe envolvida. “Estamos na semana da Educação. Realizamos ontem o concurso público, hoje demos início às obras da Escola de Tempo Integral e até sábado teremos grandes ações anunciadas. Esse foi um desafio abraçado como prioridade por todos. Os resultados são provenientes desses esforços coletivos”, avaliou Isaac Carvalho. 

Concurso da Educação é realizado com sucesso


Por Anna Monteiro/Seduc

A sorte foi lançada. Mais de 14 mil candidatos compareceram neste domingo (20) à realização das provas do Concurso Público para o provimento de 392 vagas da Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC). Do total de 15.514 inscritos, foi registrado um percentual de 8,5% de faltosos, número considerado bastante satisfatório pela AOCP, empresa organizadora do certame. 

29 escolas municipais e estaduais foram utilizadas para aplicação dos exames e nenhum caso grave, que colocasse em risco o processo, foi identificado. Segundo a Comissão responsável mais uma etapa foi cumprida com sucesso, tranqüilidade e lisura. “Estamos satisfeitos com a realização do concurso até o momento. A empresa AOCP enviou uma equipe de representantes do Paraná, que montou um QG no Colégio Paulo VI, e atuou com todo profissionalismo. Membros da Comissão percorreram os locais de prova e tudo saiu a contento”, afirmou a presidente Mary Adriana.

O gabarito das provas para todos os cargos já está disponível no site da empresa (www.aocp.com.br) e a divulgação do resultado final está prevista para segunda quinzena de dezembro. Os candidatos terão os dias 23 e 24 para entrar com recurso. “Esse concurso superou nossas expectativas. Primeiro pelo número de inscritos. Esperávamos apenas 10 mil e fomos surpreendidos com mais de 15 mil candidatos. A realização das provas foi extremamente tranqüila e o número de ausências foi baixo”, avaliou a representante da AOCP, Gislaine Araújo.

Juçara Dias também aprovou o certame. Segundo a professora, as provas foram bem elaboradas e o nível estava satisfatório. “Achei tudo muito organizado, a fiscalização foi eficaz, e o município está de parabéns pela realização desta iniciativa. O concurso é uma oportunidade única de estabilidade para nós educadores, e eu espero ser uma das aprovadas”, destacou a candidata. O concurso é válido por dois anos, prorrogável pelo mesmo período.

De acordo com o secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, a tranqüilidade com que os exames foram aplicados deve ser ressaltada. “O que nós percebemos é que os candidatos estavam bem seguros e determinados. Não houve nenhuma intercorrência significante e tudo aconteceu com muita paz. Após 13 anos sem um concurso para o setor, acho que todos procuraram aproveitar bem a oportunidade. Com certeza em 2012 teremos pessoas qualificadas para compor nosso quadro”, ratificou o titular da pasta.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Segunda Lancha escolar atenderá a comunidade de Quipá


Por Anna Monteiro/Seduc

A segunda Lancha Escolar de Juazeiro foi entregue na manhã desta sexta-feira (18), em uma solenidade simbólica na Orla Nova da cidade, que reuniu o prefeito Isaac Carvalho, o secretário de Educação e Esportes Clériston Andrade, equipe de governo, alunos das escolas que serão beneficiadas e comunidade. O novo transporte mudará a realidade dos estudantes da Ilha de Quipá – que dependem da locomoção aquática para chegar às unidades de ensino – oferecendo conforto e segurança. 

Segundo a professora Maria José Santos, a recente conquista beneficiará além dos estudantes, os pais e comunidade escolar. “Antes os alunos se arriscavam muito, alguns até faziam a travessia sozinhos, remando, ou passavam no barco a motor. Todo mundo ficava preocupado, com medo. Agora com a Lancha Escolar todos ficarão tranqüilos, pois segurança será a palavra de ordem”, afirmou.

