quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Tempo de Aprender registra culminância de projeto da Escola Joca de Souza Oliveira

A cultura nordestina foi tema de projeto desenvolvido na Escola Joca de Souza Oliveira. As formadoras da SEDUC, em visitas do Projeto Tempo de Aprender, puderam conferir de perto algumas iniciativas do projeto. Nesta quarta-feira (30), foi dia de culminância e nossa equipe esteve lá para registrar tudo.

O evento contou, inclusive, com a presença do sanfoneiro Targino Gondim. Parabéns aos educadores e alunos da Escola Joca de Souza Oliveira!

Veja as imagens da linda festa nos slides abaixo.

“Minha Aldeia, Meu Mundo” é tema de encontro do Programa Escola Ativa

Esta quarta-feira (30) reservou momentos muito especiais para os educadores do Programa Escola Ativa. Foi o dia de apresentar monografias, caracterizando as comunidades em que as unidades de ensino estão inseridas, relatando e expondo atividades desenvolvidas dentro da proposta da formação.

O programa Escola Ativa objetiva melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo. Entre as principais estratégias estão: implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores.

Com a temática “Minha Aldeia, Meu Mundo”, a UNEB sediou o encontro que trouxe a exposição de registros das ações realizadas em cada escola do interior do município. Veja as imagens abaixo:

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Escola Eurídice Ribeiro Viana celebra a Primavera

As escolas municipais continuam desenvolvendo projetos didáticos que envolvem alunos e professores, a partir de variadas temáticas. Abaixo, fotos da Escola Eurídice Ribeiro Viana, da localidade de Quipá. A unidade de ensino festejou o início da primavera.

SEDUC promove mais um encontro de coordenadoras

Com o objetivo de revisar a sistemática de acompanhamento do coordenador e promover a troca de experiências sobre a utilização do diagnóstico da rede, as coordenadoras pedagógicas se reuniram nestas segunda (escolas do interior) e terça-feira (escolas da sede) no Auditório da SEDUC. O encontro aprofundou também temáticas sobre a dinâmica do cotidiano escolar. Veja as imagens abaixo:

É Hora de Alfabetizar realiza mais um encontro de formação

Toda segunda-feira é dia de formação continuada do Projeto É Hora de Alfabetizar. E neste dia 28 de setembro não foi diferente. As professoras que atuam nas turmas do projeto, oferecendo aulas no contraturno a alunos em defasagem idade-série, se reuniram para mais um encontro no Auditório da SEDUC.

A formação teve como pauta a análise e produção de atividades, considerando cada hipótese de escrita. As situações de aprendizagem foram elaboradas a partir da história:"Menina Bonita do Laço de Fita”. Veja as imagens abaixo:

Comunidade do Junco ganha Rádio Escola

Por Anna Monteiro/SEDUC

Os 150 alunos da Escola Municipal Manoel Nunes Amorim ganharam mais uma ferramenta para o desenvolvimento do aprendizado. Um núcleo de comunicação de rádio foi instalado na escola e entregue à comunidade do Junco na última sexta-feira (25). A solenidade presidida pelos primeiros comunicadores da rádio, contou com a presença do prefeito Isaac Carvalho, do secretário de Educação, Plínio Amorim, e equipe de governo. A unidade faz parte do projeto Rádio Escola, que já contemplou no mês de agosto o Colégio Municipal Paulo VI.

Com finalidade pedagógica, a iniciativa visa formar equipes que utilizem a linguagem radiofônica no processo de ensino escolar. A difusão da programação “Nas Ondas do Saber” é feita por caixas de som instaladas em todo o prédio e uma central de distribuição, em horários de intervalo, chegada e saída dos estudantes. Busca criar mecanismos que colaborem como ferramenta de transmissão de conhecimentos interdisciplinares e transdisciplinares, além de despertar um olhar crítico e promover uma formação cidadã plena.

Segundo o coordenador do projeto, Geraldo Messias, a Rádio Escola do Junco irá beneficiar grande parte da região do Salitre. “Escolhemos localidades estratégicas. Essa escola atende uma demanda de várias comunidades, se tornando pólo. Instalamos primeiro uma unidade na zona urbana e cumprindo todos os compromissos feitos estamos aqui hoje para entregar a primeira do interior. O objetivo maior é de que ele se expanda e que consigamos implantar muitas Rádios na rede municipal”, destacou Messias.

O prefeito Isaac Carvalho revelou estar encantado com a iniciativa e parabenizou os estudantes, ainda tímidos, que fizeram ao vivo o primeiro programa “Nas Ondas do Saber”. “Projetos assim valem à pena, e nos fazem acreditar ainda mais no poder da educação como instrumento transformador. Espero que daqui saiam grandes comunicadores e profissionais. A gente pode ser o que quiser, só basta acreditar, lutar e agarrar as boas oportunidades. O sucesso está dentro de vocês e no que depender de nós vamos dar condições para que as coisas boas se realizem”, foi o recado deixado pelo prefeito para todos os presentes e ouvintes.

