segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Colégio Iraci Nunes realiza Desfile Cívico com o tema “Ética e Cidadania”

Por Anna Monteiro/SEDUC

O Colégio Municipal Professora Iraci Nunes da Silva realizou no último sábado (29) um Desfile Cívico pelas ruas de Itamotinga, em homenagem ao Dia da Independência do Brasil (7 de setembro). O evento, tradicionalmente acontece no dia da Festa da Padroeiro do distrito, e diversas atividades são realizadas, envolvendo toda a comunidade. O Desfile teve como tema “Ética e Cidadania”, e promoveu uma reflexão sobre o papel da educação para construção de um país mais justo.

Os alunos do Ensino Fundamental I e II e os do Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresentaram aspectos relevantes sobre temas polêmicos como o racismo, preservação do meio ambiente e respeito às diferenças. No foco educacional, proposto pela Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC), for
am apresentados alguns dos projetos pedagógicos, com o de acompanhamento dos níveis de aprendizagem do educando; avaliações externas; e programas interdisciplinares.

Os pelotões vieram divididos pelos subtemas: Direitos e Deveres; Importância do ato de leitura como passaporte para cidadania; Conscientização sobre o semi-árido, preservação da fauna, da flora, e do Rio São Francisco; Conhecendo para aprender – O Brasil em cinco regiões; Buscando sonhos, vencendo desafios; entre outros. E por fim uma homenagem ao humorista Cláudio Damasceno (Loli), filho da região – in memorian.

O diretor do Colégio, Paulo Matos, relatou que os professores e alunos se prepararam dois meses para o evento, incluindo a desfragmentação do tema e confecção de roupas e adereços, e ressaltou que a temática vem sendo trabalhada em sala de aula desde o início do ano. “Esse é um trabalho contínuo, que envolve a todos e tem um resultado muito positivo”. A professora Carla Sena complementou, “a proposta é promover um momento de reflexão, e a escola é o melhor espaço para se construir cidadania com educação e ética”.

O secretário de Educação, Plínio Amorim, prestigiou o evento e deixou registrado o reconhecimento ao trabalho de toda a equipe envolvida. “Eles conseguiram de forma grandiosa unir a cultura da localidade, na tradição do desfile, com a nova proposta pedagógica que está sendo implantada. Podemos ver uma correlação bastante interessante. A festa está muito bonita, e todos estão de parabéns: alunos, pais, professores, equipe gestora e toda comunidade”.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

Confira as fotos de projeto da Escola Atanilha Luz Araújo

A professora Joelma Elenice, da Escola Atanilha Luz Araújo, no Projeto Massaroca, enviou as fotos da culminância do Projeto “Cantando e Alfabetizando”, desenvolvido este ano. Veja abaixo:

sábado, 29 de agosto de 2009

Veja imagens de atividades do Centro de Educação Infantil Jandira Borges da Cunha

Após cinco meses de criação, o Blog Formação SEDUC já é parte do cotidiano de muitos educadores da rede municipal. São mais de cinco mil visitas!

Professores, gestores e coordenadores, não só navegam no site, como deixam sugestões, fazem comentários e enviam imagens das atividades desenvolvidas nas suas escolas. Desta vez, quem nos enviou fotos foi o Centro de Educação Infantil Jandira Borges da Cunha, do bairro Tabuleiro.

A equipe é composta por Mary Lúcia B. Pesqueira (gestora), Jailda Piauí (coordenadora), Iracia Rodriguesa Marques (auxiliar administrativa) e pelas professoras Thaise Lemos, Sandra Santos, Micaele Gonçalves e Aldenise Silva. Nas imagens, o registro de várias ações da unidade de ensino realizadas neste ano. Veja:


Semana da Pessoa com Deficiência encerrará com Momento Cultural

Por Anna Monteiro/SEDUC

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) realizará na próxima segunda-feira (31) o encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência, com um Momento Cultural na Orla Nova da Cidade, a partir das 15h30. O evento aberto ao público irá oferecer apresentações de vídeos, musicais, oficinas de pintura, pipas, xadrez, teatro, serviços sociais e de saúde, além da Tenda dos Sentidos do Exército Brasileiro, que promove experiências sensoriais.

A Semana tem como tema “Ninguém é igual a ninguém, diferente todo mundo é”, e acontece desde o dia 20, com sensibilização nas escolas e entrega de três salas de Recurso e Atendimento, que tem como objetivo facilitar a aprendizagem de forma pedagógica. A ação busca, inclusive, fomentar a prática da Educação Inclusiva, sensibilizando a comunidade escolar, para as potencialidades e os direitos dos alunos com deficiência.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Inclusiva, Creuzenilda Lima, os resultados foram muito positivos. “Conseguimos despertar o respeito pelos nossos semelhantes, e isso é o mais importante. Os alunos, professores e equipe escolar receberam muito bem os momentos de sensibilização, e podemos afirmar que a Política de Inclusão Escolar é uma realidade praticada por todos. O Momento Cultural fecha nossa semana de maneira muito alegre”.