Juliana Rodrigues, que cursa a 4ª série, demonstrou seu contentamento dizendo que não chegará mais atrasada à escola. “A gente tinha muita dificuldade para chegar no horário, mas não teremos mais esse problema. Estou feliz, a Lancha é bonita e está todo mundo animado”, revelou. A gestora Margarete Barbosa na ocasião comentou que a iniciativa melhorará o rendimento escolar, “com certeza cairá o número de faltas, atrasos e os alunos chegarão mais tranqüilos para aprender”.

As Lanchas Escolares foram adquiridas pela administração municipal junto ao programa Caminho da Escola, do Ministério da Educação. A primeira, que foi entregue em julho deste ano atende à comunidade da Ilha de Nossa Senhora, e a nova embarcação beneficia os alunos que estudam nas Escolas Municipais Euridice Ribeiro Viana e 25 de Julho. “Esta parceria já nos proporcionou a aquisição dos sete primeiros ônibus escolares da história de Juazeiro e duas embarcações. Fechamos o ano atendendo 100% das comunidades que precisam do transporte aquático, fato que nos deixa felizes”, ressaltou o prefeito Isaac Carvalho.

A nova lancha possui as mesmas especificações da anterior. Foi construída pela Marinha do Brasil em alumínio naval, com capacidade para 20 alunos e um lugar reservado para portadores de necessidades especiais. Possui todos os itens de segurança necessários, como colete salva-vidas e iluminação apropriada. “Esse é mais um momento marcante para Educação de Juazeiro. Os novos transportes escolares (ônibus e lanchas) são conquistas que devemos comemorar”, justificou o secretário Clériston Andrade. 

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Obras da Escola de Tempo Integral começam na próxima segunda-feira (21)


Por Anna Monteiro/Seduc

Na próxima segunda-feira (21), o prefeito Isaac Carvalho, o secretário de Educação e Esportes Clériston Andrade, e comitiva de governo visitam o inicio das obras da primeira Escola de Tempo Integral de Juazeiro, às 11h (horário de verão). A unidade piloto está sendo instalada no bairro São Geraldo, em um prédio do município que passará por reforma e adaptação. A previsão é de que no início do próximo ano letivo a escola já esteja funcionando.

A iniciativa atende às solicitações das plenárias do programa “Prefeitura nas Comunidades”, e cumpre mais um compromisso de governo com a população. A Escola de Tempo Integral beneficiará 155 alunos, do 1º ao 5º ano, e sua estrutura contará com salas temáticas para o ensino regular, cozinha, refeitório, bateria de banheiros (para banho e escovação), laboratório de informática, e salas de artes e música.

Os alunos, que permanecerão na unidade de ensino das 7h30 às 17h30, terão direito a quatro refeições diárias, sala de descanso com televisão e DVD, objetos de higiene pessoal (como toalha e escova), fardamento, além de atividades extras com horários programados. O acompanhamento psicológico semanal e de nutricionistas também estão previstos no projeto

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

SEDUC informa sobre horários, data e locais de prova


Por Anna Monteiro/Seduc

A Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC) informa que já está disponível no site da AOCP Concursos Públicos (www.aocp.com.br), o edital com a data, horário e locais de realização das provas objetivas que acontecerão dia 20 de novembro (domingo).

É responsabilidade exclusiva do candidato verificar nas tabelas o turno de realização das provas. Para conhecer os locais, o candidato deverá consultar e imprimir o Cartão de Informação disponível no endereço eletrônico.

No turno da manhã os portões serão abertos às 7h e fechados impreterivelmente às 7h45 (observado o horário oficial de Brasília). No turno da tarde os portões serão abertos às 13h e fechados às 13h45 (horário de Brasília). Não serão tolerados atrasos.


O início da prova em cada turno está previsto para 15 minutos após o fechamento dos portões. Os candidatos terão 4h para responder às questões. Na ocasião o candidato deverá estar munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, documento oficial de identificação com foto e Cartão de Informação do Candidato.