O titular da SEDUC, Plínio Amorim, falou sobre a oportunidade de expressão dos educandos. “Vemos o despertar de talentos e isso é muito gratificante. Essa dupla de alunos repentistas que se apresentou é a prova disso. Com a rádio os alunos terão a oportunidade de trocar produções textuais, trabalhar a linguagem verbal e escrita, além das questões sociais, pois poderão debater vários temas de interesse coletivo. Vamos dar as mesmas oportunidades às escolas da sede e do interior, essa é a prova do nosso respeito ao homem do campo”.

Os alunos aprovaram o projeto. “Estou muito feliz de poder participar, de formar a primeira equipe da rádio. Espero aprender bastante, não só o português, como falar em público, pois sou muito tímida”, relatou Aline Soares. Já Jéssica Souza disse que se interessa bastante por música, “vou poder trabalhar na produção musical da rádio, e será uma experiência muito boa. Quem sabe essa não se torna minha profissão no futuro?”, questionou.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

sábado, 26 de setembro de 2009

Oficina dá início ao programa Saúde e Prevenção nas Escolas

Por Anna Monteiro/SEDUC

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) promoveu nesta sexta-feira (25) a oficina de abertura do programa Saúde e Prevenção nas Escolas, para diretores, coordenadores e professores da rede municipal de ensino. O encontro aconteceu no Centro de Saúde III – Angari, e contou com o apoio de profissionais da Secretaria de Saúde (Sesau). O projeto será contínuo e deve abordar, até o final do ano, diversas temáticas presentes no universo dos adolescentes e jovens.
A primeira etapa teve como objetivo dar suporte aos educadores para trabalharem com a temática da sexualidade, de forma desmistificada, em sala de aula. “Todos os profissionais que aqui estão receberão um quite com livros, DVDs e todo o suporte de ferramentas para que possam ser multiplicadores de uma educação sexual consciente. Eles levarão aos estudantes orientações e esclarecimentos, visando evitar por exemplo, uma gravidez precoce, que é uma das grandes causas do abandono escolar”, explicou a coordenadora do Núcleo de Apoio Psicossocial à Escola da SEDUC (NAPS), Carla Theóphilo.

Dez unidades de ensino iniciam o projeto, por serem identificadas em áreas que possuem alto índice de gravidez na adolescência. “Tudo faz parte de uma rede, onde a educação tem papel central e primordial para formação de uma sociedade civil organizada, e de cidadãos plenos. Um dos grandes desafios é o de combater a evasão escolar, e nesse contexto a gravidez precoce é um dos fatores de vulnerabilidade. O que os jovens precisam é de informação e oportunidades, para poderem ter um futuro melhor”, acredita a coordenadora Giovanna Ramos.

Segundo o titular da SEDUC, Plínio Amorim, a sexualidade tem que ser tratada com os alunos de forma simples, responsável e clara. “Muitos pais não tem coragem de tocar nesse assunto com os filhos, então cabe a escola educá-los também neste sentido. O papel do professor é fundamental. Para que os jovens possam se prevenir precisam primeiro se instruir e o educador tem que estar preparado para trabalhar essas temáticas. Nós damos o suporte e esperamos que os nossos multiplicadores busquem resultados”, justificou Amorim.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Café da manhã celebra aniversariantes do trimestre na SEDUC

Ao final de cada trimestre, os funcionários da SEDUC se reúnem para celebrar os aniversariantes do período. Nesta sexta-feira (25), um café da manhã foi oferecido em homenagem a quem completou mais um ano de vida nos meses de Julho, Agosto e Setembro.

O Prefeito, Isaac Carvalho, em seu discurso, ressaltou a importância da realização de momentos como esses. “Aqui são valorizadas as pessoas. Esta é a principal mensagem do nosso governo: tratar bem a todos, independentemente de opções políticas”.

Para o Secretário de Educação, Plínio Amorim, a construção de uma educação de qualidade depende do esforço em equipe. “Todos são chamados a trabalhar para que asseguremos o nosso objetivo primordial: que cada aluno aprenda. Nesse momento, cuidamos de promover um maior entrosamento da nossa equipe, com a finalidade de atingirmos nossos objetivos”.

O encontro trouxe ainda o talento musical da Diretora de Gestão, Maéve Melo. Ao lado do designer gráfico, Sérgio, ela abrilhantou a festa, cantando lindas músicas. Veja as imagens abaixo:

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Escola Municipal Leopoldina Leal é entregue totalmente reformada

Por Anna Monteiro/SEDUC

Alunos, pais e professores receberam na manhã desta quinta-feira (24) a Escola Leopoldina Leal, no bairro Quidé, totalmente reformada. Esta é a segunda unidade de ensino que a Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) recupera nos últimos três meses, garantindo a segurança e o espaço físico apropriado para o aprendizado. Participaram da solenidade o prefeito Isaac Carvalho, o titular da pasta, Plínio Amorim, equipe de governo e comunidade.

A SEDUC encontrou o prédio deteriorado, devido à falta de manutenção e a má conservação. “Não podemos permitir, em hipótese nenhuma, que uma instituição de ensino chegue a um estado deplorável como o que encontramos aqui. Vamos dar condições para que as escolas possam cuidar de suas próprias estruturas, e quando necessário faremos intervenções maiores. Esse é um compromisso de governo e temos o total apoio do prefeito. A escola tem que ser um ambiente abençoado, bem cuidado, pois é aqui que se constroem cidadãos plenos”, afirmou Amorim em seu discurso.