Abaixo, você confere imagens da inauguração da Sala de Recursos na Escola Haydee Fonseca, no bairro João Paulo II , com a presença do secretário Plínio Amorim. Elas foram enviadas pela professora Iracilda Marins.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Fim de semana animado

Imagens do trabalho de AEE

Juazeiro vivencia a Semana da Pessoa com Deficiência e a Antonia Martins Amorim, a Tânia, enviou algumas fotos dos trabalhos que desenvolve. Ela é professora do Atendimento Educacional Especializado. Vejas as imagens de atividades efetuadas na Escola Ludgero de Souza Costa e no Colégio Paulo VI:

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Com a participação do secretário Jairton Fraga, IBAMA conclui formação de coordenadores pedagógicos

Com a presença do Profº Jairton Fraga, Secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, e de representantes locais do IBAMA, foi encerrada nesta quinta-feira (27) a I Formação em Educação Ambiental, com enfoque na prevenção às queimadas. O titular da SEADRUMA ressaltou a importância da ação educativa para preservação do meio-ambiente. “Como todos sabem, urge desenvolvermos a cultura do desenvolvimento sustentável”, disse Jairton.

O curso terminou com a apresentação de projetos de trabalho, elaborados nos três dias de encontro, que serão desenvolvidos pelas escolas junto aos seus alunos e às suas comunidades. Eles contarão com o acompanhamento do IBAMA e o apoio da SEDUC e da SEADRUMA.

A formação foi oferecida a coordenadores pedagógicos de 20 unidades de ensino da zona rural. Toda a equipe da PREVFOGO (Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais), vinda de Brasília-DF, demonstrou muita satisfação pelo trabalho desenvolvido. “Recebemos todo o apoio da Secretaria de Educação e todos os coordenadores se mostraram muito comprometidos com a defesa do meio-ambiente”, disse Adiraci Oliveira de Almeida, uma das instrutoras do curso.

Veja imagens do encontro abaixo:

terça-feira, 25 de agosto de 2009

IBAMA inicia formação de coordenadores pedagógicos em Juazeiro


Com a fala do professor Plínio Amorim, Secretário de Educação de Juazeiro, teve início, na manhã desta terça-feira (25), a I Formação de Coordenadores Pedagógicos em Educação Ambiental, com enfoque na prevenção de queimadas. Promovido pelo IBAMA, através do PREVFOGO, o curso tem duração de 24 horas e contempla 20 unidades de ensino da zona rural.

No seu discurso inicial, o secretário Plínio Amorim ressaltou a importância da educação como “espaço privilegiado para a promoção de transformações sociais”. “A escola é o locus onde importantes temas podem ser trabalhados em sintonia com o aprendizado dos saberes fundamentais, responsabilidade primeira dessa instituição”, disse o gestor da SEDUC.

Os representantes do IBAMA, vindos de Brasília, enfatizaram o alcance do trabalho que se desenvolve nas cidades que compõem a bacia do Rio São Francisco. Para ver as imagens desse encontro, clique aqui.

SEDUC realiza Seminários de Sensibilização e entrega de Sala de Recursos na Semana da Pessoa com Deficiência

Por Anna Monteiro/SEDUC

Dentro da programação da Semana da Pessoa com Deficiência, desenvolvida pela Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC), que teve início dia 20 e encerra dia 31 de agosto, estão sendo desenvolvidos trabalhos de sensibilização nas escolas, cursos de libras, e inaugurações de salas de recursos. Nesta segunda-feira (24) as atividades, oficinas, exibição de vídeos e palestras foram realizadas no Colégio Municipal Paulo VI, e a Escola Haydeê Fonseca Falcão recebeu uma sala de recursos totalmente equipada. Com o tema “Ninguém é igual a ninguém, diferente todo mundo é”, o projeto tem como objetivo fomentar a prática da Educação Inclusiva, sensibilizando a comunidade escolar para as potencialidades e os direitos dos alunos com deficiência, através de atividades lúdicas, grupos de vivência, apresentações culturais, musicoterapia e oficinas que desenvolvam habilidades específicas, como pintura e crochê. “Esse trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação é bastante interessante, pois sensibiliza a todos, a própria escola, professores, alunos, o que acaba refletindo na comunidade. Os participantes aprendem mais sobre o projeto de inclusão, seus objetivos, interesses, e principalmente passam a respeitar seu semelhante, pois como diz o tema, diferente todo mundo é”, ressaltou a professora de Atendimento Educacional Especializado, Antônia Martins Amorim.