Mais informações no site da AOCP e neste link

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Alunos da EJA de Juazeiro participam de atividade cultural


Por Anna Monteiro / Seduc
Cento e trinta alunos da Educação de Jovens e Adultos de Juazeiro (EJA) assistiram na última sexta-feira (04) ao filme Jardim das Folhas Sagradas, como atividade complementar. A oportunidade, fruto de uma parceria da Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC) com o diretor do longa metragem, Pola Ribeiro, foi bem aproveitada pelos estudantes, que descreveram a experiência como enriquecedora.

Jardim das Folhas Sagradas é uma obra de ficção, que promove uma transição dialética entre tradição e modernidade, e que aborda temas como meio ambiente, preconceito racial e conflito religioso. A obra traz no elenco Antônio Godi, João Miguel, Harildo Deda, Érico Brás, Evelin Buchegger e Bando de Teatro Olodum. Além do tema musical de Gerônimo e Ildásio Tavares, interpretado por Maria Betânia.

“Acho que mais importante é o respeito com que são tratados todos os temas. Isso é essencial para este segmento da EJA, que traz em si diferentes histórias e concepções de mundo. Através dessa parceria apoiamos culturalmente o filme e promovemos um momento de reflexão e educação fora da sala de aula”, explicou o Secretário Interino da pasta, Clériston Andrade.

O senhor Marcelino de Souza Barbosa, que está na 4ª etapa do segundo segmento da EJA, aprovou a iniciativa. “Aprendi coisas que eu nem imaginava, e é importante que a gente saiba de tudo um pouco. Trabalho muito, a luta diária é grande, e poder participar de um momento de lazer e conhecimento, como ir ao cinema, é muito importante. Através da cultura, do estudo, a gente fica mais educado, aprende a respeitar o próximo e as diferenças”, relatou.
 
Seu Marcelino também é um bom aluno e disse ter encontrado na educação uma nova oportunidade de vida. “Queria ter tido essa chance antes, mas só há pouco tempo pude estudar. Pretendo concluir e, se ainda der tempo, quem sabe fazer uma faculdade. Depois que ingressei na EJA passei a enxergar o mundo de forma diferente e posso dar um suporte maior a minha família”, revelou o jovem senhor que sonha até hoje com a medicina.

Recém chegado à cidade, Rafael Félix da Silva já ingressou na EJA para terminar o Ensino Fundamental II. “Estou aqui há apenas três meses e fui surpreendido com essa ação, pois nem sempre a gente tem a oportunidade de assistir um filme, ir ao shopping ou ao cinema. Minha família está retornando de São Paulo e pretendo aqui em Juazeiro concluir meus estudos e ingressar em uma faculdade. Estou gostando muito do ensino, e atividades como essas realmente estimulam o aluno”, destacou.

No município 42 escolas trabalham com a Educação de Jovens e Adultos. No primeiro segmento, que corresponde ao Ensino Fundamental I são atendidos 1.405 alunos. No 2º segmento (Fundamental II) estão matriculados 2.610 estudantes. Nessa etapa do projeto foram beneficiadas as Escolas Municipais Paulo VI, Argemiro José da Cruz e Joca de Souza Oliveira. As turmas assistiram à sessão das 19h, na sala I do Cine River Shopping.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Começa aplicação das provas do SAEJ 2011


Por Anna Monteiro/Seduc
A aplicação das provas do Sistema de Avaliação Educacional de Juazeiro (SAEJ), edição 2011 começou nesta segunda-feira (07). Até o dia 18 deste mês serão avaliados em média 24 mil alunos do 1º ano a 8ª série do Ensino Fundamental. Na primeira semana os exames serão aplicados nas escolas municipais da zona rural e em seguida na sede. Para garantir que o trabalho seja realizado a contento, mais de 300 aplicadores e coordenadores foram contratados.


O SAEJ foi implantado em 2009 pela Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC) e é realizado uma vez por ano, sempre ao final do período letivo. O Sistema traça uma análise ampla e precisa da Rede e fornece os dados necessários para as intervenções e melhorias na qualidade de ensino. O SAEJ também norteia a formação do professor e a criação de programas pedagógicos.