Na oportunidade Isaac Carvalho reafirmou seu compromisso com a educação e pediu o apoio dos pais no acompanhamento escolar dos filhos. “É extremamente gratificante para nós podermos entregar mais uma escola reformada. Trataremos sempre a educação como uma das grandes prioridades do nosso governo. Estamos aqui entregando um prédio bonito, mas não é só isso, temos que contar com o esforço de todos. Com o empenho dos professores, dedicação das crianças e apoio dos pais. Participem, façam da escola uma extensão da casa de vocês. O conhecimento é o maior presente que um pai pode deixar para um filho”, esse foi o recado deixado pelo gestor municipal.

A unidade recebeu telhado novo, pintura, recuperação de banheiros, substituição de carteiras, e revitalização do pátio. Segundo o estudante Daniel Cardoso Vieira, que cursa a quarta série a escola ficou muito bonita, “o que mais gostei foram as carteiras novas, pois são grandes e confortáveis, agora vou ter mais prazer de assistir aula”. Já Aline dos Reis Lima, aprovou os banheiros, “ficou tudo mais arrumado, organizado, e limpo. Não vou querer faltar mais nenhum dia”.

Segundo a educadora Mariana de Castro Fonseca, todo esse trabalho se reflete no interesse maior do aluno pela escola e, consequentemente, na melhoria dos níveis de aprendizagem. “Um espaço físico organizado e em harmonia faz com que o estudante, e a própria equipe se anime, retome o entusiasmo e se dedique mais. Todo mundo gosta do novo. Vamos educá-los no sentindo de preservar o ambiente sempre limpo e conservado”, relatou.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

As políticas públicas em EJA sob a ótica das relações de gênero

A Profª Willany da Cunha Reis (SEDUC e UNEB) teve artigo da sua autoria artigo publicado nos anais do II Congresso de Pesquisadores do Recôncavo Sul - Educação e Interdisciplinaridade, realizado nos dias 16 a 18 de 2009, em Amargosa-BA. Com o título “AS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EJA SOB A ÓTICA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO”, o artigo promove reflexões sobre esta modalidade no nosso país. Veja ou salve o artigo completo, clicando aqui. Abaixo, um resumo do mesmo:

Partindo da questão - Ao tempo em que o poder público garante aos adultos o direito à educação, por outro lado, que estratégias estão sendo pensadas numa relação de gênero, para acolher as alunas (mães, tias, avós etc.) que todas as noites levam suas crianças para as escolas por não terem com quem ficar? O artigo destaca essa problemática sempre presente na política pública de educação de jovens e adultos e que põe em questão a eficácia das políticas educacionais voltadas para o público adulto que desconsideram as condições materiais nas quais o mesmo está envolvido, e que irá comprometer o acesso, a permanência e o sucesso desse público e das políticas educacionais voltadas para a EJA no Brasil. A metodologia trabalhada deu-se por meio de pesquisa exploratória junto a dois municípios do Norte Baiano. O trabalho traz contribuições para se pensar a gestão das políticas, a formação dos professores e as práticas institucionalizadas.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

SEDUC entrega mais uma escola reformada

Por Anna Monteiro/SEDUC

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) entregará nesta quinta-feira (24), às 9h, à comunidade do bairro Quidé, a Escola Municipal Leopoldina Leal totalmente reformada. A atual administração encontrou o prédio deteriorado e a má conservação da estrutura física estava comprometendo a segurança dos alunos. Há três meses, estes foram transferidos para instalações alugadas para que pudessem ser feitas as intervenções necessárias no local, como recuperação total do telhado, banheiros e pintura.

Esta é a segunda escola da rede identificada com problemas por falta de manutenção de gestões anteriores. A Judite Leal Costa, que também passou por uma reforma completa, foi entregue à comunidade do Maria Goreth no mês de julho. “Não podemos ter educação de qualidade se não oferecermos segurança em nossos unidades escolares. A estrutura do prédio estava comprometida, pelo visto há anos, e agora o problema está resolvido. Alunos e professores poderão executar seus papéis com tranquilidade e investir em conhecimento”, destacou o titular da SEDUC, Plínio Amorim.


Fonte:www.juazeiro.ba.gov.br

SEDUC entrega Rádio Escola no Junco

Por Anna Monteiro/SEDUC

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) entrega nesta sexta-feira (25), às 17h, mais uma unidade da Rádio Escola “Nas Ondas do Saber”, desta vez na escola Manoel Nunes Amorim, no distrito de Junco. A primeira etapa foi lançada no mês de agosto, no Colégio Municipal Paulo VI. O projeto consiste na estruturação de um núcleo de comunicação de rádio com finalidade pedagógica, onde os alunos, divididos em equipes, utilizem a nova linguagem como prática de ensino e aprendizagem.

A difusão do programa é feita por caixas de som espalhadas por toda extensão da escola, nos diferentes ambientes, como pátio, corredores, cantina e sala de aula, durante os horários de intervalo, chegada e saída dos estudantes. Segundo o coordenador pedagógico e radialista, Geraldo Messias, o programa busca criar mecanismos que colaborem como ferramenta de transmissão de conhecimentos interdisciplinares e transdisciplinares, permitindo o acesso à informação cotidiana e de utilidade pública.

