sexta-feira, 31 de julho de 2009

300 professores se reúnem em dia repleto de formações

Uma sexta-feira intensa em formações continuadas. Assim pôde ser definido este último dia do mês de julho de 2009, com duas atividades sendo realizadas de forma simultânea.

Terminou de maneira alegre e muito proveitosa a primeira etapa do curso de Aperfeiçoamento em Artes e Educação Física que reuniu esta semana em Juazeiro professores da rede municipal de ensino da nossa cidade e dos municípios de Casa Nova, Curaçá e Pilão Arcado. Também nesta sexta-feira, mais de 220 professores da Educação Infantil se reuniram na UNEB para o terceiro encontro deste ano. Veja imagens das formações, clicando abaixo:

Artes e Educação Física (atualizado com mais fotos)

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Escolhida pelo MEC, Juazeiro sedia formação em Artes e Educação Física

Mais de quarenta professores oriundos dos municípios de Curaçá, Casa Nova e Pilão Arcado se juntaram nesta quarta-feira (29) aos seus vinte e três colegas da rede municipal de ensino de Juazeiro para a primeira etapa do Curso de Aperfeiçoamento em Artes e Educação Física, ministrado por docentes do Centro de Artes e Educação Física do Rio Grande do Sul. A formação oferecida pelo MEC, através da Demanda PAR (Plano de Ações Articuladas), será desenvolvida em mais dois encontros presenciais até o final deste ano, além da realização de atividades na modalidade EAD (Educação a Distância).

Na abertura do encontro, a professora Maéve Melo, Diretora de Gestão Educacional da SEDUC, deu as boas vindas aos presentes e ressaltou a importância dos investimentos do MEC na formação de professores por meio da criação de uma rede nacional para esse fim. Ela também mencionou o direcionamento destas ações para o aumento do IDEB nos municípios com baixo rendimento em todo o território nacional.

Nestas quinta e sexta-feira, mais 16 horas de curso serão ministradas pelos professores Vilson Gavaldão de Oliveira (RS) e Henrique Lima (GO). Na oportunidade, os cursistas serão instruídos sobre a utilização da Plataforma Moodle visando a consecução das tarefas orientadas na formação e refletindo, numa perspectiva interdisciplinar, sobre o trabalho com Artes e Educação Física no Ensino Fundamental.

Para conferir imagens da formação e baixá-las para o seu computador, clique aqui.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Formações de EJA e Empreendedorismo são adiadas. Educação Infantil tem formação confirmada para esta sexta-feira

A formação para professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos foi adiada para o dia 08 de agosto (sábado), no Colégio Paulo VI. Por sua vez, o encontro com professores de Empreendedorismo foi transferido do dia 08 para o dia 22 de agosto, no Auditório da SEDUC. A mudança de datas foi necessária devido a demandas internas da Secretaria de Educação.

A formação para professores da Educação Infantil está confirmada para esta sexta-feira, dia 31 de julho, no DCH III da UNEB. Este será o terceiro encontro da modalidade promovido este ano.

Pedimos aos gestores, coordenadores e professores que lêem este post para que reforcem a divulgação dessas informações nas suas unidades de ensino.

Comunidade recebe reforma da Escola Judite Leal Costa com festa

Por Anna Monteiro/SEDUC

Mais de 200 alunos receberam com festa, na manhã desta terça-feira (28) a Escola Municipal Judite Leal Costa, no bairro Maria Goreth, totalmente reformada e reestruturada. A ação, realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação (SEDUC) contemplou a reconstrução de toda a instalação do prédio, incluindo a troca de telhado, forro, piso, móveis, equipamentos, e revitalização da área de recreação. O evento contou com a participação do prefeito Isaac Carvalho, do titular da pasta Plínio Amorim, equipe de governo, pais e comunidade.

No mês de abril o telhado de uma das salas cedeu, por falta de manutenção de gestões anteriores, fator agravado pelo período chuvoso. “O estado que encontramos esta escola reflete o cenário deixado por antigas administrações. Muitas coisas eram maquiadas e a população não tinha dimensão do que acontecia no município. Constatamos o problema, contamos com a sensibilização do prefeito Isaac, e hoje estamos entregando a escola reformada, com segurança para os usuários”, constatou Amorim.

Alunos, pais, e professores não esconderam a satisfação de ter um local propício ao aprendizado e desenvolvimento de uma educação cidadã. “Temos primeiro que dar dignidade aos profissionais, ao corpo discente e também à comunidade, pois este é um espaço público, um local de conhecimento, e isso parte do princípio da segurança, das condições de trabalho e aprendizado”, destacou a diretora Josselina Custódio Pesqueira.