Os alunos de 4ª a 8ª série do Paulo VI, gostaram da iniciativa e provam que entenderam a mensagem. Alan Patrick dos Santos de 12 anos contou que já tinha assistido uma reportagem na televisão sobre o assunto, que levantava questões parecidas com as que estavam sendo debatidas. “O importante é o respeito, temos que tratar a todos igualmente. As dificuldades muitas vezes não impedem a pessoa de nada. Esse menino que passou no vídeo agora, não tem braços, nem pernas, mas faz tudo que a gente faz, e a gente ainda acha ruim quando a mãe manda fazer a lição de casa”, relatou Patrick.

Na Escola Haydeê os alunos receberam com festa a nova sala de recursos e atendimento, equipada com computadores, dicionários de língua de sinais, libras, DVDs de histórias infantis em libras, regletes, punção, material visual, livros em braile, jogos educativos e pedagógicos, entre outros. “Essa sala que entregamos a vocês hoje está pronta para facilitar a aprendizagem, auxiliar no entendimento e assimilação de conteúdo de forma pedagógica.

Todos têm alguma dificuldade, e isso faz de nós humanos. Vocês vão me prometer que irão cuidar dessa sala com carinho para que a escola fique sempre bonita”, disse o secretário de Educação, Plínio Amorim, aos alunos presentes. Ainda na programação está sendo realizado para professores da rede um curso de libras no Colégio Paulo VI, e no dia 01 de setembro abrirá uma nova turma para comunidade com trinta vagas, com duração de um mês, com aulas nas terças e quintas-feiras, das 19 às 22h.

As inscrições podem ser feitas na SEDUC, no Núcleo de Educação Inclusiva. Mais duas salas de recursos ainda serão entregues esta semana, nesta quarta-feira (26), às 9h, no CAIC, e na quinta-feira (27), também às 9h, na Escola Municipal Maria Franca Pires. Até o dia 31 serão realizados encontros de sensibilização nas escolas, e o Momento Cultural na Orla Nova, encerrando as atividades da Semana da Pessoa com Deficiência.

Política de Inclusão Escolar

A Política de Inclusão Escolar em Juazeiro é uma modalidade de educação que tem por finalidade promover o desenvolvimento das potencialidades dos educandos que apresentam necessidades educacionais especializadas, nos diferentes níveis. Essa política está em consonância com as Diretrizes Nacionais, que estabelece que os alunos com necessidades especiais devam ser atendidos nas unidades escolares de ensino regular e com o entendimento do governo municipal de que a educação deve ser para todos, sem distinções.

Neste ano de 2009 foram matriculados 439 alunos com deficiência no ensino regular, em 51 escolas da rede municipal. Para atender a demanda 28 professores itinerantes (que atuam nas salas de recursos), 04 professores intérpretes de libras, 1 coordenador e 2 professores formadores, preenchem o quadro do Atendimento Educacional Especializado (AEE), totalizando 35 profissionais. “A escola é o caminho certo para o desenvolvimento pleno de toda criança. É nesse espaço que ela deve aprender a conviver e se relacionar com diferentes pessoas e diferentes situações, garantindo autonomia a esta. Com a Política de Inclusão Escolar, todas as unidades da rede estão comprometidas e preparadas para receber os alunos com deficiência, seja ela qual for. Dentro do AEE o aluno recebe atendimento específico no contra turno de aula, que complementa sua aprendizagem, em salas de recursos que possui equipamentos específicos para atender crianças com surdez, baixa visão, entre outras deficiências visuais, físicas e mentais”, explicou a coordenadora do Núcleo de Educação Inclusiva, Creuzenilda Lima.

Entre as ações desenvolvidas pela equipe do AEE estão: curso de libras; formações mensais para professores de sala regular que trabalham com alunos com deficiência e para professores do AEE; realização de oficinas de tecnologias assistivas para confecção de materiais pedagógicos para atendimento em salas de recursos; oferta de atendimento especializado no contra turno na sede e no interior; e intérprete de línguas de sinais nas salas de 4ª e 5ª do EJA no Colégio Paulo VI. Entre as parcerias, destacam-se: o Núcleo de Apoio Psicossocial à Escola da SECUC, que disponibiliza psicólogos e assistentes sociais; e com a Secretaria de Saúde, que disponibiliza fichas amarelas para atendimento prioritário.

A porta de entrada do aluno é através do diagnóstico realizado pela equipe, sendo este indispensável para se construir e estruturar estratégias que atendam as reais necessidades do educando. A avaliação levanta a história de vida dessas crianças, desde o seu nascimento até a vida escolar, e informações a respeito das suas relações familiares e sociais, bem como seu crescimento individual. A partir daí é elaborado um plano de trabalho que fornece toda a condição técnica para que o professor trabalhe as potencialidades de cada um.