Na avaliação são mensuradas – além dos diagnósticos de escrita e produção de texto – a evolução da aprendizagem dos descritores (conteúdos), como a quantidade de alunos que consegue reconhecer de forma satisfatória as diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos, que tratam do mesmo tema, bem como identifica aqueles que conseguem estabelecer relações lógico-discursivas.

Segundo o Secretário Interino da pasta, Clériston Andrade, o SAEJ tem feito a diferença. “Esse é o terceiro ano de aplicação das provas e com certeza os resultados serão ainda melhores. Foi esse sistema que nos permitiu identificar muitas coisas na Rede. Foi a partir dos resultados obtidos que criamos, procuramos melhorar e conseguimos identificar com precisão os pontos positivos e negativos”, ponderou.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

SEDUC convoca candidatos à Prova de Títulos

Por Anna Monteiro/Seduc

A Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC) informa aos candidatos que tiveram suas inscrições deferidas, que estes deverão participar da Prova de Títulos, conforme previsto no edital de abertura. Estão convocados os candidatos relacionados no edital nº 03/2011, que está disponível no site da empresa AOCP Concursos Públicos www.aocp.com.br.

Os concurseiros deverão, no período das 8h deste sábado (05), até às 23h59 do dia 15 de novembro (horário de Brasília), preencher o Requerimento de Cadastro de Títulos, disponível no endereço eletrônico citado. Após o preenchimento, o candidato deverá imprimir duas vias do comprovante, retendo uma para si.

A segunda via, juntamente com os documentos comprobatórios dos títulos relacionados deverão ser postados até o dia 16/11/2011 (será observada a data de postagem) para o endereço informado abaixo:

DESTINATÁRIO: AOCP – Concursos Públicos
Concurso Público da Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro
(PROVA DE TÍTULOS)
NOME DO CANDIDATO: XXXXXXXXXXXX
CARGO: XXXXXXXXXXXX
NÚMERO DE INSCRIÇÃO: XXXXXXXXXXXXXXXX
CAIXA POSTAL 131
CEP: 87.001-970 - Maringá/PR

Confira no link abaixo o edital de convocação para provas de títulos

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Prorrogadas inscrições para Mostra de Práticas Exitosas da Educação Infantil


Por Anna Monteiro/Seduc

A Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC) informa que as inscrições para os trabalhos que concorrerão à Mostra de Práticas Exitosas da Educação Infantil foram prorrogadas. Professores que atuam nos berçários, maternais, pré I e pré II terão agora até o dia 18 de novembro para manifestarem o interesse em participar do concurso que premiará experiências educativas de qualidade.

Poderão ser inscritos até dois trabalhos por escola e centro, de modo que os projetos contemplem as práticas realizadas nos eixos da Proposta Curricular. No ato de inscrição, o candidato poderá optar pela modalidade ‘exposição’ ou ‘apresentação’. Serão premiados 15 trabalhos de cada segmento. As inscrições devem ser feitas exclusivamente na Escola de Formação de Professores (EFEJ), das 8 às 16h, de segunda a sexta-feira.

No ato, os participantes deverão preencher uma ficha e entregar o relato e material de registro das ações, como vídeo, foto, atividade, cartaz ou outros que comprovem a realização da experiência. O trabalho, mesmo que desenvolvido em grupo, deve ser inscrito no nome de apenas um educador, e mencionados os demais participantes. O prêmio será destinado ao titular do projeto.

A Mostra será realizada em dezembro no Centro de Cultura João Gilberto, e este ano o evento contemplará a exposição, apresentação e reflexão sobre os resultados alcançados com as experiências pedagógicas. Segundo a Gerência de Educação Infantil a ação tem como objetivo divulgar e reconhecer os avanços oriundos das formações desenvolvidas pela SEDUC e dos projetos realizados este ano letivo no município e distritos, referentes aos eixos da Proposta Curricular da Educação Infantil.