O prefeito Isaac, rele
mbrou seu tempo de estudante e a importância da educação para o desenvolvimento pessoal e de uma sociedade justa e promissora, “há uns vinte e cinco anos atrás eu estava na situação desses garotos, estudando em escola pública no distrito Mandacaru, e nem sonhava que um dia poderia ser gestor dessa cidade. Aqui está o futuro, a esperança. Temos que dar dignidade, educação e condições para que esses pequenos cidadãos possam ter uma história diferente, para que eles possam sonhar alto”.

Feliz com a novidade, a mãe Josenice da Silva, agradeceu a possibilidade de proporcionar uma boa educação aos dois filhos que estudam na Escola Judite Leal. “Gostei de tudo, o lugar está lindo e tenho certeza que eles terão muito mais vontade de vir a escola e aprender. Sem dúvida esse é um grande estímulo”. Douglas Ravier da Silva, que cursa a 3ª série, falou sobre a
situação anterior do prédio, “a escola era triste, as coisas eram feias, parecia um lugar abandonado. Agora tudo está bonito, alegre, e eu estou muito feliz, assim como os meus colegas. Com certeza agora não vou mais perder nenhum dia de aula”, justificou o estudante.

Os professores destacam a criação de um universo lúdico e aprazível para a absorção de conhecimento. “Trabalhamos com o aluno no chão, com brincadeiras, experimentos, e o contato humano. Com essa reforma poderemos realizar nossa proposta com segurança”, afirmou Luciene Dias de Souza, que também falou sobre o suporte dado aos alunos durante a reforma e agradeceu a paciência e c
ompreensão dos pais. “Quando o governo optou sabiamente pela reforma total do prédio, procuramos um local adequado para acomodar os alunos durante as obras, demos continuidade ao período letivo sem nenhum prejuízo, os pais entenderam nosso objetivo e agora podem constatar as melhorias e o ganho desta ação”.

Após a solenidade de entrega do prédio e descerramento da placa, alunos da 1ª a 4 série, apresentaram uma dramatização, que teve como tema a história de Juazeiro e de Nossa Senhora das Grotas, padroeira do município; interpretação da Música “Juazeiro – Petrolina”; declamação de poesia de autoria própria; e apresentação de maquetes com os principais símbolos da terra (Vapor Saldanha Marinho, Estação Ferroviária, Ponte Presidente Dutra, e Gruta de Nossa Senhora). Segundo a aluna, Kévia Matos, da 4ª série, a produção das maquetes foi bastante interessante, “além de trabalharmos com a nossa cultura, abrimos um espaço para o desenvolvimento da nossa criatividade, e da nossa arte”.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

SEDUC entrega Escola Judite Leal Costa totalmente reformada e reestruturada

Por Anna Monteiro/SEDUC

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) realizará a entrega, nesta terça-feira (28), às 9h, da Escola Municipal Judite Leal Costa, no bairro Maria Goreth, totalmente reformada e reestruturada. Participarão da solenidade, o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, o secretário Plínio Amorim, pais, alunos e comunidade em geral.

Por falta de manutenção de gestões anteriores, a estrutura do prédio, principalmente do telhado estava comprometida pela existência de cupins na madeira, fator que foi determinante para queda do mesmo, no mês de maio deste ano, durante período chuvoso.

A SEDUC garantiu a segurança dos alunos e a permanência das aulas, transferido-os para um prédio alugado, enquanto a escola passava pela reforma, que incluiu reconstrução total do telhado, forro, piso, pintura, além da troca de móveis e revitalização da área de recreação.

O titular da pasta garante que a prioridade é com a segurança dos alunos e profissionais que trabalham na rede. “Não podemos ter educação de qualidade se não oferecermos segurança em nossos equipamentos públicos, em nossos prédios escolares. A estrutura do prédio estava totalmente comprometida há anos, então decidimos realizar uma reforma geral. Agora os alunos e professores terão tranqüilidade para investir em educação”, ressaltou Amorim.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

domingo, 26 de julho de 2009

Com cinco municípios envolvidos, Juazeiro sedia esta semana Formação em Artes e Educação Física

A partir de quarta-feira (29), Juazeiro será sede do encontro de Aperfeiçoamento em Artes e Educação Física, em curso ministrado por professores do Centro de Artes e Educação Física– CAEF, da Universidade Federal do Rio Grande do SUL. Com a participação de um total de 70 professores dos municípios de Casa Nova, Curaçá, Macururé, Pilão Arcado e da cidade-sede, Juazeiro foi escolhida pelo MEC para ser pólo do programa. Esta primeira etapa será realizada entre os dias 29 e 31 de Julho, no Colégio Anglo, sempre das 08 às 18 horas.

Dividido em 60 horas, o curso terá a sua segunda etapa presencial realizada ainda no segundo semestre deste ano. A formação é complementada na modalidade de Educação a Distância (EAD).