Para Messias a idéia é de que esses estudantes possam fazer o uso da rádio não só para criar momentos de entretenimento e lazer, mas também para construir propostas de cidadania e discutir questões ligadas à construção de projetos de vida como meio ambiente, sexualidade, e saúde.

“Além da ferramenta pedagógica, queremos despertar o interesse do aluno para as questões sociais, e para o desenvolvimento de um olhar crítico sobre o mundo, e a rádio é um excelente meio de comunicação para isso”, disse o titular da SEDUC, Plínio Amorim.

SEDUC realiza formação do projeto “Tempo de Aprender”. Faça download de slides usados no encontro!

Por Anna Monteiro/SEDUC

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) realizou nesta quarta-feira (23) mais uma etapa de formação do projeto “Tempo de Aprender” para coordenadores de 24 escolas da rede municipal de ensino. A iniciativa tem como objetivo aperfeiçoar o desenvolvimento de estratégias pedagógicas para os diferentes níveis de aprendizagem dos educandos, baseados no diagnóstico do simulado do Prova Brasil, aplicado com mais de cinco mil alunos, no mês de julho.

Segundo a coordenadora Adriana Magnólia Martins, o projeto é extremamente válido como instrumento de otimização da aprendizagem dos descritores básicos da educação, “tem foco no que é importante, pois prioriza a solução das dificuldades identificadas no diagnóstico”. Sobre a formação ela afirma que é um momento de conhecimento, construção e planejamento, “são esses encontros que nos dão condição de mudar nossas práticas pedagógicas, quebrar paradigmas e traçar novas metas”.

Carla Samara Ferreira, que também é coordenadora, explicou a aplicabilidade do projeto. “Após a análise dos resultados dos níveis de aprendizagem e elaboração de estratégias pedagógicas, vamos para sala de aula. O professor trabalha com agrupamentos produtivos, de forma que possa assistir ao aluno com dificuldades dentro de um contexto geral. Não se pode isolá-los. Uns ajudam aos outros e juntos buscamos elevar esses níveis”. A colega Taís Benevides acrescenta, “o trabalho é feito dentro do fluxo regular, no horário normal de aulas. Digamos que o grande segredo é o respeito à individualidade, ao tempo e ritmo de cada um”.

Para o gerente de Valorização do Professor e Formação Continuada, Clériston Andrade, o projeto tem alcançado resultados satisfatórios. “A formação é a nossa ligação com o gestor, coordenador e professor. São nesses momentos que dividimos dificuldades, desafios e compartilhamos saberes. O objetivo final de todo o trabalho é melhorar os níveis de educação do nosso município. Já podemos observar algumas mudanças de perspectivas, e conseguimos executar intervenções em tempo real. Essas são apenas as primeiras conquistas”, relatou o gerente.

Coordenadores e professores que quiserem baixar os slides utilizados na formação, devem clicar aqui e fazer o download.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Escolas e professores da rede municipal adotam blogs como ferramenta educacional

A onda dos blogs na Internet já chegou às escolas municipais de Juazeiro. Vez por outra, recebemos aqui a indicação de páginas criadas por professores ou mesmo pela gestão das escolas. Na lista de links, que aparece na barra lateral, confira alguns exemplos de como esta magnífica ferramenta já é utilizada na educação local.

Caso você, professor, professora, gestor ou gestora, já tenha lançado o seu blog, envie-nos o endereço para que ele também seja incorporado aos links indicados nesta página. Basta deixar o recado no mural do nosso blog.

domingo, 20 de setembro de 2009

Próximo sábado tem Pró-Letramento, Artes e Inglês no Paulo VI

O próximo sábado, dia 26 de setetembro, reserva algumas novidades para a formação continuada. Pela primeira vez, os professores inscritos no Pró-Letramento estarão se reunindo no Colégio Paulo VI. Este será também o primeiro encontro realizado num sábado.

Outras novidades são as formações de Artes e Inglês. Serão os primeiros encontros específicos destas disciplinas.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

SEDUC participa do Encontro Regional de Nutricionistas do PNAE

por Thiane Luci Lima Cardoso - Nutricionista- SEDUC

Nos dias 15,16 e 17 de setembro foi realizado pelo FNDE, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, um encontro de Nutricionistas da Região Nordeste. A SEDUC foi representada pela nutricionista, Thiane Luci Lima Cardoso.

No evento se discutiram alguns anseios do programa como: aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para alimentação escolar, os desafios e oportunidades do PNAE, consumo alimentar e perfil nutricional de escolares, modelos de gestão e de controle social do PNAE, potencial de aumento da presença dos alimentos da Região Nordeste no PNAE, novidades na legislação do PNAE relacionadas à Nutrição, como aplicar os testes de aceitabilidade, educação alimentar e o projeto “Educando com a Horta Escolar”, demais resoluções do programa, e o papel do Nutricionista como responsável técnico.

O encontro teve ainda a participação do presidente do FNDE, Srº Daniel Silva , da presidente do PNAE, Albaneide Peixinho, e demais integrantes como CECANE. Houve o relato e a promoção de esclarecimentos sobre duvidas na execução dos programas.