SEDUC realiza segundo encontro do Escola de Pais

Por Anna Monteiro/SEDUC

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) realiza, neste sábado (22), das 17 às 19h, no bairro Antônio Guilhermino, o segundo encontro do Escola de Pais, projeto que faz parte do programa municipal “Paz nas Comunidades”. O lançamento aconteceu no último sábado, reunindo dezenas de pais que voltaram à escola com o objetivo de estreitar os laços afetivos e o envolvimento na educação dos filhos. O momento também é de lazer, amizade e discussão dos problemas da comunidade e das relações sociais. A rotina dos encontros começa com uma acolhida, seguida de uma oração e abertura feita por um convidado palestrante, que trará sempre temas relevantes, respeitando as peculiaridades de cada comunidade. Em seguida são realizadas dinâmicas em grupos, leitura de textos, atividades relativas a solidificação dos vínculos de freqüência, e ao final confraternização com lanche.Os encontros têm duração de duas horas, e a expectativa é de que a escola e a própria comunidade dêem continuidade ao projeto ao longo do ano, com reuniões mensais, ou quinzenais, a depender da necessidade. “O objetivo é de que o projeto chegue a várias escolas da rede e que tenham seqüência. Vamos passar toda metodologia do trabalho, realizar o acompanhamento e esperamos que os resultados sejam bons”, justificou a diretora de Gestão Educacional, Maéve Melo.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Muitas formações durante toda a semana

A semana de formações da SEDUC será muito intensa. Nesta segunda-feira, os professores de Matemática se encontraram para mais uma oficina do Gestar II. Na terça, será a vez dos docentes de Língua Portuguesa se reunirem no DCH III da UNEB.

Ainda nesta terça-feira, coordenadores pedagógicos de 20 escolas do interior começam o curso de Educação Ambiental Prevfogo-IBAMA. A formação vai até a quinta-feira (27).

Durante toda esta semana, o Instituto Qualidade Educação (IQE) promove formação para os educadores que farão a tutoria do programa em diversas cidades da região. Em Juazeiro, seis escolas fazem parte do programa Qualiescola.

Na quarta-feira (26), os professores de 4ª série voltam ao DCH III da UNEB para mais um encontro que aborda os descritores da Prova Brasil. Será a sexta etapa destas formações.

sábado, 22 de agosto de 2009

Coordenadores Pedagógicos receberão formação do IBAMA

O Auditório da SEDUC receberá, nos próximos dias 25, 26 e 27 de agosto, vinte coordenadores pedagógicos de escolas do interior do município para uma formação promovida pelo IBAMA, com instrutores vindos de Brasília-DF. A atividade objetiva a capacitação destes profissionais, para que eles se tornem multiplicadores das estratégias de prevenção às queimadas na caatinga. Os alunos das escolas contempladas receberão kits compostos por materiais que difundem a temática.

Em 1989, o governo federal criou o Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais - PREVFOGO, e designou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA como responsável por coordenar as ações necessárias à organização, implementação e operacionalização das atividades relacionadas à pesquisa, prevenção, controle, educação e combate aos incêndios florestais e queimadas. Nesta perspectiva, o curso foi concebido como ferramenta de disseminação de práticas preventivas.

Os encontros terão a duração de oito horas diárias e, além dos coordenadores, receberá representantes da SEADRUMA. A SEDUC é parceira da iniciativa, viabilizando as condições necessárias para sua concretização.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Veja fotos de eventos do Centro de Educação Infantil Paulo Rios

O Centro de Educação Infantil Paulo Rios realizou recentemente eventos de ação social e a comemoração do Dia dos Pais. A equipe da unidade de ensino nos enviou as fotos e nós as publicamos aqui no Blog. Veja abaixo:

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Rádio Escola é inaugurada em Juazeiro

A primeira Rádio-Escola de Juazeiro foi inaugurada na manhã de hoje (20), no Colégio Municipal Paulo VI. O projeto “Nas ondas do saber” consiste na estruturação de um núcleo de comunicação de rádio com finalidade pedagógica, para formação de equipes de comunicadores com objetivo de tornar possível o uso da linguagem radiofônica no processo de ensino escolar.

De acordo com o Secretário de Educação, Plínio Amorim, o projeto de uma Rádio-Escola é o casamento perfeito entre educação e comunicação. “Eu acredito que essa rádio vai proporcionar uma melhor comunicação entre todos de Juazeiro, principalmente entre os estudantes”, diz o secretário.