A iniciativa é promovida pela Rede Nacional de Formação Continuada de Professores do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) e com as secretarias dos demais municípios envolvidos, tendo a finalidade de contribuir para a melhoria da formação dos professores e, assim, promover consequentes avanços na aprendizagem dos alunos.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Alunos na luta contra a dengue

Os alunos do Colégio Municipal Deputado Raimundo da Cunha Leite, em Juremal, distrito de Juazeiro (BA), aprenderão a lidar com o combate à dengue pode ser eficaz. Pelo menos é isso que pretende mostrar uma peça teatral sobre o tema.

“O Mosquito da Dengue e os Saltimbancos” e “Chapeuzinho Vermelho contra a dengue”, além de exibições de paródias, frases e músicas educativas sobre a doença.

O evento vai acontecer no teatro de Juremal, das 8h30 às 12h.

Desde maio, os alunos estão sendo treinados pelos profissionais de saúde. Depois de assistirem a palestras informativas sobre o projeto e receberem esclarecimentos com relação à doença, os estudantes colocam em prática mais uma etapa do trabalho.

Em paralelo ao conjunto de ações nas escolas, os alunos também realizam visitas domiciliares no distrito, orientando e dando dicas sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti, visando a prevenção constante com educação permanente contra a dengue.

“A escola já desenvolveu alguns trabalhos educativos com relação a dengue, com isso os alunos já estão realizando visitas domiciliares para educar e orientar a população. A partir de agosto os estudantes estarão em parceria com a Sesau participando de caminhada de busca ativa de lixo e material reciclável.

O objetivo é recolher recipientes que poderiam ser focos do mosquito Aedes Aegypti e através destes materiais fazer arte”, explicou uma das coordenadoras do projeto, a dentista da unidade de saúde de Juremal, Lorena Mota.

Fonte:
Blog do Carlos Britto

quinta-feira, 23 de julho de 2009

SEDUC orienta professores sobre a Plataforma Freire

A SEDUC está enviando carta a todos os professores da rede municipal de ensino. Ela orienta sobre como se cadastrar, optar por cursos e fazer uso de todas as funcionalidades da Plataforma Freire.

Criada pelo Ministério da Educação, a Plataforma Freire é a partir de agora a porta de entrada dos professores estatutários e efetivos da rede pública de ensino nos cursos gratuitos de graduação e especialização oferecidos pelas universidades federais e estaduais. Até o dia 31 de Julho de 2009, TODOS OS DOCENTES devem cadastrar-se no site http://freire.mec.gov.br. Nele, são disponibilizados os cursos que serão oferecidos pelas instituições de ensino superior da região (UNEB e UNIVASF). É preciso frisar que mesmo aqueles já inscritos no PROESP, devem cadastrar-se na Plataforma.


Para ler a correspondência, clique aqui.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Trabalho integrado entre a Saúde, Educação e parceiros colocará em prática o Programa de Saúde e Prevenção nas Escolas

Por Vânia Castro/SESAU

Mais um encontro para discutir as diretrizes do Programa de Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) e formar o Grupo Gestor Municipal (GGM), responsável em articular o projeto em Juazeiro e região, aconteceu nesta terça-feira (21), no Centro de Saúde III, Angari, onde reuniu representantes da Saúde, Educação, organizações da sociedade civil, universidades, outras secretarias e instituições.

A proposta do Programa é realizar uma articulação integrada nas escolas do município e região para promover mais saúde e minimizar a situação atual com relação à gravidez precoce e as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). O objetivo do projeto é trabalhar a intersetorialidade das políticas públicas de saúde, educação e assistência, além de trabalhar a prevenção. Os representantes da Saúde, Educação e os parceiros serão os multiplicadores das informações junto à sociedade. A meta é reduzir os problemas sociais existentes que interferem diretamente na saúde e educação.

“Inicialmente foi feito um diagnóstico sutil para tomar conhecimento dos fatores de vulnerabilidade social e então definir a área de abrangência do projeto”, destacou a supervisora do Núcleo DST/AIDS de Juazeiro, Zilene Castro. De acordo com suas informações, o problema da gravidez precoce em Juazeiro é sério. Ela informa que só em 2008, foram realizados na cidade 3572 partos em mulheres com idade de 10 a 54 anos, sendo 904 em adolescentes de 10 a 19 anos. O trabalho de Prevenção e Promoção à Saúde será aplicado nas 98 escolas municipais, nos 59 colégios estaduais com sede em Juazeiro e em todos os colégios dos oito municípios da jurisdição da Direc 15.

“O fator primordial do projeto é a parceria entre as diferentes instâncias governamentais e não-governamentais e por isso devem ser enfrentados em conjunto pela Saúde, Educação e outros parceiros. A escola é um espaço privilegiado para este trabalho, pois é um local democrático e popular, onde podemos construir uma situação mais justa, solidária e compromissada com várias funções sociais e políticas”, afirmou a assistente social da Secretaria de Educação de Juazeiro (Seduc), Carla Theophilo.