Uma oficina foi realizada, abordando o passo-a–passo da agricultura familiar, ministrada por
Augusta Bengard, definindo estratégias para o aprimoramento da alimentação escolar a partir da nova legislação.

Veja imagens abaixo:


Formação Continuada de Educação Infantil promoveu mais um encontro na UNEB

Com a presença de mais de 200 professores, a SEDUC realizou na manhã desta sexta-feira (18) mais um encontro de formação continuada da Educação Infantil. A UNEB sediou o evento. Separados em turmas de maternal e pré-escola, educadores e educadores refletiram e foram instrumentalizados para o desenvolvimento de estratégias voltadas à autonomia do educando.
Para conferir as imagens, veja os slides abaixo:

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Aberto o 31º Jogos Estudantis de Juazeiro

Por Raphael Leal/SECETLA

Estudantes de escolas públicas e particulares de Juazeiro participaram na manhã desta quinta-feira (17) da solenidade de abertura da 31ª edição dos Jogos Estudantis. A competição é uma parceria das Secretarias de Educação e da Cultura, Esportes, Turismo e Lazer. A solenidade de início contou com as presenças do prefeito Isaac Carvalho, do secretário de Esportes, Pedro Alcântara Filho, representantes da Secretaria de Educação, bem como outras instituições do município.

Após o desfile das escolas ao som da marcha da banda da Polícia Militar e hasteamento das bandeiras, foi proferido o juramento do atleta e acendimento da Pira Olímpica. Em seguida, o prefeito Isaac Carvalho declarou abertos os Jogos Estudantis de Juazeiro. “O esporte e a educação estão unidos. Essa olimpíada é um momento de geração de oportunidades, de revelar talentos. Espero que os atletas respeitem uns aos outros e mantenham vivo o espírito esportivo. Assim, chegaremos ao final com grande sucesso”, declarou.

Para o secretário de Esportes Pedro Alcântara Filho, a realização dos Jogos era uma das metas da secretaria, que se consolida com a parceria feita com a secretaria de Educação. “Conseguimos reunir mais de 50 escolas e realizar essa bonita festa para celebrar e integrar as escolas do município através do esporte. Continuaremos promovendo o esporte da cidade em todos os níveis de idade.”

Tênis de mesa

O colégio Decisão é destaque no esporte. Até o final do dia, dois atletas haviam terminado em primeiro lugar. Na categoria pré-mirim masculino, Ciro Gabriel saiu vencedor. No infantil feminino, Ana Carolina foi a campeã.

Os Jogos Estudantis seguem até o dia 02 de outubro. As modalidades em disputa são handbol, voleibol, futebol soceyte, futsal, Basquetebol, baleô, atletismo, vôlei de praia, natação, tênis de mesa, karatê e xadrez. Os locais de competição são: Ginásio de Esportes Aluísio Viana, Estádio Adauto Moraes, Colégios Anglo, Edson Ribeiro e Máster Júnior, Country Club e AABB.

A primeira modalidade em disputa foi o tênis de mesa. Cerca de 11 escolas públicas e privadas participaram da competição nas dependências do Colégio Decisão. Há cerca de 3 anos a modalidade vem ganhando destaque. No início, apenas dois colégios, particulares, participavam do esporte, hoje, a maioria dos atletas são oriundos de escolas municipais e estaduais. “O tênis de mesa evoluiu em Juazeiro. Temos muitos praticantes nas escolas. Isso é fruto de um trabalho sério”, ressalta o professor do colégio Decisão, James Fernandes. Ele completa que o colégio pretende participar no próximo ano do campeonato baiano da modalidade.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Caravana da Educação inicia projeto “É Tempo de Voltar” pelo bairro Quidé

Por Anna Monteiro/SEDUC

Teve início na noite desta terça-feira (15) o projeto “É Tempo de Voltar”, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) em parceria com a UNEB. O programa tem como objetivo mapear os fatores de evasão escolar da Educação de Jovens e Adultos (EJA), criar mecanismos de reintegração, e acompanhar o retorno e os níveis de desempenho do aluno. A primeira etapa “Caravana da Educação” consiste em uma pesquisa de campo, aplicada por estudantes do curso de pedagogia, sob a coordenação da SEDUC.

Até o dia 03 de outubro, 36 estagiários contratados visitarão os bairros e localidades do interior onde estão situadas as 42 unidades de educação que atendem EJA. A meta é de que cada um entreviste 25 alunos até o final do processo. As visitas acontecerão nos turnos da manhã, tarde, e noite. “Essa amostragem nos trará um panorama dos fatores de vulnerabilidade e desistência dos jovens e adultos. Ao final, teremos um relatório que servirá como banco de dados para reestruturação do programa”, explicou a coordenadora, Vera Lúcia.

Com um sorriso no rosto e um filho no colo a jovem de 22 anos, Roseane Priscila Bonfim, recebeu a equipe do projeto e explicou as razões de ter abandonado a escola. “Tive que deixar os estudos por conta da gravidez. Eu enjoava muito e não conseguia assistir aula. Depois que meu filho nasceu continuou complicado, pois não tenho com quem deixar ele”.