No início do mês de setembro outra Rádio-Escola será inaugurada no distrito do Junco, zona rural da cidade. Para o prefeito Isaac Carvalho, o projeto nas duas escolas mostra o respeito tanto pela população urbana quanto pela população rural. O prefeito informou também que o objetivo é expandir essa ação por mais colégios de Juazeiro.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

SEDUC lança Rádio Escola “Nas Ondas do Saber”

Por Anna Monteiro/SEDUC

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) lança nesta quinta-feira (20), às 9h, no Colégio Municipal Paulo VI a primeira etapa do projeto Rádio Escola “Nas Ondas do Saber”, que consiste na estruturação de um núcleo de comunicação de rádio com finalidade pedagógica, através da formação de equipes de comunicadores no intuito de tornar possível o uso da linguagem radiofônica no processo de ensino escolar. A difusão dos programas de rádio acontecerá via caixas de som que serão espalhadas por diferentes ambientes da escola, como pátio, corredores, e salas de aula.

Segundo o coordenador pedagógico e radialista, Geraldo Messias, o projeto busca criar mecanismos que colaborem como ferramenta de transmissão de conhecimentos interdisciplinares e transdisciplinares, permitindo o acesso à informação cotidiana e de utilidade publica. “Vamos criar um modelo operacional que permita a realização de produções que possam atender as necessidades internas e da comunidade ao redor, além de estimular a produção de materiais de apoio pedagógico. O termo Rádio Escola diz respeito à possibilidade de utilização dos recursos da mídia rádio, no desenvolvimento de projetos educativos dentro dos espaços escolares”, explicou.

Sobre a funcionalidade do projeto Messias acrescenta que, “alunos e professores passarão da condição de consumidores, para a categoria de produtores de mídia, através da ação de criar programas de rádio. Isso permite que os mesmos exercitem um olhar critico em relação aos conteúdos veiculados pelas diversas mídias”.

Para os organizadores da Rádio Escola a idéia é de que esses estudantes possam fazer uso da rádio não só para criar momentos de entretenimento e lazer na hora do recreio, tocando músicas ou dizendo recadinhos aos colegas, mas também, que construam propostas de cidadania que colaborem para a melhoria das relações entre as pessoas, que discutam questões ligadas à construção do projeto de vida, sexualidade, saúde, meio ambiente, e ao combate a todas as formas de discriminação e preconceito.

Fonte:
www.juazeiro.ba.gov.br

SEDUC realiza Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência

Por Anna Monteiro/SEDUC

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) realizará, entre os dias 20 e 31 de agosto a Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, com o tema “Ninguém é igual a ninguém, diferente todo mundo é”. As atividades serão realizadas nas escolas municipais envolvendo professores, pais, alunos e comunidade, em momentos culturais, curso de Libras, seminários, momentos de sensibilização, entre outros. O projeto encerrará com um Momento Cultural, das 14 às 18h, na Orla Nova da cidade.

A ação tem como objetivo fomentar a prática da Educação Inclusiva, sensibilizando a comunidade escolar para as potencialidades e os direitos dos alunos com deficiência, através de atividades lúdicas e sugestão de estratégias que favoreçam a autonomia e envolvimento desses alunos em todas as atividades pedagógicas da escola. O evento também busca chamar a atenção para a importância das iniciativas de acessibilidade e inclusão na sociedade das pessoas com deficiência.

Os Seminários de Sensibilização acontecerão entre os dias 19 e 28, tendo início nesta quarta-feira nas Escolas Municipais Haydêe Fonseca, Paulo Rios Campelo, e Aprígio Duarte, à partir das 9h. Nos encontros serão desenvolvidas vivências com o uso de cadeira de rodas, muletas, bengalas, vendas nos olhos na expectativa de mostrar a importância do uso de recursos didáticos e ajudas técnicas, para a independência e a autonomia do aluno, bem como sua socialização com os outros grupos.

O curso de Libras teve início nesta segunda-feira (17) e prossegue até o dia 16 de novembro, na Escola Municipal Paulo VI. O Momento Cultural que será o ápice do evento contará com a realização de oficinas de pintura, de pipas, xadrez, teatro, música, apresentações de vídeos e orquestras, além da Tenda dos Sentidos em parceria com o Exército, ações de saúde, e sociais, com o apoio das Secretarias de Saúde (SESAU), Defesa Social (SDS), e Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS).

SEDUC lança Escola de Pais no Antônio Guilhermino

Por Anna Monteiro/SEDUC

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) lançou no último sábado (15), na Escola Municipal Anália Barbosa de Souza, no bairro Antônio Guilhermino, o projeto Escola de Pais, que integra as ações do programa Paz nas Comunidades, desenvolvido pela Prefeitura Municipal em parceria com as polícias Militar, Civil, Rodoviária, Federal e Corpo de Bombeiros. Dentro da perspectiva do projeto, muitos pais voltaram para sala de aula com o objetivo de melhor exercer suas funções educativas na família.

Escola de Pais é um movimento voluntário, coordenado pela SEDUC, lideranças da escola e comunidade, sem fins lucrativos, que tem por finalidade aprimorar a formação dos pais, trazendo-os para escola, envolvendo-os na educação dos filhos, no cuidado com a família, estreitando os laços afetivos, e os momentos de lazer e amizade. O momento também é utilizado para discutir os problemas da comunidade e as relações sociais.