A assistente social informou ainda que os professores serão capacitados para informar melhor e educar os estudantes em salas de aula juntamente com a presença essencial dos profissionais de saúde. “Vamos mexer com os valores internos e psicológicos das pessoas para que o projeto obtenha bons resultados e por isso precisamos do apoio de muitos colaboradores. Somente unindo forças poderemos solucionar este problema do município”, enfatizou.

De acordo o diretor de Promoção e Vigilância à Saúde, Rogério Leal, o trabalho de redução da gravidez na adolescência e as DSTs será um desafio muito grande. “Esta ação integrada entre saúde, educação, instituições e sociedade, enfim de todos os níveis de gestão é de suma importância para o sucesso do Programa do Estado da Bahia na região do Vale”, comentou, e aprofundou ainda que o trabalho vai discutir diversas doenças, mas a gravidez não-planejada será o foco principal. “Este fato contribui para o abandono escolar e podemos pensar também na violência sexual, que pode ser uma grande alternativa para tantos agravos à saúde”, argumentou.

A educadora da Pastoral da Mulher de Juazeiro, Ana Paula Santos, fala sobre a importância do projeto. “Trabalhamos com a realidade que é a prostituição, e juntos com o poder público e sociedade poderemos articular melhor a ação para amenizar o quadro. O projeto é de suma relevância para a sociedade e não dá para trabalhar isoladamente este problema”, destacou.

A composição do GGM já está sendo planejada e será formada por representantes da Saúde, Educação, outras secretarias, universidades, organizações da sociedade civil, Conselhos, Justiça, entre outras. “Logo seja formulado o grupo, a programação do trabalho será desenvolvida e colocaremos o projeto em prática”, garantiu a supervisora do Núcleo DST/AIDS de Juazeiro, Zilene Castro.

O trabalho será inicialmente colocado em prática nas escolas dos bairros: Itaberaba, onde foram contabilizados 49 partos em adolescentes, Alto da Aliança (41 partos), Antônio Guilhermino (23 partos) e nos distritos de Maniçoba, localidade onde foram realizados 63 partos em mulheres na faixa-etária de 10 a 19 anos, Itamotinga (52 partos) e Mandacaru (19).

O projeto Saúde e Prevenção nas Escolas – SPE faz parte de uma iniciativa das Secretarias Estaduais de Saúde e Educação da Bahia, respectivamente, SESAB e SEC e conta com a parceria das Secretarias Municipais de Saúde e Educação de Juazeiro.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Saúde e Educação continuam trabalho de Prevenção e Promoção à Saúde nas Escolas

Por Vânia Castro/SESAU

Acontece nesta terça-feira (21), a apresentação aos parceiros do Programa do Estado da Bahia de Prevenção e Promoção à Saúde nas Escolas (SPE), que será colocado em prática numa ação conjunta entre as Secretarias de Saúde e Educação de Juazeiro. O evento será realizado no Centro de Saúde III, Angari, das 8h30 às 12h, onde também será formado o Grupo Gestor Municipal (GGM), equipe que será responsável pela implantação do projeto nas escolas de Juazeiro e região. “Formado o GGM, marcaremos nova reunião para começarmos o trabalho e fecharmos à programação”, garantiu a supervisora do Núcleo DST/AIDS de Juazeiro, Zilene Castro.

O trabalho de Prevenção e Promoção à Saúde será aplicado nas 98 escolas municipais, nos 59 colégios estaduais com sede em Juazeiro e em todos os colégios dos 8 municípios da jurisdição da Direc 15. O projeto tem como objetivo consolidar na região uma política pública de prevenção e promoção à saúde nas instituições escolares.

Segundo Zilene Castro, inicialmente o Programa vai ser direcionado para a redução do número de adolescentes grávidas em Juazeiro. De acordo com ela, a escolha se deu devido ao alto número de adolescentes grávidas no ano de 2008. Ano passado, foram realizados na cidade 3572 partos em mulheres com idade de 10 a 54 anos, sendo 904 em adolescentes de 10 a 19 anos.

“É um dado preocupante, pois dos mais de 3 mil partos realizados no município, quase mil são em adolescentes. Vamos esclarecer sobre outras doenças, mas seguiremos este parâmetro no início dos trabalhos, pois é preciso educar os adolescentes para que reduza o número de casos de gravidez nesta faixaetária, que causa problemas como evasão escolar e predisposição a contração de Doenças Sexualmente Transmissíveis”, enfatizou a supervisora do Núcleo DST/AIDS.
De janeiro até maio de 2009, foram notificados e confirmados 272 casos de AIDS em Juazeiro, sendo 3 casos em adolescentes com idade de 15 a 19 anos e 162 em adolescentes na faixa-etária de 20 a 34 anos. “Isso mostra que é possível que os jovens com mais de 20 anos podem ter sido infectados durante a adolescência, pois o vírus pode se manifestar depois de 5 anos da infecção”, argumentou.