Após uma breve conversa e respostas relativas aos fatores de evasão e indicações de melhorias e mudanças que facilitem a vida do estudante fora do fluxo regular, Roseane falou sobre o interesse de voltar à sala de aula, “penso muito em me formar, pois quero dar um futuro melhor aos meus filhos”.

A estagiária Cristiane da Conceição também falou sobre sua experiência, “para mim essa é uma oportunidade maravilhosa de poder auxiliar, de alguma forma, na melhoria da educação do nosso município. Acredito no projeto como proposta pedagógica, e na força da educação como fator de desenvolvimento social”. O trabalho de campo constará como redução de horas para as Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (ACC) obrigatórias, além de disponibilizar uma bolsa temporária.

A “Caravana da Educação” despertou a curiosidade da comunidade do bairro Quidé, por onde passou nesta terça-feira, e alguns jovens se sentiram valorizados e motivados a voltar à sala de aula. “Eu nem pensava mais nisso. Com esse pessoal aqui eu parei para analisar, e deu vontade de retornar. Hoje não se consegue nem emprego em firma se não concluir o ensino médio. Às vezes falta estímulo, mas agora vou pensar seriamente nisso”, revelou Adineilma Luegna, de 19 anos, que parou de estudar no 1º ano.

Ainda esta semana a equipe visitará os bairros Maria Goretti, Tabuleiro, e as regiões de Maniçoba, Carnaíba, Juremal, Massaroca e Abóbora. Segundo o titular da pasta, Plínio Amorim, o programa, que foi gestado na SEDUC, fornecerá a base científica para sair do ‘achismo’, “teremos um alicerce conciso, concreto, para trabalharmos de forma pragmática e repensarmos a política da EJA. Aprender é um direito de todos, e no que depender de nós essa máxima está assegurada”.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

terça-feira, 15 de setembro de 2009

É Hora de Alfabetizar realiza mais uma formação

As ações do Projeto É Hora de Alfabetizar compreendem também a formação continuada dos professores que ministram aulas no contraturno das atividades regulares dos educandos. Nesta segunda-feira (14), mais um encontro foi promovido. Nele, estratégias de ensino-aprendizagem foram trabalhadas com as educadoras. Veja imagens abaixo:

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

SEDUC realiza mais uma formação de Educação Infantil


A Secretaria de Educação de Juazeiro realiza na próxima sexta-feira (18) mais um encontro de formação continuada, envolvendo todos os professores da Educação Infantil da rede municipal de ensino. O DCH III da UNEB sediará o encontro, a partir das 8 horas da manhã.

Os programas de formação continuada da SEDUC envolvem todas as modalidades de ensino, com o objetivo de proporcionar aos educadores oportunidades de reflexão e aprimoramento da prática pedagógica. O público estimado para a formação de Educação Infantil é de 220 professores e professoras, que atuam nas creches e pré-escolas.

SEDUC apóia evento escolar no Projeto Curaçá

Por Anna Monteiro/SEDUC

A Escola Municipal Santo Antônio, localizada no Projeto Curaçá (NH III), realizou no último sábado (12) um Desfile Cívico em referência ao Dia da Independência (07), com o tema “Brasil: Uma só Nação”. Alunos do Ensino Fundamental I, II, e EJA, levaram para as ruas a história do Vale do São Francisco, com seus mitos e personagens, além de promoverem um resgate da cultura do país, dividida por regiões. O evento aconteceu com o apoio da Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) e fez parte da programação da Festa do Vaqueiro do Projeto.

Sueli Helena da Silva mora na localidade há mais de 20 anos, e disse que a escola faz parte da sua vida. “Estudei aqui, meus filhos também, e tenho um carinho especial por essa instituição. Sempre prestigio os eventos, e esse ano posso afirmar que o desfile está lindo e muito bem organizado. Essa é uma tradição nossa, junto com a Festa do Vaqueiro, e esse apoio da SEDUC e do município são de extrema importância para nossa comunidade”.

A professora Lindinalva Cabral Barbosa, falou sobre a concepção do Desfile. “Começamos a nos organizar com bastante antecedência. Escolhemos o tema e trabalhamos junto aos alunos, até à confecção de roupas. Dividimos as turmas por pelotões, de forma cronológica e por segmento, e tentamos passar uma mensagem, acima de tudo de paz, respeito à Pátria, e de união. O resultado é muito positivo pra todos”, ressaltou.

Para o Gerente Administrativo e Supervisor Logístico da SEDUC, Willames Chrisóstomo, que representou o secretário Plínio Amorim na ocasião, o evento além de manter a tradição, refletindo uma demonstração de civismo e amor à Pátria, fortalece o elo entre alunos, escola e comunidade. “A SEDUC sempre vai apoiar iniciativas enriquecedoras, que contribuam com os fatores pedagógicos, educacionais e sociais”, enfatizou o Gerente.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

domingo, 13 de setembro de 2009

Consultor da SEDUC é empossado Secretário Extraordinário da Copa

O consultor da Secretaria de Educação de Juazeiro, Ney Campello (PCdoB), foi empossado pelo Governador da Bahia, Jaques Wagner, na última quinta-feira (09), como Secretário Extraordinário da Copa (SECOPA). A nova pasta foi criada com o intuito de coordenador todos os projetos baianos para a Copa do Mundo de 2014, preparando o estado para sediar o evento esportivo com maior apelo midiático mundial.