A rotina dos encontros começa com uma acolhida, seguida de uma oração e abertura feita por um convidado palestrante, que trará sempre temas relevantes, respeitando as peculiaridades de cada comunidade. Em seguida são realizadas dinâmicas em grupos, leitura de textos, atividades relativas a solidificação dos vínculos de freqüência, e ao final confraternização com lance. Os encontros serão quinzenais, com duração de duas horas.

“O evento foi lançado hoje na escola Anália Barbosa, dentro do cronograma do Paz nas Comunidades, mas o objetivo é de que ele chegue a várias escolas da rede e que tenham continuidade. Nós iniciamos e depois a própria escola e comunidade prosseguirão com as atividades que acontecerão no mínimo uma vez por mês. Vamos passar toda metodologia do trabalho, realizar o acompanhamento e esperamos que os resultados sejam bons”, justificou a diretora de Gestão Educacional, Maéve Melo, que representou o secretário Plínio Amorim na ocasião.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Inscrições para participação do Desfile Cívico acontecem durante toda a semana

Por Anna Monteiro/SEDUC

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) abre nesta segunda-feira (17) as inscrições para instituições de ensino (públicas ou privadas), entidades civis e demais interessados que desejem participar do Desfile Cívico que será realizado no dia 07 de setembro, em comemoração à Independência do Brasil.

No ato de inscrição os representantes devem portar ofício da instituição, formalizando a intenção desta em participar do ato cívico. Os interessados deverão procurar a sede da secretaria, na Rua Antônio Pedro, nº 139, entre os dias 17 e 21 de agosto (segunda a sexta-feira), das 8 às 13h. Mais informações pelo telefone 3612-3361.

Segundo o coordenador da comissão organizadora, Gilmar Nery, o objetivo do desfile é comemorar a independência do país e valorizar atitudes de civismo com cidadania e respeito à pátria. “Decidimos realizar as inscrições para que o desfile se torne mais democrático, mais aberto, pois todos os interessados agora podem participar. Mandamos o convite às instituições e esperamos ter um bom número de inscritos”, ressaltou Gilmar.

As instituições receberão um regulamento elaborado pela Comissão Organizadora que contém normas e regras para o bom andamento do evento. “Criamos o regulamento com o objetivo de preservar a essência cívica e a organização”, explicou o coordenador geral. Confira o Regulamento
aqui.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

sábado, 15 de agosto de 2009

Veja as imagens de mais um sábado de formação continuada

Em mais um sábado de formações, 230 professores da rede municipal de ensino se reuniram no Colégio Paulo VI. As turmas foram dividas por área de atuação: 1º e 2º anos, 2ª série, multisseriadas e Português e Matemática de 5ª a 8ª série. Veja aqui as imagens do encontro.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

SEDUC abre inscrições para instituições que desejem participar do Desfile Cívico

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) abre inscrições para instituições de ensino (públicas ou privadas), entidades civis e demais interessados que desejem participar do Desfile Cívico, que será realizado no dia 07 de setembro, em comemoração à Independência do Brasil. O desfile sairá da orla nova da cidade, após o hasteamento da bandeira e a revista de tropa, pelo prefeito Isaac Carvalho.

No ato de inscrição, os representantes devem portar ofício da instituição, formalizando a intenção desta em participar do ato cívico. Os interessados deverão procurar a sede da secretaria, na Rua Antônio Pedro, nº 139, entre os dias 17 e 21 de agosto, das 7h30 às 13h30. Mais informações pelo telefone 3612-3361.

Segundo o coordenador da comissão organizadora, Gilmar Nery, o objetivo do desfile é comemorar a independência do país e valorizar atitudes de civismo, com cidadania e respeito à pátria. “Estamos abrindo as inscrições para todas as entidades que desejem participar, para que possamos ter um desfile mais democrático e participativo”, ressaltou.
Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

Numa abordagem lúdica, gestores participam de formação da SEDUC

Gerir é, antes de tudo, ter em mente aonde se quer chegar. No percurso, é imprescindível saber optar pelos melhores caminhos, estar atento às indicações, perceber a hora certa de parar, pensar e, de novo, seguir em frente, em busca dos objetivos traçados. Mas não se pode ir sozinho. Gerir é andar junto e superar obstáculos, de mãos dadas com quem também precisa seguir o rumo que conduz ao encontro do que é sonhado pelo grupo.

A analogia acima serve para ilustrar a mensagem do encontro de gestores que teve início na manha desta quinta-feira (13), no Auditório da SEDUC, com os dirigentes das escolas da sede do município. A formação continua na sexta-feira para o mesmo publico. Na próxima segunda (17) e na terça-feira (18), será a vez dos gestores das unidades do interior.