O trabalho será inicialmente colocado em prática nas escolas dos bairros: Itaberaba, onde foram contabilizados 49 partos em adolescentes, Alto da Aliança (41 partos), Antônio Guilhermino (23 partos) e nos distritos de Maniçoba, localidade onde foram realizados 63 partos em mulheres na faixa-etária de 10 a 19 anos, Itamotinga (52 partos) e Mandacaru (19).

De acordo com Zilene Castro, o projeto é compromisso entre a Educação e Saúde e parceria com outras instituições. Foram convidados para participar do encontro representantes de associações de bairros, do SEDIS, Conselho Tutelar de Juazeiro, DIREC 15, 15º DIRES, UNIVASF, UNEB e professores das escolas dos bairros inicialmente contemplados.

Para dar início as atividades, foi exibida em maio uma Videoconferência sobre o projeto, na Direc 15, para profissionais da Atenção Básica, do Programa DST/AIDS de Juazeiro, professores e profissionais da Secretaria de Educação do município, com a participação também dos profissionais de saúde e educação da região. “A videoconferência apresentou primeiramente informações sobre como será formatado e aplicado o Programa na região. Entraremos em campo após a definição de todos os critérios e a sistemática adequada para o trabalho”, acentuou Zilene Castro.

O projeto Saúde e Prevenção nas Escolas – SPE faz parte de uma iniciativa das Secretarias Estaduais de Saúde e Educação da Bahia, respectivamente, SESAB E SEC e conta com a parceria das Secretarias Municipais de Saúde e Educação de Juazeiro.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

sábado, 18 de julho de 2009

Resultados do simulado aplicado na rede municipal pautam formação de professores

Em mais um sábado de formação continuada dos professores, ganhou destaque o trabalho a partir dos resultados do simulado da Prova Brasil aplicado na rede municipal. Nas turmas com docentes de 8ª série, os professores puderam refletir sobre as avaliações de Português e Matemática com os formadores Clemilda e Edmundo Herculano. Por sua vez, os educadores que atuam na 4ª série receberam formação ministrada pelos docentes João Luís e Rosângela Cunha. No total, mais de 240 profissionais compareceram ao encontro.

As formações da rede também tiveram continuidade com as turmas de professores da 3ª série, ministradas pelas formadoras Carliane, Gerlane e Sandra. Os docentes de Geografia e História das séries finais do Ensino Fundamental se reuniram com os formadores Neide e Parlim. Veja as imagens
aqui.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

SEDUC realiza segunda etapa da formação de merendeiras

Pela segunda vez este ano, as merendeiras da rede municipal de ensino participaram de um encontro formação continuada promovido pela SEDUC. As nutricionistas Thiane Lucy e Nêmora Carla ministraram palestra sobre o trato com os alimentos e detalharam o novo cardápio a ser adotado em Juazeiro.

A formação aconteceu em dois momentos. Pela manhã, 80 merendeiras foram ao auditório da SEDUC. À tarde, foi a vez de outras 50 profissionais participarem do encontro.

A reunião desta sexta-feira (17) também foi marcada pelo sorteio de brindes oferecidos por patrocinadores, além da entrega de uma camisa do Núcleo de Alimentação Escolar para cada uma das presentes. As fotos da formação você vê clicando aqui.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Jaques Wagner e Isaac Carvalho entregam certificado às vencedoras do Concurso de Redação

Por Anna Monteiro/SEDUC

O Governador da Bahia, Jaques Wagner e o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, entregaram na tarde de quarta-feira (15), durante solenidade de abertura da 20º Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri), os certificados às vencedoras do Concurso de Redação, promovido pela Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do município, que teve como tema “A influência da Agricultura Irrigada no Vale do São Francisco”.

Com o título “Agricultura Irrigada”, a aluna da 7ª série da Escola Municipal Antô
nio Francisco de Oliveira no distrito de Salitre, Maysa Emanoela Antunes Carvalho, ficou em primeiro lugar, ganhou uma bicicleta, e a escola foi premiada com um computador. O segundo e terceiro lugares ficaram com Muriene Barbosa de Souza, da escola Manoel de Souza Bonfim no distrito de Abóbora, e Cátia Ludmila Ribeiro Leandro, da escola Dois de Julho em Maniçoba, que receberam um MP3, e um relógio de pulso.

O concurso que surgiu com a proposta de envolver e interagir o alunado no que diz respeito a agricultura irrigada como fomentadora da economia na região, contou com a participação de vinte e cinco escolas e mais de dois mil estudantes de 5ª à 8ª série. Foram avaliados critérios como gramática, objetividade, ortografia, organização, conclusão de idéia, dentre outros.