Em sua atuação na cidade de Juazeiro, Ney Campello presta consultoria no planejamento estratégico da SEDUC, orienta programas de formação continuada e atua na definição e atração de projetos para a rede de ensino. Este ano, o consultor exerceu destacado papel na realização da Conferência Municipal de Educação, considerada a maior entre todas as realizadas no estado.

Campello foi Secretário Municipal de Educação de Salvador na primeira gestão do prefeito João Henrique, tendo sido também vereador da capital baiana. Formado em Direito e doutorando em Administração Pública, o novo secretário de estado continuará prestando serviços ao município de Juazeiro em seu trabalho de orientação a SEDUC.

A cerimônia de posse contou com as presenças do Ministro do Esporte, Orlando Silva, do Deputado, Daniel Almeida, ambos do PCdoB, e do Governador, Jaques Wagner (PT). Clicando aqui, você confere a entrevista de Ney Campello concedida ao Jornal A Tarde.

O Secretário de Educação, Plínio Amorim, em nome de todos que compõem a SEDUC, desejou sucesso a Ney Campelo, reafirmando confiança na sua já comprovada competência. “Ney tem sido um grande parceiro da educação juazeirense. Vê-lo desempenhando papel tão importante é algo que nos alegra e nos enche de esperança em dias melhores para o nosso estado”, enfatizou Amorim.

sábado, 12 de setembro de 2009

Formação Continuada e Projeto Tempo de Aprender são os destaques do final de semana

Divididos em três diferentes núcleos (Colégio Paulo VI e escolas Franca Pires e Judite Leal Costa), aproximadamente 330 educadores compareceram às formações da SEDUC neste sábado (12). A nucleação atendeu a estratégia do Projeto Tempo de Aprender, que contempla 24 escolas da sede do município. Em cada uma das sedes, oito escolas foram representadas pelos seus professores das séries iniciais do Ensino Fundamental.

O Colégio Paulo VI também sediou os encontros das séries finais. Estiveram reunidos os professores de Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Matemática e Educação Física.

O sábado marcou ainda a primeira formação continuada em Educação Física. Os profissionais aproveitaram para comemorar o seu dia, que foi celebrado no início deste mês (01) e foram brindados com bonés comemorativos.

Para conferir imagens das formações, veja os slides abaixo. Para salvar as fotos, clique nos slides e acesse o álbum.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

200 Auxiliares de Serviços Gerais recebem formação na SEDUC

200 auxiliares de serviços gerais compareceram nesta sexta-feira (11) ao Auditório da SEDUC para a I Formação de ASG. No encontro, foram abordados assuntos relacionados aos cuidados com o ambiente escolar, organização e higienização de espaços, relações interpessoais e o papel educativo dos funcionários das unidades de ensino.

O Secretário Plínio Amorim abriu o encontro, enfatizando a importância de cada agente educativo para o sucesso do aluno. “Devemos assumir a educação como responsabilidade de todos, e nós, que estamos diretamente ligados a escola, devemos trabalhar pelo êxito de cada educando”, ressaltou o secretário.

Ministraram palestras a Nutricionista, Thiane Luci, o Psicólogo, José Rubens, o Pedagogo, Clériston Andrade e o Psicanalista, Willames Chrisóstomo. Para conferir imagens do encontro, veja os slides abaixo:


quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Mais fotos chegam das escolas

As escolas continuam enviando fotos dos seus eventos. Abaixo, você vê imagens de mais atividades desenvolvidas por unidades da rede municipal de ensino:

Escola Aprígio Duarte e Maria de Lourdes Duartes (Desfile Cívico)

Escola Joca de Souza Oliveira (Projeto A Cultura Mística do Nordeste)

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

SEDUC realiza I Formação para ASG

A Secretaria de Educação promove nesta sexta-feira (11) a primeira formação para Auxiliares de Serviços Gerais – ASG. O encontro reúne profissionais de todas as escolas da rede municipal de ensino. Na oportunidade, serão abordados assuntos relacionados às demandas próprias da atuação dos funcionários das escolas.

Os ASG serão divididos em duas turmas. Aqueles que trabalham pela manhã frequentarão o turno Vespertino. Os que trabalham à tarde recebem formação no Matutino.

Cada mini-curso será dividido em palestras ministradas por nutricionista, psicólogo e profissional de saúde.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

SEDUC apóia 4 º Encontro Internacional de Capoeira

Por Anna Monteiro/SEDUC

O grupo Topázio promoverá, entre os dias 4 e 7 de setembro, o 4º Encontro Internacional de Capoeira, e o 8º Batizado e Troca de Cordas, reunindo mestre e professores de todo Brasil e do mundo. O evento acontece com o apoio da Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC), e tem como objetivo difundir as manifestações culturais da Bahia. Uma palestra sobre a Origem da Capoeira e a Qualificação Profissional abre a programação do Encontro, na sexta-feira, às 18h, no auditório da SEDUC. Em seguida, dia 05 serão realizadas rodas de alunos, apresentações de Muay Thai, Jiu Jitsu, e de capoeira.