De uma forma lúdica, tendo o semáforo como metáfora da avaliação no processo de gestão, os dirigentes escolares serão levados à reflexão sobre a importância dos indicadores educacionais como guias nas intervenções que se mostram necessárias na condução de cada instituição. Para ver as imagens do primeiro dia da formação, clique
aqui.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

SEDUC investe em diversas ações de formação

As atividades do núcleo de formadores da SEDUC continuam intensas. Nesta quarta-feira (12), 92 professores da 4ª série do Ensino Fundamental estiveram no DCH III, da UNEB, para mais uma etapa das formações pautadas nos descritores da Prova Brasil. João Luiz (Matemática) e Rosângela Cunha (Língua Portuguesa) ministraram o encontro que ocupou todo o turno matutino.

Nesta quinta-feira (13), as formadoras visitarão escolas da sede do município, em mais uma ação do Projeto Tempo de Aprender. A supervisora, Carliane de Oliveira, ressaltou a importância da iniciativa. Para ela, “o projeto nos possibilita um olhar mais próximo da realidade da escola, construindo em tempo real, com a equipe da unidade de ensino, as intervenções pedagógicas necessárias e viabilizando a atividade formativa in loco, mas afeita às necessidades daquela equipe docente e dos seus alunos.”

Sábado (15) continuam as formações continuadas da rede municipal de ensino. Estarão presentes os educadores do 1º e 2º anos e da 2ª série, das turmas multisseriadas, além dos professores de Língua Portuguesa e Matemática de 5ª a 8ª séries.

Também está em andamento, com apoio do núcleo de formadores, o Projeto É Hora de Alfabetizar, cuja estratégia primordial consiste em oferecer aulas, no contraturno, a alunos selecionados através de critérios pedagógicos e que estão cursando as séries iniciais do Ensino Fundamental.

Senado aprova projeto que obriga a execução do Hino Nacional nas escolas


O Senado aprovou, nesta terça-feira (11), um projeto de lei que determina a execução do Hino Nacional nas escolas públicas e particulares de ensino fundamental. Segundo o projeto de lei da Câmara 29/09, ele deverá ser tocado uma vez por semana. A proposta foi aprovada em decisão terminativa na Comissão de Educação, Cultura e Esporte e deve voltar para análise da Câmara.

O relator do projeto na comissão foi o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que lembrou - durante reunião anterior da CE, quando apresentou seu voto, que sempre cantava o hino quando ia à escola, em sua infância.

O projeto acrescenta parágrafo único ao artigo 39 da Lei 5700/71, que trata dos símbolos nacionais. Segundo a lei em vigor, já são obrigatórios o canto e a interpretação da letra do Hino Nacional em todas as escolas. Não há, porém, menção à frequência de execução do hino, lacuna que o atual projeto procura preencher.

Segurança nas escolas

A comissão aprovou ainda parecer favorável a um projeto de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que cria a Agência Federal para a Coordenação da Segurança Escolar, com o objetivo de reduzir a violência nas salas de aula. A proposta ainda será examinada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

* Com informações da Agência Senado

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Com a participação da SEDUC, Prefeitura nas Comunidades será apresentada neste dia 12

Por Clarice Alves/ASSCOM

Com a proposta de implantar um novo modelo de gestão descentralizada de governo, na qual a população discutirá e opinará sobre como e onde deverão ser aplicados os recursos públicos do município, a Prefeitura de Juazeiro lança neste dia 12 (quarta-feira), às 19h, para toda a sociedade no auditório do Colégio Municipal Paulo VI, o programa Prefeitura nas Comunidades.

O programa divide o município em 12 regiões – urbana e rural, e irá definir prioridades a partir da realidade social de cada bairro e comunidade. Durante a presença da equipe do governo nessas regiões, a população participará de plenárias e também de câmaras temáticas – saúde, educação, infraestrutura, segurança, cultura, lazer, para que possam colocar para o governo as suas necessidades e prioridades dentro das áreas afins, discutindo ações de curto, médio e longo prazo.

Dentro dessa divisão por regiões, a Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do município informa que os primeiros bairros a participarem serão: João Paulo II, Parque Residencial Juazeiro, Pedro Raimundo, Dom José Rodrigues, Antonio Guilhermino e Vila Nova Fé. A data para o inicio das atividades do Programa será em 3 de setembro.

Para o assessor de Planejamento Carlos Neiva, a consolidação do programa reforça a maneira como o governo municipal pretende atuar, “com a participação da população, pois isto foi um compromisso de campanha do prefeito Isaac e que vem sendo aplicado diariamente por toda sua equipe”, afirmou Carlos Neiva.