“Para nós da rede pública de ensino, a iniciativa foi extremamente válida, pois despertou o interesse do aluno pela leitura, escrita, e pela realidade sócio-econômica do Vale do São Francisco. Nos textos podemos observar até propostas para melhoria da qualidade de vida, e essa conscientização é um fator de extrema relevância. Ficamos muito felizes pelo destaque da zona rural, pois muitas vezes essa população é segregada”, concluiu a gestora da escola vencedora, Ileane Damasceno Imoto.

Feliz com a premiação, Maysa Emanoela, disse que se inspirou na realidade do sertanejo que vive da agricultura irrigada. “Pensei na vida desses agricultores e nos desafios enfrentados por eles, que graças a Deus tem o rio São Francisco para poder plantar e garantir seu sustento. Estou muito contente, principalmente por ter levado a premiação para minha escola e para zona rural”. A segunda colocad
a, Muriene Barbosa, destacou a importância do concurso para os alunos, “muitos colegas de sala não têm o hábito da leitura, nem da escrita, e isso ajudou bastante”, e ainda acrescentou que o mais importante não foi o prêmio e sim poder falar sobre a força do Rio para agricultura e, consequentemente, para vida da população.

O titular da SEDUC, Plínio Amorim, parabenizou a iniciativa da organização da Feira ao promover uma atividade que agrega o componente educativo e falou sobre a importância do concurso como instrumento de estímulo à produção textual e a capacidade de aprendizagem. “Estou muito feliz, sobretudo pelos resultados. Esperamos que esse fato possa repercutir em toda a rede e que mais escolas possam perspectivar outros prêmios. O objetivo final é uma educação de qualidade superior, em que o aluno possa aprender mais, para que nossa cidade tenha um futuro mais sadio, culto e de grandes conquistas. E é uma grande honra para nós ver nossos alunos recebendo o certificado das mãos do Governador e do nosso Prefeito”.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Premiação do Concurso de Redação será realizada na próxima quarta-feira (15)

Por Anna Monteiro/SEDUC

A premiação do Concurso de Redação, promovido pela Secretaria de Educação (SEDUC) em parceria com a Secretaria de Agricultura e a Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do município, que teve como tema “A Influência da Agricultura Irrigada no Vale do São Francisco”, será realizada na próxima quarta-feira (15), às 14h, durante a abertura da Fenagri, com as presenças do governador da Bahia, Jaques Wagner, e do prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho.

Após as etapas de inscrição, produção de texto e avaliação da comissão organizadora, os autores premiados foram a aluna Maysa Emanoela Antunes Carvalho, da Escola Municipal Antônio Francisco de Oliveira, localizada na Goiabeira II, distrito de Salitre; Muriene Barbosa de Souza, da Escola Manoel de Souza Bonfim, de Abóbora; e Cátia Ludmila Ribeiro Leandro, da Escola Dois de Julho, no distrito de Maniçoba, ocupando o primeiro, segundo e terceiro lugar respectivamente. A primeira colocada ganhará uma bicicleta, o professor Nadilson Lopes da Costa, um MP3, e a Escola Municipal Antônio Francisco de Oliveira, um computador. Os colocados subseqüentes receberão um MP3 (2º lugar) e um relógio de pulso (3º).

Participaram do concurso alunos de 5ª a 8ª série, que escreveram sobre o tema que homenageia a XX Feira Nacional da Agricultura Irrigada - Fenagri. Segundo o titular da SEDUC, Plínio Amorim, o concurso foi criado com a proposta de envolver e interagir o alunado, no que diz respeito à agricultura irrigada, que movimento a economia da região, bem como a prática da escrita. Foram avaliados a gramática, objetividade, ortografia, organização, conclusão de idéia, dentre outros critérios.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br

Veja as fotos dos professores de Juazeiro no congresso de Maceió

Diversos professores da rede municipal de ensino participaram este mês Congresso Brasileiro sobre Dificuldades de Aprendizagem, realizado em Maceió-Al. A delegação de Juazeiro teve as inscrições garantidas pela SEDUC que ainda este mês enviará outros 450 educadores para Jornada Pedagógica de Salvador.

Para ver algumas imagens que nos foram enviadas, clique aqui.

domingo, 12 de julho de 2009

Formações regulares estão de volta ao Paulo VI

As formações regulares da rede municipal de ensino retornaram aos seus trabalhos para o segundo semestre de 2009. Neste sábado, dia 11, o Colégio Municipal Paulo VI recebeu professores das turmas de 1° e 2° ano, 2ª séries e as seguintes disciplinas das séries finais do Ensino Fundamental: Geografia, História, Ciências e Matemática (GESTAR).