O Batizado contará com a participação de alunos da APAE, e do projeto Batikum, além de apresentações e show folclóricos. O encerramento acontecerá na Praça da Bandeira, às 9h, com uma confraternização. O encontro contará com as participações especiais do Mestre Dinho, Tonho Matéria, e Instrutor He-man, ambos de Salvador; do Contra-meste Rock, dos Estados Unidos; Contra-mestre Serjão de Senhor do Bonfim; professor Santos de Ibicaraí; e professor Zeca de Itabuna.

Mais imagens do momento cultural da Semana da Pessoa com Deficiência

Chegaram mais fotos do momento cultural que marcou o encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência. Desta vez, a Supervisora de Educação Inclusiva da SEDUC, Creuzenilda, foi quem nos enviou as imagens. Nelas, o registro de momentos de muita alegria, criatividade a arte.

Vale destacar as presenças no evento da Primeira-Dama do município, Ivana Carvalho, e do professor e artista local, Paulo Marcus, o Parlim. Veja abaixo:



quarta-feira, 2 de setembro de 2009

SEDUC coordena Desfile Cívico-Militar

Por Anna Monteiro/SEDUC

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) realiza na próxima segunda-feira (7) o Desfile Cívico-Militar, em homenagem a Independência do Brasil, que tem como tema “Educação e Paz: Construindo a Soberania da Nação”. A concentração acontecerá às 7h, na Orla Nova da cidade, e o Desfile terá início às 8h15 com o desfile das corporações militares, seguido das escolas e entidades civis, às 9h. Precedendo o evento, será realizada a solenidade de Hasteamento da Bandeira, às 7h30, e revista às tropas às 8h, realizada pelo prefeito Isaac Carvalho.

A SEDUC realizou reuniões periódicas com os envolvidos no Desfile e institui uma Comissão Organizadora para garantir a ordem, tranqüilidade, segurança e logística de todo o processo. No projeto apresentado pela Comissão foi criado um Plano de Trabalho e um Regulamento Oficial, que entre outras coisas previu desde a não autorização de carros alegóricos, e o tempo máximo de espera e distância entre os pelotões, à entrega de um Certificado de Mérito Cívico aos participantes que cumprirem com brilhantismo as normas estabelecidas.

Serão montados pela Prefeitura Municipal um palanque oficial, sonorização de todo o percurso, desde a saída na Avenida Beira Rio, passando pela Adolfo Viana, até a dispersão na Rua Oscar Ribeiro; disponibilizada água para todas as escolas, com carrinhos que acompanharão cada instituição; além da instalação de banheiros químicos na área de concentração. Membros da organização estarão espalhados por todo o percurso fornecendo informações e prezando pela ordem do desfile.

PROGRAMAÇÃO GERAL

7h - Concentração
7h30 - Solenidade de Hasteamento da Bandeira (Paço Municipal)
8h - Revista as Tropas
8h15 - Início do Desfile Militar
9h - Início do Desfile Civil
12h - Término dos trabalhos

ORDEM DO DESFILE:

1º Marinha
2º Soamar
3º Exército
4º Aéronautica
5º Soapom
6º 3º BPM
7º CPM
8º Corpo de Bombeiros
9º Guarda Municipal
10º Escoteiros Mirins
11º Clube dos Desbravadores
12º Deficientes Físicos
13º Colégio Paulo VI
14º AABB Comunidade
15º Colégio Estadual Lomanto Junior
16º Colégio Polivalente Américo Tanuri
17º Colégio Estadual Jutahay Magalhães
18º CEMAS (Colégio Estadual Misael Aguilar)
19º Colégio Estadual Artur Oliveira
20º Pro jovem Urbano
21º Pro Jovem Adolescente

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Encerramento da Semana do Deficiente sensibiliza participantes

A Profª Iracilda (foto) contribui mais uma vez com o blog e envia fotos do evento que encerrou festivamente as comemorações da semana do deficiente. Ela mesma narra:

Clériston,

Estou enviando-lhe as fotos da culminância da semana do deficiente, que foi realizada segunda (31/08), na orla. Foi um evento muito interessante e que contou com a presença de professores e alunos de algumas escolas, bem como dos profissionais de AEE do município e profissionais do CERPRIS. Eles também marcaram presença, expondo informações necessárias à população.

Houve oficina de xadrez, de pintura, apresentação de coral, confecção de pipas, distribuição de picolés, pirulitos, água mineral. A tenda dos sentidos foi a mais visitada, pois trazia algumas atividades em que o público participava ativamente, vivenciando alguns obstáculos que o deficiente enfrenta no dia-a-dia.

Parabéns a todos os participantes do evento!

"Trabalhar com atendimento educacional especializado é antes de tudo gratificante, pois proporcionamos ao aluno deficiente técnicas que ajudam a superar suas dificuldades, respeitando sempre os seus limites". (Iracilda Marins).

Abaixo, as imagens:

Parlim lança o seu blog

Já está no ar uma nova opção para quem quer conferir o melhor da arte local e conhecer um pouco mais a cultura, os personagens e a história de Juazeiro. O profº Parlim, que atualmente compõe a equipe de formadores da Secretaria de Educação, lançou o seu blog. Trata-se de um espaço rico de imagens e textos que exaltam a nossa cidade e seu povo. Confira no endereço www.parlim.blogspot.com