Ainda segundo Neiva, tudo que for colocado pela população durante a realização do programa nas regiões, servirá de matéria prima para o planejamento estratégico do governo. “A comunidade será nossa maior fonte de informação, e com os dados em mãos estaremos prontos para trabalhar durante todo o governo pelo melhor, pelo desenvolvimento do município. Esse modelo de governar é sucesso em todos os lugares e aqui não será diferente”, conclui.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

sábado, 8 de agosto de 2009

Veja as fotos da formação da EJA

Oitenta professores da Educação de Jovens e Adultos – EJA se reuniram na manhã deste sábado (08) para mais uma etapa de formações da modalidade. As turmas foram divididas em duas salas, com a abordagem das temáticas pelos segmentos 1 e 2.

O encontro foi ministrado pelas formadoras Willany Reis, Sandra Regina e Neide Santos. Para conferir as imagens da formação, clique aqui.

Escola presta homenagem à professora Maria de Lourdes Duarte

Por Anna Monteiro/SEDUC

A Escola Municipal Maria de Lourdes Duarte realizou na noite de quarta-feira (05) uma homenagem pela passagem de aniversário da professora que intitula a escola e comemorou os 25 anos da instituição. O evento contou com apresentações de alunos, momentos de integração e um coquetel.

Segundo a diretora da unidade, Maria Auxiliadora Pereira, a homenagem é um reconhecimento ao trabalho prestado pela professora Maria de Lourdes à comunidade e à educação de Juazeiro. “Ficamos felizes em poder realizar esse evento que é pequeno, mas que expressa nossa gratidão a esta mulher que faz parte da história da educação na nossa cidade. Além disso, comemoramos o aniversário da nossa escola, então tentamos reunir pais, alunos e comunidade para essa festa”.

A professora demonstrou estar contente e disse que o reconhecimento é à educação. “Um nome não é nada, o que importa é o trabalho, o que a gente deixa como contribuição às pessoas, à sociedade. Trabalhei trinta anos como professora e fico feliz em fazer parte da história de Juazeiro”, destacou.

Sheila Cristina Alves é mãe de Helen Lorranya, de sete anos, e conta que estudou na escola quando criança. “Essa escola faz parte da minha vida. Estudei aqui, meu filho terminou a quarta série e agora minha menina faz alfabetização. Não deixo de participar dos eventos nunca, pois acho que os pais e a comunidade têm que estar ligados com a educação. Temos que participar. E fico muito feliz em ver essa homenagem a professora que está aqui presente pra receber nosso carinho”.

Fonte:
www.juazeiro.ba.gov.br

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

SEDUC implementa os Projetos Tempo de Aprender e É Hora de Alfabetizar

A Secretaria de Educação deu início as atividades de dois novos projetos que serão implementados na rede municipal de ensino de Juazeiro. São eles: Tempo de Aprender e É Hora de Alfabetizar.

As iniciativas objetivam melhorar os níveis de aprendizagem entre os alunos do Ensino Fundamental. Criados a partir de diagnósticos realizados com os educandos, os projetos promoverão intervenções pedagógicas em diferentes vertentes:

Tempo de Aprender – Trata-se do desenvolvimento de estratégias formativas in loco, realizados pelos formadores da Gerência de Valorização do Professor e Formação Continuada em visitas às 24 escolas prioritárias da sede do município. A escolha teve como critério os resultados do Simulado da Prova Brasil, aplicado com mais de cinco mil alunos no mês de julho.

É Hora de Alfabetizar – O projeto oferece aulas no contraturno aos alunos com defasagem de aprendizagem, tendo a meta de assegurar a alfabetização dos mesmos. As turmas terão aulas com professores que já receberam a primeira etapa de formação específica para o trabalho com os níveis de leitura e escrita.

A SEDUC acompanhará o andamento dos projetos através de instrumentos diagnósticos que possibilitarão intervenções em tempo real. Desta forma, a nova gestão municipal reafirma o seu compromisso com o Direito de Aprender de cada educando matriculado nas escolas de Juazeiro.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Inscrições para cursos de licenciatura permanecem abertas

Professores da educação básica, que trabalham nas redes públicas estaduais e municipais, ainda têm prazo para se inscrever em cursos de licenciatura que começarão neste semestre. O Ministério da Educação prorrogou o prazo das inscrições para 9 de agosto, pela internet, na Plataforma Freire.

Até a última sexta-feira, 31, a Plataforma Freire recebeu 58.201 inscrições, mas ainda existem vagas em diversos cursos. Mesmo nos estados onde têm mais inscritos que vagas, os professores que desejam fazer uma licenciatura devem fazer a inscrição porque, neste caso, a universidade ou instituto federal fará uma seleção, que pode ser por sorteio.

Ao entrar na Plataforma Freire, o professor tem acesso ao mapa dos inscritos em cada estado (em tempo real) e pode indicar até três opções de cursos. O Plano Nacional de Formação de Professores oferece 57.784 vagas em licenciaturas neste semestre.