Os cursistas que estiveram com a formadora Sandra pediram e publico aqui algumas fotos do encontro. Veja aqui.

sábado, 11 de julho de 2009

SEDUC divulga resultado do I Concurso de Redações da FENAGRI

A aluna Maysa Emanoela Antunes Carvalho, da Escola Municipal Antônio Francisco de Oliveira, localizada na Goiabeira II, no distrito de Salitre, é a grande vencedora do I Concurso de Redações da Fenagri. Ela recebe uma bicicleta pelo 1º lugar. A conquista de Maysa premia também a sua escola com um computador e o seu professor, Nadilson Lopes da Costa, com um MP3.

A partir do tema “A Influência da Agricultura Irrigada no Vale do São Francisco”, o concurso se desenvolveu desde o mês de maio em homenagem a Feira Nacional de Agricultura Irrigada, que será aberta no próximo dia 15 em Juazeiro. Além de Maysa, outros dois alunos da rede municipal também serão premiados: pelo 2° lugar, Muriene Barbosa de Souza, da Escola Manoel de Souza Bonfim, de Abóbora, recebe um MP3 e, pela 3ª colocação, Cátia Ludmila Ribeiro Leandro, da Escola Dois de Julho no distrito de Maniçoba, ganha um relógio de pulso.

Os educandos deverão receber os prêmios em solenidade especial durante a FENAGRI. O concurso contou com a participação dos alunos das séries finais do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série) das escolas públicas municipais.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Alunos da rede municipal farão simulado da Prova Brasil


Após realizar a formação de mais de 180 aplicadores, a SEDUC promoverá na sexta-feira (10) o I Simulado da Prova Brasil. O teste será realizado com todos os alunos das 4ª e 8ª séries da rede municipal de ensino.

A iniciativa objetiva traçar um diagnóstico da aprendizagem dos educandos nas disciplinas de Português e Matemática, numa ação de preparação para Prova Brasil que será aplicada pelo MEC na segunda quinzena de outubro deste ano. Nesta mesma perspectiva, as estratégias de intervenção também serão favorecidas pelos resultados do simulado.

Desde o mês de junho, a SEDUC tem realizado formação continuada específica envolvendo professores das séries que compõem o público alvo da avaliação do Ministério da Educação. Nesta quarta-feira, por exemplo, os professores de 4ª série compareceram a UNEB para mais um encontro.

No sábado (18/07), estes mesmos educadores comparecerão ao Colégio Paulo VI para uma nova etapa. A formação receberá também os professores de Língua Portuguesa e Matemática da 8ª série do Ensino Fundamental. Neste dia serão analisados os relatórios do simulado aplicado com os alunos.

Para maiores informações sobre a Prova Brasil, professores, coordenadores, gestores e alunos podem acessar o site criado pelo MEC. Clique aqui.

Sorriso que se faz luto

No mês de março passado, os aniversariantes da SEDUC do primeiro trimestre deste ano receberam um grande presente: Lolly, voluntariamente, trouxe alegria ainda maior ao ambiente festivo daquele encontro. Aliás, essa foi a essência da sua vida – fazer rir. O que era felicidade, entretanto, agora se fez luto.

Cláudio Damasceno, um colega querido na minha época de estudante do Ensino Médio, um humorista talentosíssimo, um ente extremamente amado por sua família, cumpriu um passo que todos nós, indistintamente, um dia daremos: ele faleceu na noite desta terça-feira (07).

Não há um tema mais difícil sobre o qual escrever. Aliás, não há assunto do qual fujamos mais. A morte é indesejável, intrusa, repulsiva. No entanto, ela é uma realidade inescapável.

Pena que ela não alcance somente os corruptos, os rancorosos, os violentos. Ela atinge também a quem faz nascer um sorriso num rosto sisudo, brotar alegria num ambiente de tristeza. A morte alcançou ao Cláudio e levou consigo um orgulho da terra, um filho amado, um irmão (conforme sempre testemunhou minha amiga Iêda, sua irmã) afetuoso.

A melhor maneira de honrar a sua memória? Sorrir. Não havia algo que movesse mais o seu coração do que o desejo de despertar alegria.

Caso pudesse, eu decretaria: cada sorriso de um juazeirense a partir de agora é um ato de homenagem in memorian à Lolly.

Descanse em paz, Cláudio Damasceno.

domingo, 5 de julho de 2009

SEDUC dá continuidade às formações para a Prova Brasil

Professores da 4ª série do Ensino Fundamental participarão nesta quarta-feira (08) de mais uma etapa de formações da Prova Brasil. O curso aborda os descritores da avaliação externa realizada pelo MEC e acontecerá no DCH III da UNEB, a partir das 7h30min.

O objetivo da formação é o de promover a compreensão das competências e habilidades que são avaliadas na Prova Brasil e, desta forma, instrumentalizar os docentes para o trabalho com os educandos. Na mesma perspectiva, a SEDUC irá aplicar na rede um simulado para todos os alunos da 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental.

No sábado dia 18, mais uma etapa será implementada contando também com os professores de Português e Matemática da 8ª série. A Prova Brasil foi idealizada para produzir informações sobre o ensino oferecido por município e escola, individualmente, com o objetivo de auxiliar os governantes nas decisões e no direcionamento de recursos técnicos e financeiros, assim como a comunidade escolar no estabelecimento de metas e implantação de ações pedagógicas e administrativas, visando à melhoria da qualidade do ensino. Este ano, a avaliação será aplicada pelo MEC entre 19 e 30 de outubro.

Para acessar modelos de prova, tirar suas dívidas e obter mais informações sobre a Prova Brasil, clique aqui.

sábado, 4 de julho de 2009

Coordenadores Pedagógicos: Os caminhos para a formação de professores

Dentro da escola, a função de coordenador pedagógico nem sempre é bem delimitada. Muitos acham que o profissional que exerce o cargo é um auxiliar do diretor para as questões burocráticas. Outros acreditam que cabe a ele resolver os problemas disciplinares dos alunos. E o pedagógico que está na denominação do cargo quase sempre é esquecido. Porém é essa palavra que define a tarefa do coordenador: fazer com que os professores se aprimorem na prática de sala de aula para que os alunos aprendam sempre. Para isso, ele só tem um caminho: realizar a formação continuada dos docentes da escola.

Confira a reportagem completa na Revista Nova Escola,
clique aqui.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

SEDIS e SEDUC realizam capacitação sobre o Bolsa Família

Por Anna Monteiro/SEDIS

A Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS), em parceria com a Secretaria de Educação (SEDUC) realizaram nesta sexta-feira (03) uma capacitação para gestores de escolas municipais sobre o programa Bolsa Família. O encontro aconteceu no auditório da SEDUC e teve como objetivo orientar os gestores quanto ao preenchimento correto da frequência escolar, que é uma das condicionalidades para o recebimento do auxílio financeiro prestado pelo governo Federal às famílias em vulnerabilidade social.

Segundo o titular da SEDUC, Plínio Amorim, a capacitação vem reforçar uma prerrogativa da própria secretaria. “O gestor, coordenador e professor possui instrumentos eficazes para formatar esse relatório sem maiores dificuldades. Trabalhamos com planilhas em sala de aula que acompanham não só a frequência como também o para casa, os livros lidos e o desempenho de cada aluno. A capacitação neste caso é pertinente, pois tira as dúvidas da equipe e esclarece detalhes do programa. Os gestores serão multiplicadores e repassarão os conhecimentos para os professores da rede”, concluiu Amorim.

A gestora Iraneide Lopes declarou que é de grande importância os esclarecimentos sobre o programa. “Nós sabíamos o básico. Por falta de informações mais precisas às vezes poderíamos cometer erros. Agora nossas dúvidas foram sanadas, então creio que não teremos mais dificuldades. Esse é um trabalho muito importante. O Bolsa Família é um programa social de grande relevância, e em Juazeiro mais de 19 mil famílias são atendidas, então temos que estar atentos para garantir esse direito aos beneficiários”.

“O percentual da frequência escolar tem que ser informado corretamente para que isso não comprometa o recebimento do benefício. Por isso todos nós precisamos trabalhar em conjunto, essa é uma ação coletiva. A freqüência, além de garantir o encontro do aluno com o professor garante a continuidade no programa”, destacou a secretária da SEDIS, Maria José Alves.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

SEDUC realiza 1ª Formação para Aplicadores de Avaliações Externas

Por Anna Monteiro/SEDUC

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) realizará na próxima terça-feira (07), a 1ª Formação para Aplicadores de Avaliações Externas. O evento acontecerá no auditório da secretaria, das 8h às 14h, e envolverá, nesta primeira etapa, estudantes de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Segundo a diretora de Gestão Educacional, Maéve Melo, a formação tem como objetivo treinar e capacitar avaliadores externos para aplicação de simulados e provas. “Os alunos da UNEB que participarão desta etapa receberão certificado e vinte reais por turma aplicada”, explicou.

O primeiro trabalho da equipe será a aplicação do simulado da Prova Brasil nas escolas municipais no dia 10 de julho. “A Prova Brasil será aplicada nacionalmente apenas em outubro, mas nós iremos fazer este simulado para avaliar o desempenho dos alunos, e suas reações diante do mesmo”, acrescentou Maéve.

“Nosso corpo docente não pode aplicar avaliações como a Prova Brasil, por orientação do MEC – o professor permanece na sala de aula, mas não aplica a prova, então firmamos mais uma parceria com a UNEB e os alunos de pedagogia irão nos auxiliar neste momento”, destacou a diretora de Gestão sobre o trabalho.

Fonte: www.juazeiro.ba.gov.br